quinta-feira, 12 de março de 2015

Se não é gripe, é o quê?

Resultado de imagem para gripe


Um novo estudo, levado a cabo por uma equipa de investigadores do Imperial College de Londres, conclui que um adulto só tem gripe, em média, duas vezes por década.


De acordo com este estudo, posso ainda vir a ter mais uma gripe nesta década! Ou não. Na década anterior só me lembro de uma, a única em que, pela primeira vez desde que me lembro, tive febre.


Mas então, se todas as outras vezes não foi gripe o que me atingiu, foi o quê?


A descoberta sugere que a maior parte dos casos de tosse e constipações, que atinge milhões de pessoas e as deixa sem poder trabalhar, se deve outros problemas. Só não explica exactamente quais. Talvez outros vírus que provoquem sintomas semelhantes.


Assim sendo, deve-se considerar gripe se e apenas quando é provocada pelo vírus influenza? Ou também se pode apelidar de gripe as doenças provocadas por outros vírus?


Curioso também neste estudo é que, se nas crianças a gripe pode ocorrer todos os anos, com a passar do tempo e à medida que crescemos, a doença torna-se menos comum. Ou seja, quanto mais velhos ficamos, menos propensos a ter gripe.


O que me leva a perguntar porque é que, todos os anos, se recomenda a vacina da gripe, principalmente para pessoas a partir dos 65 anos, se é assim tão raro contrairem gripe? 


A não ser que esta vacina seja eficaz, não só contra a verdadeira gripe, mas também contra todas as suas outras variações. 


De qualquer forma, e até estudos mais específicos e concretos, para mim vão continuar a existir as duas opções de sempre - constipação ou gripe! 


 

8 comentários:

  1. Bom, já estou como aquelas pessoas de idade, "a culpa é do homem, pois desde que foi há lua, mexeu naquilo".

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar do novo visual. E estou a ver que és ruiva como eu .

    Quanto à vacina da gripe tenho duas palavras "farmacêuticas" e "dinheiro". Já todos sabemos que eles nunca conseguem prever o tipo de virus influenza que vai aparecer.
    E eu realmente só me lembro de ter tido gripe o ano passado. De resto têm mesmo sido só constipações.

    ResponderEliminar
  3. Esse estudo está muito lacónico em explicações!! Será que se pode considerar um estudo???

    ResponderEliminar
  4. Se calhar, pode. Até nós podemos fazer um estudo de alguma coisa! Agora se um estudo pouco explícito, se pode considerar um estudo credível, isso já tenho dúvidas.

    ResponderEliminar
  5. Ruiva falsificada :) Ainda bem que estão a gostar do visual. Eu ainda me estou a habituar!
    Quanto às vacinas, ninguém da família a levou até hoje. E como a tendência, de acordo com o estudo, é para melhorar, passaremos bem sem ela!

    ResponderEliminar
  6. É o que eu digo. És tão ruiva como eu...falsificada também

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!