quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A primeira viagem escolar

Resultado de imagem para viagens escolares londres


 


Este ano a minha filha veio para casa com uma novidade: a turma vai fazer um mealheiro ao longo do ano, para depois realizar uma actividade ou passeio.


E as minhas sirenes entraram logo em alerta máximo!


 


Viajar? Com esta idade? Para onde?


 


Não há nada de concreto ou explícito, a mensagem só falava em passeio ou actividade, o que não é muito esclarecedor. Cada aluno que quiser participar deve levar 1 euro para a escola todas as semanas. E eu fiquei bastante apreensiva relativamente à participação da minha filha.


É que se for para fazer um passeio aqui para estes lados, como é habitual, é uma coisa. Viajar para fora do país, é outra. E, se para a primeira hipótese até estou inclinada a colaborar, para a segunda nem por isso.


Sei que algumas turmas do 7º ano costumam fazer viagens a Madrid, Londres ou a Paris, com os professores, tipo visita de estudo. Se for esse o caso, não sei se quero deixar a minha filha embarcar numa viagem dessas. Chamem-me mãe galinha, protectora, que não quer deixar a filha ganhar asas e voar, mas considero que nesta idade ainda é cedo para viagens destas, e para depositar a responsabilidade pela minha filha unicamente nas mãos dos professores.


Talvez no 9º ano, e já ela um pouco mais velha, consiga deixá-la ir. Neste momento, não me parece.


Ainda assim, e como não sei mesmo se será isso, lá autorizei a participação e vai começar a levar o dinheiro. De qualquer forma, a qualquer momento, conforme vinha no recado da directora de turma, podemos desistir e reaver o dinheiro entregue.


 


E por aí, qual é a vossa opinião acerca das viagens escolares? Com que idade fizeram as vossas?


 

10 comentários:

  1. Realmente também acho bastante cedo para fazerem uma viagem dessas! Há tantos lugares maravilhosos para conhecer dentro de Portugal, porque não conhecer primeiro o que é nosso?!

    ResponderEliminar
  2. Muito bom dia. O meu filho levou uns papeis para os EE's preencherem só para o 9.º ano. Não nos disseram qual o modo de angariar fundos. Eu cá estou consigo 7.º ano é muito cedo. Uma pergunta, falaram isso na reunião do começo do ano letivo? Bjs

    ResponderEliminar
  3. Eu,quando estudava,sempre fiz as minhas visitas de estudo cá por Portugal,adorava voltar a visitar alguns desses sítios,mas,infelizmente,odeio ter que pedir favores ao meu pai e ao carro dele,mas,também,ele já me prometeu que íamos passar a viajar mais,pois,ele agora aderiu à via verde das auto-estradas!!

    ResponderEliminar
  4. Só lamento que quando andei na escola não houvesse para mim.... será, certamente, uma ótima experiência!
    Para mim qualquer idade é válida desde que vão acompanhados com monitores/educadores responsáveis e de confiança!

    ResponderEliminar
  5. Pois, a questão é saber se quem os acompanha é responsável e de confiança, se bem que para os pais, não há ninguém mais responsável que nós!
    No meu tempo havia passeios, mas de ida e volta no mesmo dia, como os que tem feito até aqui. Viagens não me recordo. Mas se houvesse era para os alunos mais velhos, nunca nesta idade. Nem os meus pais me deixariam ir, de qualquer forma :)

    ResponderEliminar
  6. Nem sei bem se o receio é apenas a viagem de avião, o acontecer alguma coisa num país qualquer, ou o simples facto de os deixar ao encargo de outra pessoa que, como é óbvio, tem uma turma inteira para tomar conta, e não apenas o nosso filho.

    ResponderEliminar
  7. Pois, há várias formas de eles angariarem - ou com rifas, ou com venda de bolos e outros produtos, ou através destes mealheiros de turma.
    Na reunião de início do ano não falaram de nada, penso que a ideia partiu da directora de turma, mas entretanto ficou em standby, porque o comportamento da turma não é bom e, se continuar, fica sem efeito.

    ResponderEliminar
  8. Eu detestava passeios escolares e preferia sempre ficar em casa ou ir às aulas, se fosse o caso. Só fui a um deles.
    À minha filha sempre a deixei ir a todos os passeios, mas é daqueles em que vai e vem no mesmo dia, e a poucos quilómetros.
    Agora deixá-la ir para fora, durante uma semana, já não sei se estou disposta a deixar.

    ResponderEliminar
  9. Pois,acredito em ti,eu,no meu caso,adorava fazer as visitas de estudo,mas se fosse o caso de ir para fora,eu não aceitaria,pois adoro imenso o meu Portugal,boa noite!!

    ResponderEliminar
  10. Se eu tiver algum voto na matéria para mim a Inês não faz essa viagem não por não satisfazer algo que sei que ela ia ficar feliz, mas sim por gostar dela e achar que é muito cedo para assumir uma responsabilidade dessas e vir-me arrepender mais tarde porque as coisas não correrem como queríamos que corresse, percebo tudo e o entusiasmo mas também sei que é relativamente cedo. ;)

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!