quarta-feira, 18 de março de 2015

Mais consideração pelos alunos

Resultado de imagem para atrasos


e já agora pelos pais, também.


Eu sei que devemos ser tolerantes de parte a parte e que, se gosto que me desculpem por me ter atrasado, também devo perdoar quem se atrasa.


Mas, uma coisa, é isso acontecer esporadicamente. Outra, é ser constante.


E é o que tem acontecido, nas aulas com o director de turma, principalmente à quarta-feira, que é o dia em que os alunos só têm cerca  de uma hora para almoço.


Nem todos os alunos almoçam na escola e têm tempo de sobra até à próxima aula. Há alunos que, tal como a minha filha, vão almoçar a casa.


Há pais que saem dos seus trabalhos para ir buscar os filhos, têm que ir a casa preparar o almoço, levar os filhos de volta à escola e seguir novamente para o trabalho.


Há alunos que nem sempre têm um carro à espera deles para os levar a casa, e têm que ir a pé.


Por isso mesmo, torna-se complicado quando os alunos saem cerca de 10 ou 15 minutos depois da hora, enquanto os pais esperam, e desesperam, à porta da escola. Dessa hora que tinham, sobram 45 minutos. Descontando 30 minutos de caminho (ida e volta), sobram apenas 15 minutos para almoçar, lavar os dentes e mudar os livros da manhã para os da tarde.


Muitas vezes, almoçamos a correr, só para que os nossos filhos não cheguem atrasados à aula seguinte. Porque, apesar de os alunos não terem culpa de sair mais tarde, não sei se isso serviria de desculpa ao professor, para justificar o atraso constante à sua aula.  


Esta é uma situação que já tinha acontecido no início do primeiro período, depois melhorou, mas agora tem vindo a acontecer regularmente. 


Já sabemos que os alunos nem sempre colaboram, e que os professores se vêem, muitas vezes, obrigados a interromper as aulas, por conta de repreensões, conversas ou distrações. Também sabemos que, à falta de melhor oportunidade, os professores têm que tratar de certas burocracias e transmitir informações adicionais, nem sempre ligadas à disciplina, que fazem perder tempo de aula.


Mas, por favor, tenham um bocadinho mais de consideração pelos alunos, e pelos pais que já andam demasiado acelerados, para ainda terem que correr mais.


 


Actualização: depois do atraso de 30 minutos de hoje, já seguiu um email para o director de turma. Não se admite.


 


 

2 comentários:

  1. Nunca tive esse problema, pois sempre vivemos relativamente perto da escola, embora numa determinada altura pagava para a irem buscar e darem-lhe o almoço. Quando passou para o ciclo passou a comer na escola e depois vinha para casa a pé.
    Felizmente que isto era possível , pois na altura eu não tinha carta de condução e o pai, nem que pudesse a iria buscar.
    Eram outros tempos, embora não tenha sido assim há tantos anos.
    Beijinho Marta

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho quase a certeza que o director nem sequer pode fazer tal coisa.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!