terça-feira, 24 de abril de 2012

Uma semana complicada


 


Afinal a picada de insecto não era picada de insecto! Era púrpura de Henoch Schönlein!


Faz hoje uma semana que voltei ao hospital com a minha filha. Do carro ao hospital, tivemos que a levar ao colo. E depois de lá estarmos, teve que ser transportada numa cadeira de rodas, porque já não conseguia andar.


Assim que a médica a viu, disse logo do que se tratava e, embora essa ideia me tivesse passado repentinamente pela mente na noite anterior, foi com choque que ouvi aquela expressão "vai ficar internada".


E agora? O que é que eu faço? Nunca tinha ouvido falar de tal doença que, ao que parece, é mais comum do que se pensa. Não tinha levado nada, não estava minimamente preparada para essa situação.


Em poucos minutos, estava a minha filha deitada na cama, a enfermeira a dar-me o livro com o regulamento do hospital, eu a fazer uma lista de objectos, roupa e tudo o que iria precisar para passarmos alguns dias no hospital, telefonemas para a família, enfim...


Felizmente tanto a médica que a seguiu, como as enfermeiras e até as auxiliares foram excelentes, e ajudaram a que esta semana tivesse passado melhor.


Ontem, veio a tão esperada notícia - a Inês podia ir para casa! Já estava bem melhor e, como tal, não havia necessidade de permanecer no hospital.


A única coisa que lamento é não ter sido convenientemente informada sobre os cuidados pós-alta. Na verdade, quando perguntei se a minha filha podia levar uma vida normal, ir à escola, praticar desporto, comer de tudo, a médica disse que sim.


Mas, afinal, ainda não pode fazer nada disso. Tem que estar em casa, em repouso, até à consulta da próxima semana, como se estivesse no hospital.


Bastou vestir a roupa para sair do hospital e andar um bocadinho, para novas lesões lhe surgirem nos pés e ao longo das pernas. Hoje, apareceram também nos pulsos, mãos e cotovelos. E queixa-se com dores de barriga.


O pesadelo está longe de terminar...


  

7 comentários:

  1. Vais ver que em breve tudo vai voltar a normalidade e tudo vai correr bem e não te esqueças que estarei sempre aqui para te apoiar! ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora bolas! Ando tão afastada do computador que ainda não tinha visto este post. As melhoras da tua princesa! Vai correr tudo bem! É preciso é calma! Um grande beijinho...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Dulce!
    A doença está a evoluir bem e, felizmente, não lhe afectou os rins. De qualquer forma, ainda tem que estar em casa mais uma ou duas semanas, o que nesta altura do ano lectivo começa a ser complicado. Vamos lá ver como se consegue resolver essa parte com a professora.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa de incomodar. O meu filho está com a Purpura e estou a tentar averiguar se depois de diagnosticada a doença se ele tem de permanecer 8 semanas em casa como me disseram!! Vou na 4ª semana em casa.. (passaram-lhe todos os sintomas entretanto) e estou quase louca..

    ResponderEliminar
  5. Olá Margarida!
    A minha filha esteve internada uma semana, e passou mais um mês em casa. Foi em tempo de aulas, pelo que tive que ficar em casa com ela, e fazer de professora. E foi um tempo complicado, porque eles quase não se podem mexer.
    Regressou às aulas ao fim de um mês, mas com recomendações para não não andar muito, não correr, não fazer esforços.
    Tem que ser a médica a dar "alta" para uma vida mais próxima do normal. Durante cerca de dois anos, teve que ter consultas periódicas de vigilância.
    Em princípio já passou a fase pior ao seu filho, e não deverá ter que ficar muito mais tempo em casa.
    Mas não se iluda com o desaparecimento dos sintomas. À minha filha, volta e meia tornavam a aparecer as pintinhas no corpo, embora fosse apenas uma questão estética, sem qualquer outro problema.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado.
    Cada um diz uma coisa diferente e é complicado para eles (crianças) e para nós (adultos) estar tanto tempo fechados em casa.. Quando olho para ele e ele pula, ri, grita.. faz macacadas como se nada tivesse. Por aqui já tivemos a 2ª crise de manchas .. mas também já passou..
    Enfim!

    Cada vez gosto menos de médicos.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. É mesmo!
    As melhoras do seu filho, e que corra tudo bem.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!