sexta-feira, 14 de abril de 2017

Comprar livros nas livrarias online - umas perdem, outras ganham

Imagem relacionada


 


90% dos livros que tenho são comprados na Wook online. Aproveito promoções, poupança de portes de envio e outras ofertas para poder poupar alguma coisa. 


Fiz uma encomenda há pouco tempo, da qual fazia parte um livro que tinha sido uma recomendação deles, recebida por email. Uns tempos depois informam-me que o dito livro está esgotado, pelo que vão devolver o valor pago, uma vez que não poderão satisfazer a encomenda.


 


"Com o intuito de o manter atualizado sobre o estado da sua encomenda, vimos por este meio informá-lo que o título encomendado "Encontras-me no Fim do Mundo", se encontra indisponível no fornecedor e sem previsão de fornecimento. Gostaríamos ainda de referir que efetuamos todos os esforços no sentido de satisfazer o seu pedido, contactando fornecedores e canais de distribuição alternativos, mas os nossos esforços revelaram-se infrutíferos."


 


Teimosa como sou, fui verificar se realmente o livro estava esgotado ou não, e confirmei que tanto na Bertrand como na Fnac era essa a menção. No entanto, encontrei o livro à venda do site da Leya. Para não me iludir, enviei um email para a Leya, que me disse que tinha o livro para envio imediato.


Ora, não sei o que a Wook quis dizer com contactar canais de distribuição e fornecedores alternativos, mas era evidente que ainda havia uma hipótese não explorada, e foi isso mesmo que lhes comuniquei, na esperança de que fossem eles a recorrer à Leya, pedir-lhes o livro e enviar-me.


 


Respondem-me assim:


"Em resposta ao solicitado, verificamos que o artigo Encontras-me no Fim do Mundo encontra-se esgotado na nossa plataforma Wook, se pretender estar informado da disponibilidade do artigo na nossa plataforma, poderá ir ao seguinte link ...e selecionar o ícone esgotado ou não disponível para ser posteriormente ser notificado da disponibilidade do mesmo."


 


Uau! A sério?!


"Que está esgotado na vossa plataforma eu já percebi. 

Mas como disseram que tinham efetuado todos os esforços no sentido de satisfazer o meu pedido, contactando fornecedores e canais de distribuição alternativos, revelando-se os vossos esforços infrutíferos, pensei que, indicando-vos eu onde o livro se encontra disponível, poderiam agilizar os meios para satisfazer o meu pedido, usando esta alternativa.

Sendo assim, vou encomendar directamente à Leya." - respondi eu.

 

 

 

 

Resultado de imagem para leya logo

 

Foi o que fiz! Não naquele dia, mas hoje, aproveitando a promoção de 40% de desconto em romances com mais de 18 meses. Com o dinheiro que a Wook me devolveu, deu para pagar este, e ainda sobrou uns cêntimos.

 

E é assim que, enquanto uns perdem dinheiro, outros ganham, e eu consigo o livro que queria.

Pelo menos, assim espero. E espero que valha a pena todo o trabalho que me deu para o conseguir. 

 

 


 

4 comentários:

  1. Por acaso não sei como funciona essa plataforma mas duvido que eles façam os esforços todos. Devem ter protocolos só com alguns parceiros com quem conseguem ter lucro.

    ResponderEliminar
  2. O melhor nestes casos é pesquisar outras editoras, a mim aconteceu eu andava à procura de um livro e fui à Livraria Almedina e disseram que não tinham e podia encomendar e demorava um tempo a chegar e resolvi ir à Bertrand também disseram que não tinham mas houve boa vontade por parte do funcionário que ligou para a Vasp distribuidora e conseguiu encomendar o livro e avisaram-me quando o livro chegou.
    Tem tudo a ver com o funcionamento das livrarias e dos funcionários.
    Mas temos sempre de tentar ver outras hipóteses.
    Beijinhos da Sandra.

    ResponderEliminar
  3. Pois, é o que eu calculo. Encomendar um livro à "concorrência" era mau demais para eles. E não compensaria o esforço. O cliente que compre directamente onde viu.

    ResponderEliminar
  4. Foi o que eu fiz. Por acaso estava esgotado em quase todo o lado, e também não é recente. Mas à partida, consegui-o, e por um bom preço.
    Vamos ver se no fim a Leya não me diz também que afinal esgotou!

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!