
A dúvida, a incerteza e o desconhecimento, corroem mais que uma verdade dolorosa.
Com a verdade, é como se levássemos com uma onda que nos atira ao chão e nos encharca mas, depois, volta ao mar, e nós levantamo-nos e recuperamos.
Com a dúvida e a incerteza, a nossa mente perde o rumo, ficamos sem reacção, e deixamo-nos enrolar pela onda, que tanto nos pode trazer de volta, como levar-nos de vez mar dentro.
Com a verdade, sabemos com o que contamos, e quando chega a altura de seguir o caminho apoiados somente nos nossos pés.
Com o desconhecimento, não recebemos aviso prévio, e foge-nos o chão por debaixo dos pés, sem perceber muito bem como nos erguer de novo, e onde nos apoiar.
Com a verdade, sabemos que nos podemos atirar, que vão lá estar para nos segurar, ou que não o podemos fazer, porque nos vamos, com toda a certeza, magoar.
Com uma crescente confiança, acreditamos que aqueles braços irão segurar-nos para sempre, tal como os nossos o fazem.
De repente, quando pensamos que estamos seguros, e que o perigo já passou eis que, simplesmente, nos atiram ao chão, como se atira para o lixo algo que se usou quando era mais conveniente, mas já não faz falta, ou já não serve mais. Só não sabemos o porquê...
E a dúvida, a incerteza e o desconhecimento, perseguir-nos-ão sempre, não deixando a ferida cicatrizar como gostaríamos, achando que haverá, quem sabe, alguma explicação lógica que não estamos a conseguir ver no momento.
A dúvida, coloca a nossa vida em "banho-maria", enquanto que a verdade, por mais dolorosa que seja, nos leva a seguir com a nossa vida...Ainda que o golpe seja mais fundo, e continue a deixar a sua marca...
Explicaste muito bem o porquê de ser sempre preferível a verdade! Concordo plenamente com isto.
ResponderEliminarCynthia
http://fleshunderplastic.blogspot.pt/
Este texto escrito por ti, sinto-o como tão meu!
ResponderEliminarSinto isso principalmente por questões de saúde...vou ao limite da dúvida e da incerteza, fico nervoso, ansioso e tudo mais que possas imaginar! A incerteza corrói por dentro tanto ou mais que a verdade malvada!
Beijinho grande.
Suspirei ao ler este seu post.
ResponderEliminarÉ uma angústia enorme quando a incerteza nos assola.
A verdade, seja em que contexto for, dói, magoa, arrasa, mas há sempre o poder, a força de (re)agir e seguir.
É mesmo.
ResponderEliminarA verdade custa, mas faz nascer em nós uma força de vencer e dar a volta. A incerteza prende-nos, não nos deixa mover, e vai-nos moendo aos poucos.
A verdade é como uma bofetada que nos dão. Dói, mas depois passa.
ResponderEliminarA dúvida não nos atinge directamente, mas faz questão de estar ali ao redor, a exercer pressão psicológica.
A incerteza é como uma erva daninha - começa por ser uma sementinha, mas vai invadindo o espaço. Não provoca directamente estragos, nem ataca a outra planta, mas também não a deixa desenvolver e crescer.
ResponderEliminar