quarta-feira, 24 de junho de 2015

Pintar os troncos das árvores com cal


 


Ontem perguntei aqui qual o motivo para pintarem os troncos das árvores. 


A autora do blog 5minutosnaparagem deu-me a explicação que ela mesma um dia recebeu de um senhor a quem fez a mesma pergunta.


Fui investigar e, de facto, pintar o tronco das árvores de frutos com uma mistura de cal e água é uma técnica usada para proteger a casca dos danos do sol, bem como para prevenir infestações de pragas. Como? A pintura com cal reflete o calor do sol, criando uma superfície quente que os insetos não atravessarão. 


Este é um costume muito antigo, e utilizado também em alguns jardins, deixando as árvores com uma espécie de “saia” branca.


No entanto, existem motivos para acreditar que este procedimento resulta apenas de falta de conhecimento e crenças culturais, sendo na verdade, inútil e prejudicial às árvores. Isto porque algumas espécies de árvores, além de respirarem pelas folhas, utilizam os troncos para trocas gasosas que ajudam ao seu funcionamento, através de estruturas que, quando pintadas, são fechadas.


Em termos estéticos, pintar apaga a beleza natural das árvores, tornando os locais, onde as mesmas se encontram, artificiais e feios paisagisticamente.


Além disso, não nos esqueçamos de que a árvore é um ser vivo. Não é um móvel de madeira, nem um poste, para ser pintado conforme o Homem quer. 

10 comentários:

  1. Realmente isso nãoparece nada saudável. É isso e uma árvore já antiga que está em Lisboa perto de um discoteca e está constantemente iluminada durante a noite como se fosse umonumento. Tenho a sensação que estão a torturar a árvore.

    ResponderEliminar
  2. vc é ótimakkkkkkkkkkkkkk

    ResponderEliminar
  3. parecem disparates:

    -parede quente?

    -e se pintar de preto? fica parede fria?

    -qual a proporção entre a respiração foliar e a respiração troncal?

    ResponderEliminar
  4. Cara Marta,
    de facto caiar o tronco das arvores sobretudo as frutíferas é uma técnica ancestral que faz cada vez mais sentido.
    Algumas pragas, como a cochonilha fazem uma "parceria" com as formigas, as primeiras produzem uma espécie de melaço muito apreciado pelas segundas que em troca se encarregam de transportar o ovos das primeiras para os seus ninhos protegendo-os do frio do inverno, com o inicio dos primeiros sinais de calor ainda antes do inicio da primavera, as formigas voltam a transportar os ovos daquelas para os ramos e folhas superiores das arvores para que aí eclodam, dando inicio a mais uma fonte de melaço.
    Dado que a cal e as formigas não ligam e estas preferem não atravessar aquela zona por um período atá 15 dias após a aplicação irão colocar os ovos noutro local, protegendo desse modo a nossa colheita sem necessidade de aplicação de inseticidas sintetizados prejudiciais à nossa saúde.

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta!
    Não tem problema nenhum, pode usar esta técnica SEM moderação, porque a cal ou argila é permeável às trocas gasosas.
    Agora a receita é que não é apenas água e cal..

    UM BOCADINHO DE HISTÓRIA....
    Aplicar um unguento nas árvores é algo que já se fazia no século XVI, tal como podemos ver num manual de 1543. Nessa época, havia o costume de pincelar o tronco das árvores com uma mistura argilosa chamada “Unguento de Saint-Fiacre”. Na sua origem, esta técnica ajudava a cicatrizar as feridas de corte. Hoje em dia, serve especialmente a lutar contra os inimigos do pomar, começando pelos fungos que causam estragos aos frutos e aos ramos, tal como pelos insectos nocivos aos frutos.

    CAL ou ARGILA ?
    A receita tradicional pede um leite de cal, isto é, cal-viva à qual foi adicionada água. Esta operação comporta os seus perigos e não era fácil de encontrar cal-viva. Além disso, aperceberam-se que uma mistura argilosa também era eficaz. Bastava adicionar água à argila para obter uma boa mistura (esta mistura não é branca , mas da cor da argila).
    A terra argilosa do jardim pode ser usada desde que não tenha pedras. A argila branca ou verde, vendida nas lojas, é perfeitamente adaptada. A consistência deve ser bastante liquida mas não demasiado; como uma tinta relativamente espessa ou como a massa dos crepes. Poderá adicionar alguns componentes a esta mistura para aumentar a eficácia.

    UMA MISTURA MELHORADA !!!!
    Depois de ter a mistura de argila poderá adicionar alguns componentes que irão aumentar a sua aderência à casca:
    - leite: torna a solução mais espessa e cola melhor.
    - claras : a mistura cola melhor ao tronco depois de seca.
    - cinza: sem resíduos (pedaços de carvão), melhora o potássio e outros componentes desinfectantes que reforçam o efeito da mistura.

    PARA AUMENTAR A EFICÁCIA E PROTECÇÃO.
    Poderá adicionar extractos vegetais que aumentam o efeito insecticida, tal como o adubo de urtigas novas (eu uso extracto de urtiga (excelente), o adubo de cavalinha, extracto de erva-de-São Marcos ou absinto, etc.
    Também poderá adicionar calda bordalesa, como faziam aos jardineiros mais antigos (eu também junto calda bordalesa à pasta). Ela aumenta a acção da mistura contra os diferentes fungos de inverno e que são responsáveis por muitas doenças.
    A principal causa de morte de uma árvore é a infecção do tronco por fungos (cancro) e
    nunca vi uma árvore pintada morrer de cancro .....
    Pode até aparecer nos ramos ou no tronco não pintado, mas na parte pintada nunca !!!
    Quando aparece, a parte onde aparece tem de ser cortada e queimada, mas desde que o tronco principal esteja são, a árvore recupera. (para mim é a principal função)

    QUANDO E COMO APLICAR
    Aplique esta camada com pincel, encharcando bem as rugosidades da casca. Aplique até à base dos ramos estruturais, isto é, os ramos principais da árvore. A solução pode ser aplicada tanto nas árvores jovens como nas árvores mais velhas, mas é mais útil depois das árvores começarem a produzir frutos, alguns anos depois de terem sido plantadas (nos primeiros anos o tronco cresce e alarga muito e a técnica é inútil (ou pelo menos pouco útil)).
    O melhor momento para agir é na altura em que o tempo está seco (final do verão princípio / meio do Outono (Hemisfério Norte), mesmo que gele durante a noite. A solução poderá assim secar e poderá dar uma segunda passagem se a primeira não estiver estalada.
    São 150 anos de experiência ... milhares de árvores tratadas , e benefícios repetidamente comprovados...
    Para proteger o tronco , contra golpes de máquinas agrícolas (tractores e roçadeiras) para poder limpar junto ao tronco sem perigo de o atingir, ainda uso o tubo de PVC preto (cortado longitudinalmente), ou quando a o tronco é demasiado largo, corto um pneu de carro em 4, e junto duas partes ( [o] ) ( [ ]< pneu ) ( o <-tronco ) , presas com folha de fiteira (para alargar se o tronco crescer ) que faz uma protecção mecânica muito eficaz. <b

    ResponderEliminar
  6. Eu sabia que havia qualquer coisa que estava a faltar....
    É a nicotina ... à calda de cal adiciona-se nicotina (pode ser obtida dos filtros dos cigarros) ou da planta do tabaco.
    É um insecticida super potente e evita a passagem dos insectos pelo tronco.
    As lagartas da pressionaria (uma borboleta) descem o tronco para se alimentarem, quando chegam à parte pintada não conseguem passar e morrem de fome.
    As formigas não conseguem subir e tratar dos pulgões e a infecção se existir não se alastra...

    ResponderEliminar
  7. As borras do cafe tambem se pode jumtar ha cal?

    ResponderEliminar
  8. Não sei se se pode juntar mas, segundo li, as borras de café podem funcionar como adubo, fertilizante e repelente de pragas.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!