Mais de duas décadas separam os tempos em que eu andava no ciclo, dos dias de hoje, em que é a minha filha que lá está.
Ainda assim, mais de duas décadas depois, a minha filha vai ter como professora de português, a mesma que eu, naquela altura, também tive - a professora Ofélia! E como professor de história, o mesmo que já foi meu - Carlos Bernardo!
Sim, estes professores, à semelhança de outros que também foram meus professores na altura, continuam a dar aulas nesta mesma escola.
Quando vou buscar ou levar a minha filha, vejo algumas vezes o meu professor de matemática do 5º ano, ou a minha professora de inglês. E estes professores, que já tinha comentado com a minha filha que tinha sido meus.
Agora, cerca de 25 anos depois, e numa coicidência que não deixa de ser engraçada, vai ser a minha filha a ter aulas com eles!
Há coisas mesmo curiosas! =)
ResponderEliminarNem digas isso... o meu filho mais novo vai ter a mesma professora primária que eu!
ResponderEliminarEla até lhe chama de netinho!
ResponderEliminarNo nosso caso acho que os professores já não fazem ideia de quem são os pais dos seus alunos,que um dia também foram seus alunos.
Estes professores têm-se mantido no ensino, e na mesma escola, durante todos estes anos.
ResponderEliminarAgora vais conseguir perceber se eles evoluírem no tempo ou se se mantêm reféns do mesmo método de ensino de há décadas. Um exercício interessante. :)
ResponderEliminarMas ali fazem... Explico-te, é um colegio pequeno, fui da primeira turma daquela professora e ia ao colegio regularmente para ir buscar a minha sobrinha... Praticamente nunca deixei de ver a professora!!!
ResponderEliminarE isso é bom ou mau ;)
ResponderEliminarLembro-me que a professora era exigente. O professor já não sei. Se fosse a minha professora de francês diria que era bom. Com estes, vamos ver.
ResponderEliminarBem, pelo menos numa coisa evoluiu: o professor de história vai enviar os TPC's por email para os alunos!
ResponderEliminarPois, aqui eram professores numa escola com mais de 600 alunos, por cada ano de ensino. É mais fácil recordarmo-nos nós deles, que eles de nós. Embora possam haver excepções.
ResponderEliminarDesde que os seus métodos tenham evoluído de acordo com as necessidades atuais, até é nostálgico!!!
ResponderEliminarIsso já é bem à frente e pressupõe que os alunos tenham acesso à net e a um email. Mais uma preocupação para os pais ...
ResponderEliminarPois, isso foi o que perguntei à minha filha. Então e quem não tem email? Tem que criar, ou dá o dos pais. E quem nem sequer tem net? Tem que arranjar. Se não tem computador, vai ao telemóvel.
ResponderEliminarHoje em dia, pressupõe-se que toda a gente tem acesso à net, seja nos pc's ou telemóveis. Aliás, nos impressos de renovação de matrícula tem uma pergunta relacionada com isso.
Eu acho que preferia o professor do ano passado. Tinha lá as suas manias e exigências, mas era muito amigo deles e um dos que mais gostaram de ter. Mas como têm que mudar, vamos ver como corre com estes.
ResponderEliminarAlém dos TPC's, tens que vigiar o email.
ResponderEliminarÉ mais uma preocupação.
ResponderEliminarEmbora segundo a minha filha, o professor avise quando mandar.