terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Como lidar com uma birra da filha em pleno centro comercial


 


Quando fui ao El Corte Inglés, deparei-me com uma cena pela qual eu própria muitas vezes passei, quando a minha filha era mais pequena, mas que me deixou incomodada pela forma como a mãe a tentou resolver.


Tínhamos acabado de chegar à cafetaria, para lanchar. Sentámo-nos, e oiço uma senhora ao nosso lado a reclamar porque uma menina com os seus 3/4 anos estava a gritar à tanto tempo, e a mãe não fazia nada. De facto, a menina estava a chorar desalmadamente, com uma birra enorme.


Ora, não é fácil para uma mãe estar num local público, com os seus filhos a fazerem birra para todos ouvirem, e saber que tem todos os olhos postos em si. Se ignora, é porque não faz nada, se lhe ralha, é porque devia falar de outra maneira, se lhe dá uma palmada, é porque é agressiva. 


E quanto mais a filha berra, e as pessoas se incomodam, mais a mãe se enerva e pior pode ser o resultado. Foi o caso. A mãe levanta-se da sua cadeira, pega na filha por um braço e, confiante porque ficava tapada com o armário, coloca a menina à força numa cadeira ou banco, não percebi bem, e tapa-lhe a boca com a mão para ninguém a ouvir.


Logo em seguida, talvez tenha caído em si, e largou a miúda que, passado uns minutos, acabou por se calar. E foi a família toda embora, como se nada tivesse acontecido.


 

6 comentários:

  1. a minha mãe teve sorte comigo porque nunca fiz birras em público. Era muito tímida em miúda.
    Contudo já vi alguns casos que sinceramente não sei como as mães podem contornar e haja paciência!

    ResponderEliminar
  2. Não tenho filhos mas acredito que seja um bocadinho complicado. Felizmente as filhas da minha mãe nunca deram para birras mas tenho amigos que têm filhos birrentos e é terrível!
    Eu mesma quase não me consigo aturar quando vou ao centro comercial e faço as minhas birras para dentro quando vejo que gosto de algo e não consigo comprar.

    ResponderEliminar
  3. A minha filha agora estranha, mas ela própria chegou a fazer birras que faziam passar qualquer um. Nem é bom lembrar! Felizmente, essa fase já lá vai.

    ResponderEliminar
  4. Acredito. A minha filha, quando andava nessa fase, em casa gritava, atirava ou dava pontapés nas coisas. Na rua, cheguei a sair de um supermercado e ela agarrar-se a um poste e dizer que dali não saía. E eu a puxá-la, mas o raio da miúda tinha mais força que eu!
    Felizmente, ao fim de uns tempos essa fase passou, ehoje fica espantada quando lhe conto as cenas que ela fazia!

    ResponderEliminar
  5. Acredito que seja um bocadinho desconfortável... Mas não deixa de ser engraçado pois alguns miúdos são tão cómicos nas birras.

    ResponderEliminar
  6. Agora dá para rir da situação, mas a situação é embaraçosa! heheh
    podiam escrever o livro "contornar a birra dos filhos para totós!" :)

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!