"Há portugueses sem dinheiro para medicamentos, mas podia ser muitíssimo pior.", afirma o ministro da saúde, Paulo Macedo!
Há quem não se canse de nos dizer que devemos valorizar as coisas boas da vida, que devemos tentar ver sempre o lado positivo das coisas.
Assim, as pessoas mais dadas ao positivismo, passaram a adoptar aquela já conhecida expressão "podia ser pior"! O pior, é que quando não somos assim tão positivos, alguém o é por nós!
Ah e tal, o meu ordenado mal chega para pagar as contas. Calma. Podia ser pior! Podias não ter trabalho.
Ah e tal, tive um acidente e fiquei sem carro. Menos mal. Podia ser pior! Antes sem carro que sem vida.
Ah e tal, ando aflita das costas. Não te queixes. Podia ser pior! Podias ter partido um perna.
E por aí fora!
Ora, isso já todos nós já sabemos - que determinadas situações poderiam ser (ou ter sido) piores. Mas por que raio havemos de nos conformar e ficar felizes com coisas que, não sendo absolutamente terríveis, também não são boas?
Uma coisa é rirmo-nos de nós próprios e fazermos humor com as nossas desgraças (muitas vezes para disfarçar o desespero ou a tristeza). Outra, é virem meia dúzia de gatos pingados fazê-lo por nós, a querer tapar o sol com a peneira, a querer minimizar, a tentar dizer-nos que somos pessoas pobres e mal agradecidas!
Por isso, a este ministro da saúde, e a todos aqueles que vierem com essa expressão, só me apetece responder: "Sim, podia ser muitíssimo pior! Mas também podia ser muitíssimo melhor!"
Realmente tens razão, podia ser melhor, mas a culpa por mais que a queiramos por em alguém não morre solteira. Pois o mal de tudo é que os problemas já vem de trás e ainda assim as promessas de resolução caem no esquecimento, mas enfim. Vamos uma vez mais enfrentar os problemas e aguardar que um santo caia do altar ou coisa parecida, para ver se um dia tenhamos um país melhor, ou ao nosso gosto
ResponderEliminarEu já nem falo só desses senhores que governam o nosso país, mas mesmo dos nossos conhecidos, vizinhos, amigos, família ou outras pessoas, que têm a mania de relativizar tudo o que acontece aos outros.
ResponderEliminarSim amiga, sei bem como é, mas sempre temos a velha solução, quando as opiniões não agradam, simplesmente ignoramos, que é melhor
ResponderEliminarBem analisado!
ResponderEliminarConclusões acertadas. Podia, de facto, ser muitíssimo melhor!