Estamos a optar cada vez mais pela compra de medicamentos genéricos que, como afirmam, fazem o mesmo efeito que os de marca e custam muito menos.
Esta tem sido, de facto, a regra, e eu confirmo. Mas, como em tudo na vida, também há a excepção à regra.
E a prova é que, ao tomar um medicamento genérico (porque na farmácia onde fui não tinham, naquele dia, o da marca que sempre utilizei), sofri efeitos secundários, efeitos que nunca tinha sentido com o medicamento de marca.
Por isso, podem até ser mais baratos, e actuarem da mesma forma mas, neste caso, alguma diferença deve existir para isto ter acontecido.
Pelo sim, pelo não, da próxima vez que precisar, ou compro os que já estou habituada, ou prefiro não tomar e aguentar as dores!
Eu acho que têm sempre de existir diferenças, agora podem é ser imperceptíveis para algumas pessoas / sintomas.
ResponderEliminarOs genéricos foi a melhor coisa que inventaram e demoraram a sair porque os lóbis da industria farmacêutica , tentaram impedir a todo o custo, porque por causa deles estão a perder milhões!
ResponderEliminarCada vez que vejo um idoso na farmácia com uma lista infindável de medicamentos e a receber a reforma mínima ou ainda pior...
Eu trabalho num hospital é com grande tristeza que já ouvi de vários doentes, que não têm dinheiro para os medicamentos ou comem ou compram os medicamentos, claro está que isto trás consequências para a sua saúde!
Agora há excepções , por exemplo na pomada Zovirax que é para tratar o herpes, o genérico não é tão bom. Mas já aconteceu com o meu pai com o medicamento para a tensão sentir-se melhor com o genérico do que o medicamento original!
Aconteceu-me o mesmo com os comprimidos para o estomago.
ResponderEliminarFico danada pois a diferença de preço é significativa.
Agora falar em genéricos aos velhotes é tema de me deixar doida. E neste caso nada tem a ver a fazem efeito ou não, mas não terem o mesmo formato ou a mesma cor.
Ai mulher quantas vezes eu vou dar os comprimidos aos velhotes e eles recusam-se a toma-los porque dizem que não são deles?
Uma dor de cabeça.
Concordo a 100%.
ResponderEliminarDigam o que quiserem, não gosto dos genéricos e já me sucedeu o mesmo que a ti.
Para além de o meu médico desaconselhar a toma de genéricos.
Bjs. Benedita
Olá boa tarde. Peço desculpa por "desenterrar" um post tão antigo, mas cheguei aqui através de uma pesquisa no Google por outro motivo, e como sei que outras pessoas podem fazê-lo pela mesma forma, quis deixar este comentário.
ResponderEliminar"P. Existem diferenças entre os genéricos e os medicamentos de marca originais?
R. Os genéricos contêm as mesmas substâncias activas na mesma concentração e nas mesmas dosagens que os medicamentos originadores, e actuam da mesma maneira no organismo humano. Cumprem na mesma forma as normas de qualidade em termos de desenvolvimento, fabrico, controlo da qualidade e condições de fornecimento. Podem ter substâncias não activas diferentes, tais como corantes, amidos ou açúcares, e podem diferir na forma ou no tamanho. Estas substâncias não activas diferentes, também conhecidas como excipientes, podem ter um efeito clínico conducente a uma reacção adversa." (retirado do website da Zentiva)
Está portanto aqui a explicação para a sua reação adversa.
PS: Sou farmacêutica.
Cumps