terça-feira, 8 de agosto de 2017

E agora, para que escola vai?

Resultado de imagem para ensino


 


A minha sobrinha vai, em Setembro, para o 10º ano.


Nos tempos do meu sobrinho, ele conseguiu vaga na escola aqui de Mafra que, para além de ser mais perto e acessível em termos de transportes, também era mais sossegada e com melhor ambiente para os alunos.


O meu irmão queria que a filha viesse para cá também. Só que, este ano, as vagas que há são para os alunos residentes em Mafra. Além disso, para o curso que ela escolheu, já estão preenchidas todas as vagas.


A entrar nesta escola, o que não é certo, terá que entrar num curso diferente daquele que quer, e só depois, se for possível, mudar para a sua escolha inicial, se houver desistências/ transferências.


Na área de residência dela, a escola está lotada, e não há vagas para mais alunos. Nem nas escolas dos arredores. A haver vagas, teria que ir para uma escola a cerca de 50 km de casa, e em zonas problemáticas, pautadas pela criminalidade.


Na situação dela, segundo consta, estão mais alunos que, neste momento, não se encontram inseridos em nenhuma turma, em nenhum curso específico, e com a sua vida escolar incerta, até que o governo decida que aqueles alunos têm que estudar seja onde for, e os coloquem onde bem entender.


Enquanto isso, é tempo perdido, e dinheiro gasto em livros para cursos provisórios.


Enquanto isso, outros alunos conseguiram, por meios menos lícitos, as desejadas vagas, levando a acreditar que mais vale enganar, para se conseguir o que quer, do que ser honesto, e levar uma nega.


 


É este o futuro do ensino em Portugal?

4 comentários:

  1. Pois, infelizmente é o país que temos! O problema é quando tentamos ser honestos e, ou nos "cortam as pernas" ou nos dão sugestões ilícitas! Eu explico: os meus filhos sempre estudaram no mesmo concelho onde moramos mas na freguesia junto à casa dos meus pais, pois ao final das aulas é para lá que vão. Sempre dei morada de minha casa. Este ano o mais velho vai para o 5º ano, para a escola sede do agrupamento onde já pertenciam, (agora fica entre a minha casa e a casa dos meus pais), solicitei ajuda para o transporte (passe) dei a minha morada, mas fui à junta de freguesia da minha mãe e solicitei 1 declaração na qual menciona que ela tem residência ali e que fica com os netos depois das aulas. Achei que seria suficiente. Não é! Como a morada de inscrição não coincide com a morada da declaração não podem dar esse apoio. Como com a minha morada pertence a outra escola/agrupamento eu teria de me deslocar a essa escola e solicitar uma declaração em como lá não existe vaga (o que não é verdade), ou então eu teria de deixar de ser encarregada de educação do meu filho e passar a ser a avó, para que as moradas coincidissem!!! Não se ouviu falar há uns dias sobre falcatruas nas moradas/encarregados de educação?! E mais, assim o meu filho apenas precisa de 1 passe enquanto que se for como eles dizem precisa de 2 diferentes!! Lá vou eu ter de desistir do apoio e pagar tudo! Isto porque nos dias que correm não vou deixar o meu filho de 9 anos sozinho em casa até às 20h! O meu marido não tem horários e eu trabalho noutro concelho, já tive de pedir ao meu patrão para passar a entrar às 9h30 para os conseguir deixar nas escolas, não posso sair mais cedo que as 18h30!! É mau ser-se honesto!Peço desculpa pelo testamento, mas fiquei a saber disto hoje ainda estou "furibunda"!

    ResponderEliminar
  2. Exactamente, Sofia!
    Há quem falsifique comprovativos de morada para conseguir o que quer. O meu irmão tem uma declaração da entidade patronal a dizer que trabalha no concelho de Mafra, e tanto eu como tia, como os avós moram em Mafra, mas a mudar o encarregado de educação para um de nós, nesta altura, não resulta. Teria que ter sido antes. Mas pior que isso, é nem na área de residência haver vaga, embora eles prefiram esta escola.
    É o que dá fecharem escola atrás de escola. Depois, com sorte, as escolas existentes ficam sobrelotadas, para não falar de todos os transtornos que causam aos alunos e pais, gastos desnecessários em deslocações, burocracias.
    Cada vez mais, o crime compensa, o que é uma vergonha!

    ResponderEliminar
  3. E com tudo isso as escolas privadas conseguem oferecer melhores condições, logo têm candidatos...

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!