quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Comprei um saco de plástico! E agora?!

blog 004.jpg


blog 005.jpg


blog 006.jpg


Por acaso até foi mais que um!


E daí? Isso faz de mim uma inimiga do ambiente? Ou uma cúmplice do governo?


Não me parece. 


Fui às compras, e não levei sacos de casa. Por isso, pedi 2 num hipermercado, e 1 noutro. Paguei 18 cêntimos pelos 3. Não fiquei mais pobre por isso e deram imenso jeito. Além disso, são muito mais resistentes que os antigos e, estes sim, até dá pena utlizar para outra finalidade que não seja para compras. 


Por isso, admito que possa vir a, num futuro próximo, levá-los comigo para esse fim. Como já algumas pessoas faziam, antes de as taxas entrarem em vigor, e como ainda mais pessoas fazem, desde que os sacos começaram a ser pagos.


De facto, admiro essas pessoas. É tudo uma questão de hábito e de mentalidade. Eu confesso que ainda não estou muito habituada! Mas reconheço que é uma atitude sensata.


No entanto, com a entrada em vigor das taxas sobre os sacos de plástico, vejo também certas atitudes ridículas.  E não há necessidade de as pessoas cairem no exagero. Se antes, aproveitavam o facto de serem gratuitos para levar sacos a mais, que não precisavam, agora vêem-se pessoas a levar as compras na mão, só para não comprarem um saco!


E não estou a falar de duas ou três coisas. Vi uma cliente sair de um hipermercado com uma torre de compras desde a cintura até à cabeça, a praticar equilibrismo. Em nome de quê? Do ambiente?! De certeza que não!


Cada um sabe de si e faz o que bem entende, e ninguém tem nada a ver com isso. Mas não compreendo como é que as pessoas conseguem ir de um extremo ao outro, por causa de meia dúzia de cêntimos!


 


 


 


 

8 comentários:

  1. LOL. Eu até agora ainda não me estreei nos novos sacos, nem sei como. Distraida como sou admira-me andar tão certinha a levar os meus sacos de pano. Só me vou preocupar com isso quando acabarem os sacos para por o lixo e fazer a reciclagem que eram sempre esses de supermercado.

    ResponderEliminar
  2. Garanto-te que não é em nome de ambiente nenhum. Por que achas que aumentaram a gramagem dos sacos?? É que esses sacos não pagam imposto verde e passam a ser um produto, como outro qualquer, vendido nos supermercados e o único imposto que pagam é o normal IVA. Por isso, o imposto verde é uma valente treta...

    ResponderEliminar
  3. Eu comprei 2 sacos, daqueles "amigos do ambiente" e que custaram 50 cêntimos cada. Acontece que sempre que vou às compras o raio dos sacos ficam em casa. Certo que já os coloquei algumas vezes no carro, mas entrei na loja sem eles e tive de comparar uma data deles.
    Acho que um dia vou habituar-me e não me esqueço deles.
    Bom resto de semana

    ResponderEliminar
  4. :) ao meu marido deram-lhe um no Continente, e fartou-se de dizer que não ia dar dinheiro nenhum ao estado a comprar sacos de plástico, que ia levar de casa e agora até tinha um oferecido. Hoje foi às compras, e comprou sacos!

    ResponderEliminar
  5. Até agora, só comprei um saco por 10 cêntimos, e foi numa loja chinesa! Na altura, como vi lá que os sacos eram 10 cêntimos, nem liguei quando o homem me perguntou se queria grande ou pequeno. Pedi o pequeno. mas depois fiquei a pensar se o maior não seria mais barato, se teria na mesma a gramagem abrangida pela taxa ou se seria ao mesmo preço, mesmo que não abrangido.

    ResponderEliminar
  6. Eu normalmente usava-os para os cocós e afins da Tica, para transportar caixas de comida e outras coisas de um lado para o outro (entre a minha casa e da minha mãe), para o lixo, etc. Isto os que se aproveitavam porque muitos chegavam a casa já rasgados ou com buracos, e iam direitinhos para o lixo. Mas agora até parecem mal empregues!

    ResponderEliminar
  7. Agora vamos ter de te apedrejar em praça pública, lamento :D Hahaha. Excelente post.

    ResponderEliminar
  8. Ai que ainda tenho que ir de fim de semana mais cedo, antes que me apanhem!

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!