- Os que entram mudos e saem calados (basicamente o meu caso) - as minhas dúvidas acabam por ser esclarecidas através das questões dos outros pais, por isso, digo boa tarde, passo e assino o que há para anotar e assinar, peço a declaração de presença e despeço-me.
- Os colocam questões pertinentes e úteis - são poucos, mas existem
- Os que fazem aquele ar surpreendido quando ficam a saber que os filhos não são tão santos como pensam - uma vez uma mãe perguntou à professora se o filho era um dos alunos que tinha ROND (registo ocorrência natureza disciplinar) e a professora disse que o filho era dos que tinha mais
- Os que criticam os filhos e os deitam ainda mais abaixo
- Os que, pelo contrário, gabam os filhos o mais que podem - uma vez uma mãe andava à procura do trabalho do filho, para se sentar na cadeira respectiva, e a professora indicou-lhe o lugar errado. A mãe virou-se para mim e disse logo, naquele tom depreciativo "eu vi logo, a minha filha não faz estes desenhos". A mesma mãe, a propósito de um livro que saiu, e do qual outra mãe falou, fez questão de informar os presentes que a capa era da autoria da filha.
- Os que aproveitam para fazer queixinhas dos colegas dos filhos
- Os que quase contam a vida toda na reunião, com direito a drama e muitas lágrimas para reforçar a ideia - já aconteceu numa das reuniões
- Os que vão à reunião mas aproveitam para falar de tudo menos do que ali se está a discutir
- Os pais que também são professores, e acabam por dar umas quantas sentenças e meter-se no trabalho e na reunião da colega
- Os que entram tarde e saem cedo
- Os que nem sequer aparecem
Querem acrescentar mais algum? Estejam à vontade!
...e aqueles que não vemos a cara nunca e depois quando o caso fica mal parado, se quando a turma transita de um ano para o outro, começamos a ver que são mais pais nas reuniões.
ResponderEliminaros que vão os 2 (mãe e pai) e começam a discutir e aquilo que se passa em casa....
ResponderEliminarJá estive presente numa assim....
E os que vão para lá criticar os professores :)
ResponderEliminarSim, também há esses
ResponderEliminarA minha mãe nunca abria a boca, felizmente nunca teve motivos para, pois as dúvidas ficavam sempre esclarecidas com as perguntas dos outros pais! Depois também nunca lhe dei muitos problemas!
ResponderEliminarBeijinho.
Tal e qual.
ResponderEliminarE os pais professores, muitas vezes, são dos piores. Tudo fazem (ou tentam) para que a reunião não decorra como o esperado.
Ahah! É bem isso! Eu pertenço ao primeiro grupo também
ResponderEliminar