terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A verdade compensa sempre?

Resultado de imagem para a verdade


 


No outro dia estivemos a ver um filme "A Força da Verdade", em que um neuropatologista forense descobre o que está por detrás da morte dos jogadores de futebol americano - uma doença cerebral degenerativa provocada por constantes lesões na cabeça, em campo.


O problema é que essa é uma verdade que não convém a ninguém ser descoberta, e muito menos exposta, colocando em causa o desporto mais amado pelos americanos, e que move milhões.


Ainda assim, o Dr. Bennet Omalu está disposto a ir até ao fim, e às últimas consequências, para evitar que mais mortes venham a acontecer. Só que isso implica chocar de frente com os maiores interessados, e com gente poderosa capaz de tudo, para o silenciar.


Assim como este caso, existem muitas outras verdades que convém a determinados grupos, pessoas e entidades manter escondidas a todo o custo.


No caso do Dr. Bennet, ele perdeu o trabalho, perdeu o filho, e foi obrigado a mudar de cidade, sob pena de ser expatriado de novo para a Nigéria. Para outros, a verdade tem um preço mais elevado.


 


E foi aí que surgiu a minha questão: até que ponto vale a pena, até que ponto compensa trazer à luz a verdade? 


Até que ponto estamos dispostos a ir, em nome da verdade?


Até que ponto a verdade vale mais que a própria vida, ou a daqueles que nos são próximos?


Até que ponto conseguirão os mais fracos, ganhar uma batalha contra os poderosos?


 


Penso que, por vezes, é preferível ficar com a verdade só para nós. Por vezes, há batalhas nas quais não valerá a pena entrar. Que faremos nós com uma verdade que não interessa a mais ninguém, que dali a dois dias será esquecida, que nos tira tudo aquilo que temos?


O que faremos com essa verdade, quando não nos sobrar mais nada?  

1 comentário:

  1. Coloco tantas vezes essa questão. Somos um peão do poder económico, lutar contra a 'Mafia' é pôr a nossa vida à sua mercê. Mas ficar quieto é deixar que continuem a enganar o povo.
    O grande problema é que a maioria não está esclarecida e não acredita em muitas situações Nem se preocupa em procurar informação. É melhor viver na fantasia. Ou viver na fantasia é um modo de sobrevivência mais feliz??
    Complicado!!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!