
Todos os anos há novidades no que respeita à renovação da matrícula e, este ano, calhou, por conta do surto de sarampo, ter que requerer no Centro de Saúde um documento comprovativo do programa Nacional de Vacinação actualizado, até à data, o qual não pode ser substituído pelo Boletim de Vacinas.
Será que a informação que vem num e noutro não é a mesma? Ou, simplesmente, não sabem ler um boletim, e assim fica mais fácil com uma declaração do centro de saúde?
E, no fim, para que serve tudo isso se, de qualquer forma, as vacinas não são obrigatórias?
De que lhes vai servir essa informação?
Será que esperam, com a exigência deste documento, coagir, de alguma forma, os pais a vacinarem os filhos, com receio da não renovação da matrícula dos seus filhos, ou que venham a ser discriminados pela falta de vacinas?
Ou será que as escolas vão mesmo usar essa informação para diferenciar os alunos vacinados e não vacinados? Ou, eventualmente, responsabilizar estes últimos, ou os pais, pelo que possa acontecer na escola, relacionado com vacinas, ou falta delas?
É que se não se vão servir dessa informação para nada, e tendo em conta a não obrigatoriedade das vacinas, não percebo a necessidade de fazer os pais perder tempo com estas burocracias.
A mim já me valeu duas idas ao centro de saúde, uma falta ao trabalho para acompanhar a minha filha à primeira dose da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), que me disseram que estava em atraso (embora esteja anotado no boletim que poderia levar entre os 10 e os 13 inclusive), e sabe-se lá o que ainda virá.
Foi nisto que resultou o surto de sarampo dos últimos meses.
Também não percebo muito bem a razão de apresentar esses dados, se afinal não é obrigatório vacinar...
ResponderEliminarEm tempos, os miúdos levavam o boletim de vacinas para a escola e o DT verificava se as vacinas estavam em dia. Bastava isso.
ResponderEliminarAgora, não sei o que mudou mas se não é obrigatório vacinar os filhos, também não sei por que pedem o comprovativo.
Porque são completamente estúpidos, e muito mais estupido seria obrigar a vacinar....Aliás não se percebe porque razão os vacinados têm tanto medo dos desvacinados , as vacinas não funcionam é ? Negócios, é o que é e o das vacinas não é mais do que isso...estupidez!
ResponderEliminar