quinta-feira, 16 de março de 2017

Visitas de estudo ou passeios?!

Resultado de imagem para visitas de estudo


 


Hoje em dia, tal como no nosso tempo, é comum os estudantes terem várias visitas de estudo ao longo do ano lectivo.


E eles, por certo, agradecem! 


É um dia sem aulas, sem dar matéria, sem aturar os professores, É um dia de convívio, passeio, diversão, de conhecer novos locais.


De facto, cada vez mais as visitas de estudo são encaradas dessa forma e, mesmo que estejam, de alguma forma, relacionadas com algo que estão a dar ou já deram em aula, penso que isso é algo em que os alunos não pensam, não prestam atenção, e nem estão para aí virados.


 


A propósito da visita de estudo que a minha filha teve ontem, comentava eu com a minha mãe que, de uma forma geral, os professores raramente propõem aos alunos, após a visita, uma espécie de ficha para testar aquilo que aprenderam durante a visita, para falar sobre o que viram e ficaram a conhecer.


Penso que, com a minha filha, isso só aconteceu uma vez, estava ela na primária, e foi acerca de uma peça de teatro que tinham visto, para dar a sua opinião. Também comigo isso apenas aconteceu uma vez ou duas. É algo que ninguém gosta de fazer, e ainda bem que tem escapado.


 


Qual não é o meu espanto quando, à noite, estou a tirar as coisas da mochila dela e me deparo com uma ficha de duas páginas, para a minha filha fazer, relacionada com a visita de estudo do dia! Mais depressa falava nisso, mais depressa o professor se lembrava!


Mas não será caso para admiração. Afinal, embora o sentido que damos às visitas de estudo seja outro, elas não passam de isso mesmo, de visitas de estudo da matéria dada, para consolidação de conhecimentos, para ver no loval aquilo que se aprendeu na teórica. Não são meros passeios desprovidos de outras intenções que não o lazer. Existe um objectivo por detrás das visitas de estudo, relacionado com o estudo.


 


A minha filha disse logo: "eu não sei fazer nada disso!".


Acredito que não! 


Mas vai ter que dar um jeito, até porque parece que terá avaliação nesta ficha.

11 comentários:

  1. Pois, às vezes também me davam fichas, ou tinha que fazer um relatório da visita, e isso é bom! :))

    ResponderEliminar
  2. Só não é bom quando passamos o tempo todo a cochichar com as amigas e a falar de tudo menos do que estávamos a ver, sem prestar atenção!

    ResponderEliminar
  3. Pois é, mas também já me aconteceu! :P

    ResponderEliminar
  4. também não me recordo de avaliaram as visitas de estudo mas acho importante para que as crianças associam à matéria que estão a ter :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também não me lembro de me ter que fazer fichas sobre as visitas de estudo mas, como tu dizes, se as mesmas servem para consolidar a matéria dada tem muita lógica.

    ResponderEliminar
  6. Saudades das visitas de estudo. Adorava.
    Esta semana fui passar uma tarde à tua terra e andavam lá montes de jovens em visitas de estudo. Reparei que nunca oiço as minhas sobrinhas falar de visitas de estudo , o que é estranho. Fiquei a pensar que tenho que lhes perguntar. Ou não ligam ou não fazem, o que eu duvido.
    Mas adorei a tua terra. Já há muito tempo que não ia lá. Fiz uma espécie de pic-nic no jardim ao lado do convento e depois fui à Tapada. Tudo fabuloso. Mafra está mesmo espetacular.

    ResponderEliminar
  7. Oh Ana, e não disseste que cá vinhas!
    Ainda nos tínhamos encontrado aí na rua. Eu saio muitas vezes em serviço.

    ResponderEliminar
  8. Por acaso lembrei-me de ti e andei a olhar para a cara das pessoas na rua com a ideia que ainda me ia cruzar contigo.
    Eu moro a 45 minutos daí, isto foi uma decisão em cima da hora. Já andava com vontade de ir à Tapada há anos e desta é que foi.
    Mas antes passei por Mafra. Fomos comer uns fradinhos, passeamos pelas ruas, entramos na Loja da Amélia e tive a ideia de comprar umas coisitas para pic-nicar no jardim ao lado do convento.

    ResponderEliminar
  9. A Loja da Amélia é uns metros abaixo do meu trabalho. Costumo lá ir comprar água :)
    Foi um passeio diferente!
    E ao Parque Desportivo, já foste?

    ResponderEliminar
  10. Ao Parque Despostivo não. Nem nunca ouvi falar . Acho que se morasse por essas bandas passava a vida enfiada na Tapada.

    ResponderEliminar


  11. No parque também tens gamos!
    E túneis no meio do arvoredo e rochedos (descobri isso no dia em que as colegas da minha filha quiseram lá ir explorar)!

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!