Sabem aquela sensação que muitas vezes experimentamos, depois do entusiasmo inicial, quando voltamos a pousar os pés na Terra? É assim que eu me sinto!
Mas, vamos lá começar do início, senão ainda começam a pensar, tal como o meu pai teve a gentileza de me perguntar, que eu não estou bem psicologicamente!
Tudo começou no dia da Corrida da Criança. Andávamos à procura da tenda das pinturas faciais e encontrámos, por mero acaso, uma tenda de uma agência de modelos. Pensei que a ideia era maquilhar as crianças ali mesmo e simular uma sessão fotográfica, só para se divertirem, mas não. Além de uma fotografia, o que faziam era ficar com os contactos de quem estivesse interessado, para depois chamarem para um casting na agência.
Eu ainda disse "ah, não vale a pena", mas o meu marido incentivou e a minha filha também quis, por isso, vamos lá. Foi, então, chamada para o casting, em Lisboa.
A agência é a Space Milan Models. Não conhecia, nunca tinha ouvido falar, mas fui ver o site oficial e a página do facebook, e pareceu-me credível. Tanto pelos trabalhos que lá apresentam, como pelos agenciados e formadores conhecidos (Cláudio Ramos, Pedro Crispim, FF, Raquel Prates e muitos outros), e pelos parceiros que têm.
Consegui combinar o casting para um dia em que o meu marido podia ir connosco e lá fomos. Para a Inês, seria uma experiência, e ficasse por ali, tudo bem. Não ia com expectativas, mas já tinha ouvido dizer que algumas pessoas foram chamadas para lhes apresentarem formações caríssimas.
O meu pai, logo aí, alertou-me para o facto de irmos expôr a Inês, de irmos dar os dados dela a pessoas que não conhecemos de lado nenhum, que podia ser tudo um esquema. Eu também tenho algum receio mas, como disse, não é assim uma empresa tão desconhecida e pareceu-me que é profissional.
No dia do casting, a directora de casting, Celina Machado, pareceu-me uma senhora excepcional, até mesmo na forma como conversou com a Inês e a pôs à vontade, à forma como nos explicou tudo, como lhe explicou como as coisas funcionavam. Como não ignorou os pontos mais fracos mas elogiou aquilo que ela tinha de melhor, e como se poderia contornar ou solucionar o restante.
Ninguém fez promessas. A minha filha passou no casting e ficou agenciada. Mas isso acontece, provavelmente, a quase todas as crianças. E lá veio, então, a proposta de formação, pela quantia de 700 euros, que ficou imediatamente de parte.
A outra proposta era fazer um book, que consiste em duas sessões - uma teórica e a sessão fotográfica propriamente dita - por 200 euros, e que já é algo que se poderá mostrar a possíveis clientes, que poderão ser de várias áreas, desde catálogos de roupa, publicidade, televisão, teatro, etc.
Naquele momento, tendo em conta o feedback positivo em relação ao potencial da minha filha, achei que valia a pena o esforço, e paguei então o book.
No entanto, mal saí porta fora, fiquei com aquela sensação "já me enrolaram em grande estilo!". Sim, não houve promessas. Mas até que ponto, aquilo que foi dito à minha filha, não o é também às outras crianças e pais, só para que nos sintamos tentados a investir?
Quantos daqueles pais que lá estavam naquele dia pagaram por alguma destas propostas? Tenho quase a certeza que, para muitos, tudo ficou por ali. Mas poderá ter havido quem, como eu, tenha investido na formação ou no book.
Mas, enfim, nem tudo é mau. Mesmo que o book não venha a servir para nada, vai ser uma recordação para a Inês, ter ali umas fotografias suas tiradas por profissionais. Isto, porque quero acreditar que, de facto, é uma agência séria e credível.
Acontece que, por azar, nos dois dias que temos que lá voltar, o meu marido está a trabalhar e não tem forma alguma de ir connosco, o que significa ter que ir eu com a minha filha sozinhas para Lisboa, e não me agrada nada.
E não ajuda o meu pai estar a converter-me numa mãe irresponsável que não se encontra no seu perfeito juízo, ao ponto de me perguntar se eu me sinto psicologicamente bem para concordar com esse absurdo! Ir com uma criança de 11 anos para Lisboa, para lhe tirarem fotografias, com tudo o que se houve sobre redes de pedofilia e tráfico de crianças.
Obrigadinha! Eu sei de tudo isso. Mas quero acreditar que não é esse o caso. E quem me dera que fosse tudo feito aqui em Mafra mas, infelizmente, estas agências estão todas nas cidades. E até queria que ele fosse acompanhar-nos, mas nem cheguei a pedir porque em conversa com a neta ele disse logo que não ia.
Também sei que ela só tem 11 anos, mas vemos crianças ainda mais novas nas revistas e na televisão. E sei que ela tem que estudar, mas se (e isto é mesmo o se, porque ninguém disse que ia ser chamada para fazer alguma coisa) ela eventualmente for chamada para algum trabalho, sou eu que decido se ela fará ou não. E se ganhar algum dinheirito, pode juntar às poupanças dela, ou para alguma coisa que ela venha a precisar.
Por isso, estou aqui sem saber se devo dar ouvidos a quem me incentiva a ir, ou a quem considera tudo isto um risco desnecessário. Como se não bastassem já os meus receios e dúvidas.
Alguém por aí conhece a agência ou sabe minimamente como estas coisas funcionam, que me ajude a dissipar todas estas incertezas que pairam por aqui?
Ou deve ser urgentemente decretado o meu internamento compulsivo?
Já pagaste? Se não, não vás.
ResponderEliminarNão acho que seja uma rede de malfeitores (apesar de não conhecer a agências, tendo em conta que os pais vão com os miúdos...) , mas que são uns ladrões, são. Eu não lhes daria esse dinheiro. De certo consegues um book num outro fotógrafo por metade do preço.
Se a intenção não é seguir uma carreira nessa área, para quê? ... e claro que dizem o mesmo a todos. Eles precisam de quem lhes pague esses serviços.
Pelo que conheço desse mundo (não é muito, mas também não é zero), quem tem realmente futuro nessas áreas não paga para lá entrar, pelo contrário, é pago para isso.
Estás cheia de dúvidas, é normal, eu já ouvi falar muito disto de Agências de modelos, pelo aquele meu amigo que te falei, o Vidal Bizarro, é necessário um investimento, não só nesta agência, como em qualquer outra, a mim esta também me parece bastante credível. Pode não dar em nada, mas pode dar em tudo. Se a minha Mãe tivesse a possibilidade de fazer algo por mim quando era mais novo deste estilo, ficaria-lhe grato para a vida e jamais esqueceria isso, assim como a Inês jamais vai esquecer. Tu fizeste algo muito positivo e não te podes deixar afectar por influências negativas, pois tu não és de baixar os braços, és de ir em frente, e já fizeste o mais difícil, que foi fazer o sacrifício de pagar os 200 euros. Força Marta, estou e estarei sempre contigo!
ResponderEliminarJá paguei! Logo na altura.
ResponderEliminarPelo que andei a pesquisar é verdade que se fazem books por preços mais baixos, mas um book feito com qualidade por profissionais fica à volta destes valores.
O meu receio, e que o meu pai fez questão de aumentar, é que a agência não fosse agência nenhuma mas apenas uma fachada para algo ilícito. Mas não foi o que me pareceu e até já li que é uma das melhores do país.
Se é para ela fazer carreira ou não? Nunca pensámos nisso a sério, não é algo que ela esteja desesperada para fazer mas, se tiver essa oportunidade, se ela gostar e gostarem dela, porque não?
Mas lá está, se acontecer, é bom. Senão, também não vai ficar a chorar por causa disso.
Obrigada pelo comentário!
Não tens que te desculpar :)
ResponderEliminarÉ bom ouvir outras opiniões!
Sim, nem toda a gente tem perfil para modelo ou actor, e se fosse esse o caso, gostava que me dissessem, mesmo que depois sugerissem na mesma a formação, ou o book.
Pelo que já li, esta agência é das melhores do país. E isso deixa-me descansada. Ser modelo ou actriz não é algo que a minha filha esteja desesperada por fazer, mas se puder ter essa oportunidade, que seja com uma agência profissional, e não com uma qualquer sem credibilidade.
Quanto a isso, não há problema. Como foi algo que surgiu por acaso, embora fique contente se der certo, também não ficará triste se não for chamada.
ResponderEliminarPois, a questão é se investi numa agência credível ou numa fantochada, mas não me parece o caso. No entanto, a dúvida está sempre presente quando é algo que não conhecemos minimamente.
ResponderEliminarNão me preocupa se não der em nada, o que me preocupa é se houve sinceridade, ou se é algo banalizado que dizem a todos os pais para incentivar a investir, afinal, é mais fácil abrir mão de tanto dinheiro se ouvirmos que o nosso filho tem futuro (ainda que seja mentira), do que se nos disserem que infelizmente, o nosso filho não possui as características necessárias.
Tudo pode acontecer (de bom, claro).
ResponderEliminarAquilo que o teu pai te disse, neste caso com as pessoas que indicaste a dar a cara não me parece.
Mas a mim essa agências cheiram-me mais a conto do vigário. Há uma pessoa com boa conversa psicológica a fazer a conversa inicial e tá feito.
Mas agora, já que pagaste deves fazer o book. O preço é o normal para um trabalho desse tipo. Já ando há alguns anos a ver preços para fazer um para mim mas só para recordação.
Outra coisa a ponderar é se psicológicamente, se isso hipotéticamente fosse para a frente, a Inês está preparada. Muitos miúdos mais tarde não conseguem lidar com esse tipo de pressão.
O que me foi dito foi que, a acontecer, apresentam sempre aos pais a proposta e os pais dizem se estão interessados ou não. Não faço ideia se as crianças, e neste caso a Inês, estará preparada mas estando a agência vocacionada para trabalhos com crianças/ jovens, penso que saberão lidar da forma certa com eles. Por acaso na formação que falaram também tinham um módulo de psicologia. Mas também, se visse que ela não estava preparada, parava por ali.
ResponderEliminarDe qualquer forma, isso é apenas uma mera hipótese.
Mas da maneira como o meu pai falou comigo parecia que eu estava a cometer um crime, a levar a minha filha para uma rede mafiosa! E de tanto que se ouve, uma pessoa acaba por ficar com algum receio "e se a agência não é mesmo uma agência".
Não me parece o caso desta, mas quando não conhecemos, ficamos sempre de pé atrás, até porque nem tudo o que vem na net pode ser verdade.
go had!
ResponderEliminarOlá, também fui com a minha filha a um casting nessa Agência, mas só me falaram na formação. Não me deram a alternativa do book. Por acaso, a sua filha já o foi fazer? Assinou algum contrato de agenciamento? Como lhe disseram que pagavam pelos trabalhos? O que achou? Obrigada. Guida
ResponderEliminarNo dia em que fui com ela fazer o casting, falaram-me da formação e do book. Foi ontem a uma aula teórica e vai no próximo fim de semana fazer a sessão fotográfica.
ResponderEliminarO que me disseram é que ao fazer o casting, fica automaticamente agenciada mas deram a entender que, com o book ou com a formação, seria melhor.
Quanto aos trabalhos, o que me disseram é que, caso surgisse algo, contactavam com os pais para explicar o que era e os montantes, para ver se estamos interessados ou não.
Também explicaram que não existe exclusividade, ou seja, os nossos filhos podem fazer trabalhos por conta própria ou para outras agências.
O que me disseram é que esta é uma das melhores agências do país.
Mas é claro que não tenho muitas expectactivas, é mais pela experiência, e se surgir alguma coisa, melhor. Se não aparecer, paciência.
Pelo que percebi, praticamente todas as crianças que lá vão são aceites mas, provavelmente, nem metade delas será chamada.
As que têm pinta, perfil, uma carinha laroca ou algo do género, têm mais hipóteses. As restantes, vão depender da sorte, de algum cliente engraçar com elas ou serem precisamente aquilo que o cliente procura.
De qualquer forma, muitas vezes algumas crianças são selecionadas primeiro para um casting, e não logo para o trabalho.
Olá! Obrigada pelos seus esclarecimentos. Também me pareceu uma boa Agência, até pela localização e pelos nomes conhecidos das pessoas que lá colaboram. Na página do FB parece que conseguem obter alguns trabalhos para os agenciados... No entanto, acho que o investimento inicial (que entendi como obrigatório) é muito elevado e que provavelmente nunca o vou recuperar, quanto mais ganhar algum... Boa sorte para a sua filha!
ResponderEliminarMas a sua filha está a fazer a formação?
ResponderEliminarEu achei que seria uma grande mais valia a formação - iria preparar muito mais e as hipóteses seriam, eventualmente, maiores. Mas não tinha mesmo condições financeiras para isso, nem disponibilidade horária.
Mas até mesmo o valor do book é um valor que está dado como investimento sem retorno. Se vier a acontecer surgir alguma coisa, disse-lhe que o cachet dela seria para repôr o investimento. Mas provavelmente, ficaria mesmo para ela!
Boa sorte para a sua filha também! E obrigada pela visita e pelos comentários.
Não, ela não está a fazer a formação. Acho o valor demasiado caro.
ResponderEliminarVou recusar o agenciamento, se for mesmo obrigatório gastar esse dinheiro na formação.
Penso que estas Agências só tinham a ganhar em confiança dos potenciais agenciados se dessem a formação e depois descontassem o valor da mesma nos trabalhos angariados até perfazer esse valor.
Ao menos, não ficávamos com a impressão de que só nos dizem que as nossas filhas têm muito potencial, porque estão a pensar nos euritos fáceis que vão ganhar de imediato!
E assim só passava no casting quem realmente os fará ganhar dinheiro no futuro. Obrigada e até uma próxima! :-)
Boa tarde,
ResponderEliminarA conversa é sempre a mesma, dizem exactamente a mesma coisa a todas as crianças, já ouvi vários relatos dessa agência, que embora seja um agência credível tem como primeiro objectivo vender a formação e o book quando não conseguem a formação. O que me incomoda é ter ouvido relatos exactamente iguais sobre as crianças, ou seja, dizem sempre que estão muito interessados na criança, que têm muito potencial, que os pequenos defeitos se corrigem, e que tiveram um comportamento fantástico mesmo quando se portam pessimamente. Claramente o discurso tem o objectivo de vender a formação por 700€ fazendo acreditar que a criança é quase perfeita e que terá grandes oportunidades de vir a ter trabalhos levando os pais a investir. O mais grave é para as crianças que criam a ilusão que realmente poderão vir a ser modelos sem ter na verdade qualquer hipótese de o ser apesar de fazerem a formação. Infelizmente trata-se sobretudo de um processo de venda, e claro uma ou outra há-de ser chamada para fazer algum trabalho.
Quando estive no casting com o meu filho (agencia space milan do Porto) a meio do casting comecei a sentir que a conversa não seria muito verdadeira, apesar de ter ficado entusiasmada ao inicio algo começou a não me soar bem, e fiquei de pé atrás, à espera de ver o que viria dali. Quando me apresentam a formação do valor de 900€ mas que estava com um desconto e seriam 700€ percebi... Após isso comecei a procurar relatos sobre a agencia e descobri que realmente dizem sempre o mesmo - pf ver o relato desta adolescente "http://omundodaines.blogs.sapo.pt/passei-no-casting-77138"- é uma cópia do que se passou com o meu filho, sem tirar nem por, mas o meu filho tem apenas 6 e o discurso, anuncio, tudo foi igual.
O que vale é que foi algo que surgiu mas não é um sonho que tenha mesmo que ser concretizado. E ela foi preparada para tudo.
ResponderEliminarJá fez a sessão fotográfica para o book há um mês mas, imagine, liguei para lá ontem e ainda estão a entregar books de Maio!
Por este andar o book será uma prenda de Natal! Mas também é só o que quero, já que o paguei.
De resto, não estou à espera de nada. A minha cunhada conhece um rapaz que fez várias formações, vários books, fartou-se de gastar dinheiro, os pais ao que parece têm posses e o rapaz até é girinho, mas nunca foi chamado para nada!
E se é verdade que vi lá algumas crianças com pinta e estilo, também é verdade que outras não tinham mesmo qualquer perfil.
Mas, lá está, se calhar muitos pais aceitam fazer pelo menos o book para lhes proporcionar pelo menos essa experiência, e ficar com uma recordação, ou então, na esperança que os seus filhos sejam escolhidos para algo mais.
Olá Marta gostaria de falar consigo será possível me enviar email...estamos a ponderar fazer o book da concha lá.
ResponderEliminarObrigada e um grande beijinho
Olá Patrícia, pode enviar-me um email para o endereço que consta no perfil do blog. Terei todo o prazer em ajudá-la a esclarecer as dúvidas que possa ter.
ResponderEliminarBjs
Boa Tarde, vim aqui parar porque pesquisei sobre opiniões sobre esta agencia, na qual estive este fim de semana com a minha filha e o discurso foi tal e qual. O que li leva-me a concordar com um comentário já escrito aqui. O negócio desta agencia é a formação e o book, daí não haver exclusividade. Acredito que a preparação que dão às crianças seja boa, para poderem candidatar-se aos trabalhos estando agenciados ou não. Pareceu-me que esta agencia não tem como ponto forte gerar trabalho, mas sim formar e produzir books. Como a minha filha não sonha com nada disto, foi rebuscada na fila de entrada de um espetáculo para deixarmos os dados para um futuro contato para marcar um casting (modus operandi da agencia como já percebemos) pus logo de parte gastar os 700 euros (preço atual da formação). Aliás, fomos por mera curiosidade, sem nenhuma expetativa. E assim ficamos esclarecidas e decididas, com menos 5 euros no bolso, pois o casting paga-se. Para quem quer ter os filhos nos catálogos, revistas e anúncios, há que apostar mesmo na formação e num bom book, mas acima de tudo devemos ouvir a vontade das crianças. É mesmo aquilo que querem? Os pais precisam estar preparados para a logística e para que os filhos faltem às aulas, pois as sessões fotográficas e as gravações de anúncios não são aos fins de semana nem quando as crianças estão disponíveis. Na escola há que estar preparado para os cometários do género "tem a mania que é boa só porque é modelo", a futilidade e muitas outras coisas que falaria aqui, mas penso que todos sabemos de um modo geral que o mundo dos modelos e manequins não é fácil e está ligado a coisas menos desejáveis para os nossos filhos. É certo que são crianças, mas é certo que a crescer neste ambiente, há que estar preparado. Por tudo isto, em que pensei depois de sair da agencia no sábado, decidi não aceitar a proposta de formação. E se um dia a minha filha assim o quiser, será ela a decidir e a responsabilizar-se por essa escolha.
ResponderEliminarCara amiga, estou completamente de acordo com os seus argumentos.
ResponderEliminarFique com a certeza de que não é só "impressão" sua. As agências para serem rentáveis têm mesmo de inventar potenciais modelos para ganhar dinheiro. Pessoalmente acho isso deplorável. Exploração infantil e abuso psicológico das crianças que vão sendo levadas a puxar pelas notas dos pais para satisfazerem a ilusão que lhes foi incutida. O processo deveria ser diferente mas infelizmente as agências põem o dinheiro à frente dos sonhos semeados nas tão jovens cabecitas das crianças. ;(
Também queria deixar aqui a minha deixa: um book fotográfico profissional por 200 euros não é caro. Sou fotógrafo profissional com 8 anos de experiência e faço álbuns todos os dias, é a minha vida em frente a um computador, quando não estou a fotografar. Claro que dizer "book" e não especificar tamanhos, tempo a fotografar, material (capa e tipo de papel fotográfico), torna-se tudo muito relativo...
Com dinheiro a mais e um bocadinho de certeza de que os nossos filhos poderiam ter futuro neste ramo, porque não? Agora com relatos tão semelhantes claro que semeiam dúvidas na nossa cabeça. Não há forma de saber se as pessoas responsáveis nos castings estão a ser honestos ou não, e isso é triste.
Obrigado e desculpem qualquer coisinha.
Cumprimentos,
Hugo.
Boa tarde, Hugo.
ResponderEliminarMuito obrigada pelo seu comentário.
De facto acabei por pagar os 200 euros do book, já para não falar do dinheiro gasto em viagens e acessórios para a sessão fotográfica.
A minha filha gostou muito da experiência.
Só tenho pena que o book tenha ficado pronto quase 4 meses depois, e tenha sido, pelo menos para mim, uma total desilusão. Em mais de 100 fotos, poucas são aquelas em que souberam captar o potencial dela, o melhor que ela podia dar. Não transmitem naturalidade, liberdade, um sorriso...
E, como é óbvio, nunca foi chamada.
Vale o facto de ela não estar muito aborrecida com isso, talvez porque não seja algo que a fascine.
E porque desde o primeiro dia a mentalizámos para o facto de isso poder vir a acontecer, e para ela aproveitar a experiência, sem se preocupar com o resto.
Boa tarde
ResponderEliminarTambém nós, há cerca de 2 semanas atrás, fomos intercetados numa praia da Costa da Caparica, por umas jovens que andavam a fazer captação de crianças para essa agência. O meu filho tem 6 anos. Disse logo que ele não se prestava muito a essas coisas, mas como a menina ficou a olhar para ele...eu perguntei-lhe se gostaria de experimentar tirar fotos e fazer anúncios para a televisão. Com a ideia de aparecer na televisão, entusiasmou-se :). Lá demos os contactos e, logo na 2ª feira seguinte, enviaram-me um sms. Marcámos o casting para o fds seguinte. Pesquisei no google e pareceu-me credível. Lá fomos e pagámos os 5 euros de que já nos tinham falado. Tudo bem...mas lançou-me a semente da dúvida. O casting correu muito bem e fiquei a conhecer o meu filho um bocadinho melhor. O rapaz até se presta àquilo! Aparentemente tem um look muito comercial, que se adapta a tudo. Foi bastante elogiado. Blá, blá, blá...tudo fantástico...não cobram mensalidade nem anuidade e não pedem exclusividade. Pronto! Começo a ouvir sinetas de alerta! Cobrar o agenciamento? É suposto ganharem uma comissão pelos trabalhos que arranjam aos agenciados. Isso é que é normal! Agora, pagar para lhes dar a possibilidade de ganharem dinheiro connosco?? Não me soou bem! Agora imaginem quando me fala do book, primeiro sem dizer o preço, eu é que perguntei. Responderam que custava 200 euros. Aí, começei a ouvir as sirenes! Não achei caro para o tipo de trabalho (conheço muitos fotógrafos) e pedi para ver um que estava em cima da mesa. Passou-mo para a mão. A capa era almofadada e tinha boa pinta. Abri-o. A menina era bonita...mas não eram fotos fantásticas. Não estava favorecida, as fotos não estavam esmeradas, não haviam adereços e, basicamente, eu fazia melhor! O book começou a parecer-me um balúrdio de caro e toda a conversa passou a soar-me a banha da cobra. Disse-lhes que ia pensar. Falei com um amigo fotógrafo de moda que confirmou todas as minhas suspeitas. Quando as pessoas têm algo que interesse as agências, são as agências que andam atrás delas e não o contrário. Óbvio! Decidi que falaria com o diretor de casting que nos recebeu e faria mais perguntas, nomeadamente quanto cobravam pelos trabalhos que arranjavam. Podia propor-lhe fazer eu o book com um fotógrafo profisional (mesmo que fosse eu a fazê-lo, ficaria melhor que o deles) mas não pagaria 200 euros pelo book deles. não me parecia bem que ganhassem dinheiro sem darem contrapartidas às pessoas. Tinham-me dado prazo até ao domingo seguinte (1 semana) para lhes comunicar a minha decisão. A partir da 3ª feira seguinte, portanto, 2 dias depois, não pararam de enviar sms. Uns, já assumindo o agenciamento e a convocar para castings, outro a perguntar se já tinha uma decisão. A esse respondi que queria falar com o Fábio. Recebi resposta assinada pelo Fábio indicando que me ligaria da parte da tarde. Isto foi há 2 dias atrás e ainda não ligou. Entretanto, enviaram-me um mail de boas vindas, como se o agenciamento estivesse confirmado e indicando que me iam contactar para marcarmos data para fazer o book! Das duas uma: ou não comunicam entre eles e há um mal entendido qualquer, ou isto parece um bocadito uma coisa chamada assédio! Vade retro! O que vale é que o miúdo é muito desligado deste tipo de coisa e já nem se lembra do assunto (nunca mais falámos deste assunto à frente dele para não o lembrar) mas não me esqueço das carinhas expectantes das meninas de 13 e 14 anos que lá estavam com os pais para fazer castings e books e a quem, provavelmente, depois de lhes sacar o dinheiro, nunca vão arranjar trabalhos!
Obrigada pelo seu comentário, Isabel.
ResponderEliminarDe facto, acabei por fazer o book e as fotos não favoreceram em nada a minha filha. Tenho fotos dela tiradas por mim com melhor qualidade.
E, tal como esperado, nunca a chamaram para nada :)
O que vale é que ela já ia prevenida por nós, pais, e não era algo que quisesse muito.
Há crianças e adolescentes que fartam-se de gastar dinheiro em books e formações, e nunca são chamados. Para alguns, pode mesmo ser uma desilusão.
É como lhe disseram, se virem alguém com potencial, a própria agência convida e investe. Caso contrário, é um tiro no escuro, e muitos euros na conta entretanto.
Boa noite Marta,
ResponderEliminarA minha filha com 13 anos anda-me a pedir para a inscrever em várias agências. Ja fomos a dois castings e todos pedem bastante dinheiro para a formação. Esta agência também andou a enviar mensagens p irmos ao casting. A minha questão é se apos a formação da sua filha, ela foi chamada para fazer algum trabalho?
Pode me dar algum feedback para saber se devo ou não investir. Obrigada
Bom dia Celia,
ResponderEliminarA minha filha não fez a formação de 3 meses, foi apenas a uma aula teórica e à sessão fotográfica para o book, mas nunca foi chamada.
Sempre me disseram e têm dito que, quando a agência tem interesse, investe na criança, e não o contrário. Neste caso, estão os pais a investir em algo incerto, que tanto pode resultar como não. Sei de jovens que fizeram várias formações, vários books em agências, gastaram dinheiro e nunca foram chamados.
Se quiser que a sua filha viva essa experiência, sem expectativas, e tiver possibilidades para tal, é algo divertido para eles.
Acima de tudo é importante que os nossos filhos não tenham demasiadas expectactivas porque assim, tudo o que vier, será bom!
E os pais devem ter em mente que, provavelmente, não terão o dinheiro investido de volta.
Pessoalmente, não gostei das fotos da minha filha do book, acho que não a favoreceram em nada e até eu tenho fotos dela mais bonitas. Foi uma desilusão para mim, que esperava mais qualidade das mesmas.
Bom dia Marta!
ResponderEliminarMuito obrigada pela resposta.
Era o que eu suspeitava, assim com exemplos reais pode ser que o entusiasmo passe :-)
Cumprimentos,
Celia
Boa tarde,
ResponderEliminarna minha opinião estas agência ganham dinheiro através da venda de books e formação.
Ainda me lembro do que me disse a senhora que me atendeu: "Esta menina é linda! A formação seria a cereja no topo do bolo. Não íamos dar vazão a trabalhos propostos para ela."
Eu não aceitei a formação porque era muito dinheiro e porque se era assim tão evidente que ela ia ter muitos trabalhos então que descontassem desses "futuros trabalhos". A senhora não gostou da minha resposta e disse que a ia agenciar por ela ser tão bonita…
Nunca mais ouvi falar deles…
Só tretas! Não vão na conversa!