terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pela saúde mental dos pais, acabem com os TPC's!

Imagem relacionada


 


Pior que uma mãe se sentir frustrada por não conseguir ajudar um filho nos trabalhos escolares, é perceber o que é pedido, explicar ao filho de 50 maneiras diferentes e ouvi-lo repetir as conclusões e, na hora de ele escrever a resposta, ouvi-lo pronunciar um "não sei"/ "não percebi". 


 


Isto dá cabo do sistema nervoso de qualquer mãe/ pai.


Ainda mais, quando a resposta está toda no manual e, mesmo que assim não fosse, é algo básico que qualquer um sabe.


 


Deixo aqui um apelo aos digníssimos professores: pela saúde mental dos pais dos vossos alunos, acabem com os TPC's!


Se eles têm mesmo que consolidar as matérias dadas em aula, que quem de direito retire a enorme quantidade de disciplinas e aulas semanais que os alunos têm, e substituam alguns desses tempos por apoio aos TPC's.


 


Assim, quando chegam a casa já não têm que ter mais essa preocupação, e os pais não têm que perder metade do seu tempo livre a ajudar os filhos, em vez das suas próprias tarefas, e terminar o dia irritados, chateados, e com uma vontade enorme de andar à estalada, que não resolve nada de qualquer forma, e só dá cabo de um tempo que poderia ser de qualidade, passado em família.


 


E não venham cá com coisas de que "ah e tal, eles têm que se desenrascar sozinhos" , "têm que ter responsabilidades" ou "esse trabalho é deles, os pais não têm que se meter".


Sim, eles têm que ser responsáveis, tentar fazer as coisas sozinhos e sem ajuda. Mas, na prática, o dever de ajudar os nossos quando é preciso fala sempre mais alto, e leva a melhor. Só que, se na maior parte das vezes corre bem, outras nem por isso. 

12 comentários:

  1. Infelizmente a maior preocupação é mesmo a do tempo perdido com os ditos TPC's. Os nossos filhos já chegam a casa com uma enorme carga horária, o que mais querem e desanuviar, e mesmo assim tem que se agarrar aos livros (como se não não o tivessem feito o dia inteiro)... Lamentável.

    Sem dúvida que os TPC's deveriam ser repensados.

    ResponderEliminar
  2. Olá Marta. Estou 100% de acordo. Ainda na 1.º reunião do 1.º período, o meu filho não tem tido algumas disciplinas, alguns pais alvitraram, é que chegam a não ter 3h de aulas, mas irem para a biblioteca, resposta da DT que a não será possível devido a haver também algumas atividades. Tive a noção de ser a única a falar e não pela turma mas por mim porque ninguém fez "couro" comigo. Mas não é assim que eles tomam responsabilidade porque são muitas coisas a adquiridas em tão pouco tempo. Um resto de semana bem.

    ResponderEliminar
  3. Os TPC's 'com peso e medida´ são uma boa forma de incutir métodos de estudo diário... mas para os filhos.... não para os pais...

    ResponderEliminar
  4. Pois, mas é isso que muitas vezes acaba por acontecer.
    A minha filha ontem, por exemplo, trazia trabalhos de Ciências, de Geografia, de Espanhol, e ainda tinha que estudar para um teste.
    No outro dia era uma ficha de 4 páginas de Português, e mais 3 ou 4 TPC's de outras disciplinas. Uma coisas faz, outras não sabe ou não percebe e, claro, tento ajudar.
    Os próprios professores pedem a nossa colaboração "ah e tal, mesmo que eu não mande tpc's, ponham-nos a fazer exercícios! Confiram se eles levam trabalhos. Acompanhem os vossos filhos".
    Estava a ponderar encontrar uma explicadora, mas neste momento acho que o melhor é colocá-la mesmo num centro de estudos, onde possa fazer os trabalhos, e estarmos depois em casa sem stress. Claro que isso implica custos, que seriam desnecessários de a escola funcionasse de outra forma.

    ResponderEliminar
  5. Eu confesso que, por vezes, é um enorme desgaste psicológico para as duas, e perdemos ali horas. Ontem, por exemplo, cheguei a casa cerca das 19.30h e até às 22 h, com o intervalo para o jantar, foi sempre a ver trabalhos, corrigir, fazer outros. Só a partir dessa hora é que ela foi dormir, e eu arrumar o resto da casa, tratar das gatas, etc.
    E se não faz um ou outro naquele dia, no dia seguinte acumula aos que trouxer, e volta-se a repetir tudo.
    E o pior é que quanto mais ela avança, pior vai ser :)
    Que saudades dos tempos da primária!

    ResponderEliminar
  6. Aqui também se colocou a questão, mas de forma diferente: se eles têm tempos livres, podem sempre ir para a biblioteca, ou para a sala de estudos, e fazer nesse tempo os trabalhos. Assim, quando vão para casa, já está tudo feito.
    Então mas, e se eles não conseguirem ou souberem fazer? De que adianta ter esse tempo livre? Adiantava, sim, se tivessem alguém nesses espaços que os ajudasse.

    ResponderEliminar
  7. Vou dizer uma coisa muito feia para se dizer! Às vezes apetece pegar no lapis e fazer...é que já me aconteceu com uma priminha minha!!! É que tem vezes que até ensinam errado!!!!

    ResponderEliminar
  8. Os tpc's são realmente uma dor de cabeça... chegar a casa tarde, e estar pela noite dentro a fazer trabalhos, não é muito bom, não, a cabeça nem tem tempo de descansar... alguns dos meus primos, no final das aulas, têm apoio ao estudo, e fazem lá os trabalhos, assim quando vão para casa com os pais, já não têm que se preocupar... é bem melhor :)

    ResponderEliminar
  9. Pois, é isso que também estou a ponderar fazer. Vamos ver é os custos que isso vai ter.

    ResponderEliminar
  10. :) A minha às vezes ainda me pergunta "oh mãe, não queres escrever aí tu?".
    Mas não tem essa sorte. Ainda...

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!