segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

O misterioso desaparecimento dos talheres na escola

Imagem relacionada


 


 


Na escola onde a minha filha anda, implementaram agora novas regras no refeitório, nomeadamente, no que diz respeito ao uso dos talheres.


Segundo as novas normas, apenas os alunos que compram as suas refeições na escola têm direito ao uso dos talheres da escola. Quem levar as refeições de casa, tem que levar a sua loiça e respectivos talheres, que a escola deixa de facultar.


 


E isto porquê?


Porque, só no primeiro período, já desapareceram da escola cerca de 300 talheres!


 


E a culpa é de quem?


Tendo em conta esta medida, a escola presume que os "ladrões de talheres" são apenas aqueles que levam a comida de casa, e almoçam na escola, pedindo emprestados os talheres. Não coloca, em momento algum, a hipótese de que quem paga as refeições também pode não estar inocente.


 


Segundo a professora, alguns acabam por ser encontrados pela escola, por vezes no chão, nos caixotes do lixo. Mas a maioria são um caso perdido, e a escola não tem dinheiro para compensar tamanho roubo com a compra de novas centenas de talheres.


 


O uso dos microondas também foi alterado.


Agora, deixa de haver uma funcionária disponível, com a exclusiva missão, na hora de almoço, de aquecer os almoços aos alunos, para terem eles próprios que o fazer, e responsabilizar-se pela sua utilização e eventuais estragos.

5 comentários:

  1. Desaparecer 300 talheres é obra!
    É injusto para alunos, mas compreendo.
    O micro-ondas é que vai ficar num lindo estado...

    ResponderEliminar
  2. E nem é colocada a hipótese da existência de um ou mais grupos capazes de destruir o património escolar? Normalmente, atendendo ao número, trata-se de uma "diversão" de "delinquentes".
    Pelo menos, é a 1.ª vez que ouço falar de um micro-ondas disponível para os alunos. No nosso caso, por onde tenho passado, temos de ser nós a comprá-lo. Mas… quando avariar responsabilizam aquele que o usou quando avariou?

    ResponderEliminar
  3. Sim, não acredito que este número tão elevado de talheres desaparecidos se deva ao esquecimento de alguns que, sem querer, levam para casa. Mas a escola é que manda.
    Aqui nesta escola os alunos podem levar a marmita de casa com o almoço, e almoçar no refeitório mas, até agora, entregavam à auxiliar que lhes aquecia o almoço, numa casinha onde estavam os microondas. Agora, estão cá fora no refeitório, para os alunos aquecerem as suas refeições, ficando responsáveis pelo uso.
    Acho que se avariar por falha do aluno, que utilizou mal, a culpa será imputada a ele. Como conseguem distinguir se foi mesmo o aluno que estragou, ou se foi desgaste, já não sei.

    ResponderEliminar
  4. Acho que quem anda a desaparecer com eles é alguém que o faz de propósito, e não por esquecimento. Tanto assim é que aparecem no caixote do lixo.
    Em relação aos microondas, vai ser mais complicado para os miúdos do 5º ano, mas eles aprendem facilmente.

    ResponderEliminar
  5. Além de aqueles que têm vindo a danificar os talheres, têm agora um novo estímulo...

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!