quinta-feira, 4 de junho de 2015

Uma esplanada em cada esquina!


 


Primeiro, calcetaram ruas e travessas.


Em nome da valorização do Convento de Mafra e espaço envolvente, reduziram a área de estrada e aumentaram a área pedonal.


Em seguida, ocuparam as ditas ruas e travessas com esplanadas!


Como um vírus, elas foram invadindo o centro da vila. Hoje, facilmente "tropeço" com uma esplanada em cada esquina!


Sejam cafés, restaurantes, snack bares, pastelarias ou outros estabelecimentos do género, quase todos têm o seu meio metro de chão reservado, nem que seja para uma mesa e duas cadeiras.


No outono, todas se recolhem, e as ruas ficam livres e vazias. na primavera, é vê-las sair à rua, qual caracol a pôr os "corninhos ao sol". E vê-las cheias de pessoas que aproveitam para apreciar a paisagem, para saborear uns momentos ao ar livre, apanhar os primeiros raios quentes de sol, ou para se refrescarem à sombra de um chapéu.


Sozinhas ou acompanhadas, a ler um livro ou a conversar, a ouvir música ou no tablet, para um simples café, refresco, lanche , ou refeição mais elaborada, quem não gosta de uma boa esplanada?


 

5 comentários:

  1. Mil vezes esplanadas a carros. Bem que eu gostava que fechassem o centro histórico aqui da minha vila. Dizem que já pensaram fazer isso mas que os comerciantes não quiserem. Parvoíce. Com passeios tão estreitos e só carros a passar bem que ganhavam em ter uma rua comercial onde se passeasse.

    ResponderEliminar
  2. Hum...Duvido que os comerciantes não queiram. São eles que mais ganham com isso. Só se têm medo que as pessoas não apareçam por terem que deixar o carro longe.

    ResponderEliminar
  3. Falaste em caracol??? Ai, mulher, o que tu foste dizer...

    ResponderEliminar
  4. Falei?! Brrr, que bichos nojentos!
    E antes que me venham já crucificar, eu sou uma acérrima defensora dos pobres bichinhos! Prefiro-os vivos que mortos. Não sei como é que alguém consegue comer caracóis. Só de olhar para eles penso logo em ranhoca :)

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!