terça-feira, 10 de outubro de 2017

Quando os próprios professores desincentivam os alunos

Resultado de imagem para ensino


 


Ao longo dos anos tenho vindo a desanimar-me com o ensino que temos nas escolas, visto pela óptica de uma mãe com uma filha a estudar.


O que aconteceu na passada sexta-feira, só me revolta ainda mais, e deixa-me triste. Em cada reunião de pais é-nos dito que devemos incentivar os nossos filhos, acompanhá-los neste percurso, fazê-los manter o interesse pelas disciplinas.


E os professores, não é suposto fazerem o mesmo? Não deveriam ser os primeiros a incentivar os seus alunos?


 


Pois não é isso que me parece que esta professora tenha feito. Na sexta-feira, a minha filha trazia anotado na caderneta 3 faltas, por não ter feito os TPC's. As primeiras duas faltas, confirmo. Já a terceira, considero totalmente injusta, porque a minha filha, embora tenha deixado alguns exercícios por fazer, porque não sabia, teve falta como se não tivesse feito a ficha. E, como ela, todos os que não fizeram a ficha completa, levaram falta.


 


Ora, isto é meio caminho andado (e confesso que me deu muita vontade de lhe dizer para o fazer) para os alunos não quererem saber dos TPC's porque, tanto fazendo aquilo que sabem, esforçando-se, ou não fazendo nada, o resultado é o mesmo!


Ou, então, também se pode dar o caso de preencherem tudo o que não sabem, com a primeira coisa que lhes vier à cabeça, só para terem tudo feito e não levarem falta.


 


É esse o objectivo?


É assim o ensino que temos hoje?


São estes os professores que temos nas escolas? 


 

7 comentários:

  1. Marta devias reportar esta situação ao Director de turma e se não fizer efeito escrever directamente ao Conselho de Administração.
    Também tive problemas na escola e meu pai entreviu, principalmente numa situação que toda a turma menos um aluno, estavam a ser prejudicados.
    Há bons professores, mas também há muitos maus que depois se reflecta na nota dos alunos.

    Numa próxima reunião de pais devias abordar este assunto.

    ResponderEliminar
  2. A situação que abordas é bem pertinente e infelizmente, real. Já lá vão uns anos mas passei duas ou três vezes pela mesma situação. Como desde cedo tenho "pêlo na benta", foram poucas as vezes que me calei nesse tipo de injustiças.
    Como é que podem querer alunos motivados se os professores são os primeiros a deitar abaixo? Claro que não é geral, mas é uma boa maioria.

    ResponderEliminar
  3. Acredita que naquele dia fiquei mesmo revoltada, ainda para mais porque eu própria tinha falado com a professora na véspera, para me enviar a ficha para o email pessoal da minha filha, por dificuldades em entrar no email da turma. Se fosse falta de interesse, nem sequer tinha tido essa preocupação.
    Ainda escrevi um email para enviar à directora de turma, mas deixei em rascunho, em banho-maria, sem saber se havia de enviar, ou deixar estar e ver se não se repetia.
    É a tal professora que já foi minha, e tenho receio de prejudicar mais a Inês.

    ResponderEliminar
  4. Na altura fiquei fula.
    Agora, até posso compreender que ao ver que as duas primeiras fichas não foram feitas, tenha assumido que não fez a terceira toda por preguiça. Mas a professora deve saber bem os alunos que tem (já é o 2º ano com eles), e distinguir os baldas dos que até se esforçam, evitando este tipo de atitudes.

    ResponderEliminar
  5. Eu compreendo o teu receio, mas este tipo de atitude não costuma mudar e prejudica a Inês e todos os alunos!
    Ou então falta primeiro com a professora para te explicar o seu método de marcação de faltas.
    O meu pai por motivos profissionais era raro ir ás reuniões, mas quando havia um assunto sério ia ou escrevia, a minha professora de português bem ficou lixada, mas estava a prejudicar a turma toda e as coisas melhoram.

    ResponderEliminar
  6. O ensino está cada vez pior!
    Ainda hoje soube de um caso em que o professor de ciências dá as aulas com apresentações sucessivas de powerpoint! Uma seca para crianças com 11\12 anos! Eles adormecem nas aulas, não podem beber água, e dúvidas só no final de cada aula!
    É assim que se ensina?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. A minha filha chegou a ter as maratonas de escrita, a história, nas aulas de 90 minutos!
    Esta dita professora de português, enviou esta semana 2 fichas (7 páginas no total) para fazer até ao final da semana, e achando que era pouco, ainda enviou mais trabalhos ontem. A juntar a isto, os TPC's de outras disciplinas, e os testes que tem, podemos já ver o filme todo.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!