quinta-feira, 14 de abril de 2016

Quando dois homens se beijam


 


Hoje fui ao banco e, enquanto lá estava, reparei em dois homens que se cumprimentavam.


Uma situação perfeitamente normal, mas o que achei curioso foi o facto de se cumprimentarem com um beijo na cara, algo nada comum nos tempos que correm.


Pareceu-me que deveriam ser irmãos. Ou familiares próximos. Normalmente, este tipo de cumprimento é mais utilizado entre pais e filhos, avós e netos, irmãos, genro e sogro. Ou, pelo menos, tenho essa ideia.


Em quaisquer outras circunstâncias, e habitualmente, os homens costumam cumprimentar-se com um aperto de mão, uma palmadinha nas costas ou, no caso dos mais jovens, com aqueles rituais que só eles entendem!


E pus-me a pensar que, nesta situação específica, e sendo os senhores já idosos, ninguém levou a mal nem viu nisso nada fora do normal neste gesto.


Mas, será que teriam a mesma reação se, em vez destes dois senhores, fossem dois homens novos?


Sim porque, quando são duas mulheres a cumprimentar-se com um beijo na cara, ou uma mulher e um homem, ninguém liga, mas aposto que, se vissem dois homens a cumprimentarem-se dessa forma, começariam logo a pensar que seriam homossexuais.


E, no entanto, é um gesto perfeitamente igual nos três casos. E, ainda que assim não fosse, continuaria a não haver razão para chocar. Afinal, cada um é livre de gostar de quem quer e lhe apetece, independentemente do sexo. E é livre de trocar carinhos ou cumprimentar-se em público, como qualquer outra pessoa.


O mal está nos olhos de quem vê, não nos gestos de quem faz.

7 comentários:

  1. Um post muito curioso de facto, pois há uns tempos pensei nisso...nós mulheres cumprimentamos os homens com um daqueles "tradicionais" beijos...mas os homens é com um aperto de mão ou um abraço, nunca com um beijo tradicional.

    ResponderEliminar
  2. Olá... talvez por já estar habituada, não acho nada estranho! O meu marido e irmão (36 e 40 anos) cumprimentam-se com 1 beijo na cara, assim como ao pai. No meu grupo de amigos tenho 2 casos também: 2 irmãos gémeos (de 38 anos e que não são nada parecidos fisicamente) e outros 2 em que são tio (36 anos) e sobrinho (39 anos) que também se cumprimentam com beijinhos :)

    ResponderEliminar
  3. Pelo menos por aqui. Se calhar haverão regiões ou outros países em que isso é habitual.

    ResponderEliminar
  4. Olá Elsa!
    Eu, na verdade, achei curioso, mas é um gesto bonito, seja de amizade, amor ou respeito.
    Obrigada pela visita, e comentário!

    ResponderEliminar
  5. Pois!
    Eu por acaso, nunca reparei muito, mas sei que o meu irmão é raro cumprimentar, muito menos com beijos. Entre o meu pai e o meu tio (irmão), nunca reparei, mas acho que com os cunhados normalmente é um aperto de mão.
    Também não temos muitos homens na família.

    ResponderEliminar
  6. Bem...é estranho aqui em Portugal (e em outros países, claro). Em França os homens cumprimentam-se com beijinhos na cara. Basta ver-se um programa de televisão e o apresentador e os convidados dão beijinhos. Mas quando morei em França foi das coisas me mais estranhei ao início.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!