quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Não se limitem a criticar, apresentem alternativas!

tumblr_mn5upgupSb1rpfifto1_500.jpg


 


Existem pessoas que pensam que os outros estão cá nesta vida só para os tramar. Por norma, são aqueles que têm por hábito fazer aquilo que de acusam os outros e, por isso, acham que toda a gente é igual.


Existem pessoas que têm a mania que são mais espertas que os outros, que são melhores que os outros, e que passam a vida a criticar tudo o que os outros fazem, como se elas próprias fizessem melhor quando, muitas vezes, acontece precisamente o contrário.


Existem pessoas que fazem um alarido enorme, como se os outros lhes estivessem a "roubar" ou privar dos seus direitos, e tratam de reclamar à toa, e se queixar a meio mundo, com o objectivo de obter apoio para a sua causa.


Mas soluções? Alternativas? Essas, nem vê-las! 


Ou então até aparecem, anunciadas com grande pompa, como se também eles tivessem feito um grande trabalho. Mas limitam-se, simplesmente, a aproveitar aquilo que foi feito por quem tanto criticaram!


E onde é que estão as alterações, as soluções alternativas? Não estão! Nem podiam estar. Porque quando se deixa de criticar sem razão, e se passa a analisar as várias hipóteses, chegam à conclusão de que a proposta apresentada pelos outros é a única possível. E tudo aquilo que outrora reclamaram, mantém-se.


No entanto, para mostrar que o seu trabalho, ainda assim, é melhor que o dos outros, fazem pequenas manobras que em nada alteram o plano inicialmente apresentado mas que, por ter sido essas pessoas a fazer, já é válido e aceitável!


O mais engraçado é que, no fim, e sem se aperceberem, a atitude dessas pessoas que, julgando que os outros só estão a pensar em si mesmos, acaba por ir no mesmo sentido, mas a favor delas, pode prejudicá-las mais do que favorecê-las!


Por isso, pedia a essas pessoas que, da próxima vez que pensarem em criticar alguém, ou acusar alguém de só olhar para o próprio umbigo, pensem primeiro se não fazem elas próprias o mesmo. E se não gostam de algo que os outros tiveram a iniciativa de fazer, quando mais ninguém o fez, experimentem dialogar com eles, em vez de fazer queixinhas a quem não tem nada a ver com o assunto, expôr o seu ponto de vista, e apresentar outras alternativas ou soluções possíveis!  

10 comentários:

  1. Ui. Assino por baixo!
    Pena que muita gente não tenha inteligência para serem capazes de tal proeza...

    ResponderEliminar
  2. Nunca comentei, mas hoje deu-me um deja vu ao ler estas palavras...

    Um certo dia, estava no Centro de Saúde (caótico) da minha zona. Com uma gastroenterite que nem a cabeça abria. O serviço de urgência é por ordem de chegada, por isso um senhor, achando-se mais esperto que os outros, esperou chegar alguém para aquela médica e disse a senhora que ele e o filho eram o primeiros e que ia só fumar um cigarrinho. Apareceu a hora de fazer a marcação (quase 1hora depois). Quando a senhora da receção o recusou passar a frente começou a armar uma confusão e a apontar defeitos para o centro de saúde. claro que todos foram atrás e num instante ficou uma gritaria lá. O homem só dizia "as pessoas tem é que reclamar, se forem lá e reclamarem disto e daquilo vão ver como mudam". Muito calma (e a segurar o pedaço de agua que tinha bebido) disse-lhe "porque não reclama o senhor, que foi quem começou isto tudo e que está muito chateado por não o terem passado a frente?" Calou-se tudo, o senhor chateado inclusive e lá deixou todos os que estavam a espera a mais de 1h passarem.

    Da boca para fora são todos grandalhões, fazer reclamação como deve ser ou arranjar soluções, ser empáticos e perceber o ponto dos outros, já é muito dificil

    ResponderEliminar
  3. Helena, obrigada pela sua visita a este cantinho, e pelo seu comentário e partilha!
    De facto parece que hoje em dia, cada vez mais as pessoas abrem a boca para reclamar daquilo que os outros fazem, mas no que toca a elas próprias tomarem a iniciativa, já é mais difícil.
    Mas enfim, costuma-se dizer que "cão que ladra não morde", e ao que parece, aqueles que mais "ladram" são os que menos mordem.

    ResponderEliminar
  4. É não é? O outro dizia "falam, falam mas não dizem nada" e eu costumo dizer "falam, falam mas não fazem nada". Falar e criticar é fácil.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!