segunda-feira, 29 de abril de 2019

Como a Netflix aboliu a hegemonia das produções americanas

Imagem relacionada


 


E me fez encarar outras produções, com outros olhos.


 


Preconceito, ou hábito, a verdade é que sempre estive tão habituada a ver filmes e séries americanas que, se me sugerissem, por exemplo, um filme francês, ou alemão, torceria o nariz e poria de parte, ainda que pudesse ser bom. Penso que só vi, ainda em pequena, uma série italiana. Mais nada.


 


No entanto, desde que tenho Netflix, que dei por mim a assistir a diversas séries e filmes espanhóis, colombianos, mexicanos. Já vi também uma série sueca, e um filme norueguês. 


Acho que, quando me surge uma produção americana, até estranho, porque acaba por não ser a regra nas minhas escolhas.


 


Por exemplo, a série que a Netflix irá produzir "Cem Anos de Solidão", baseada na obra-prima do colombiano Gabriel Garcia Márquez, para além de outras questões, só agora seguirá adiante porque o autor queria que, se algum dia isso acontecesse, fosse falada em espanhol, e os herdeiros sentem que, só agora, está aberto esse caminho para a aceitação de produções noutra língua que não o inglês.


 


Nesse aspecto, a Netflix tem o mérito de ter revolucionado a forma como eu e, provavelmente, mais pessoas, começaram a receber, aceitar e apreciar produções diferentes, diversificadas e em vários idiomas, sem aquele preconceito e rejeição habitual.  


 


 

6 comentários:

  1. Eu estou viciada em Netflix foi o melhor que fiz até hoje.
    Já vi o The Crown, Narcos sobre Pablo Escobar, Quicksand (serie sueca), As telefonistas (estou a terminar) e já estou a pensar em ver as Costureiras!
    Vale bem a pena o dinheiro que a malta paga... vemos quando e onde quisermos e não temos de estar pendentes dos horários da TV

    ResponderEliminar
  2. Eu agora ando a alternar entre Absentia, no AXN, The Enemy Within, na Fox, e alguns filmes e séries na Netflix.
    É dinheiro bem gasto.

    ResponderEliminar
  3. Eu fiquei mesmo vidrada na netflix... de inicio achava aquilo um desperdicio de dinheiro com TV cabo em casa para quê? Até que comecei a ver o The Crown e agora não largo aquilo... só o facto de poder ver quando quero é relaxante!

    ResponderEliminar
  4. Essa é uma das vantagens: ver quando se quer, a quantidade de episódios que se quer. Nós temos os TVcines, mas agora raramente lá vamos ver o que há.
    E apesar de gravar as séries noutros canais, se for em muita quantidade, com o tempo, os episódios vão sendo automaticamente apagados.
    Mas nunca pensei gostar de ver séries ou filmes noutras línguas que não o inglês, e a netflix abriu-me os horizontes.

    ResponderEliminar
  5. Muito se diz da Netfix, que não tenho.
    Gosto de filmes espanhóis, italianos e franceses.
    Não sou pessoa de estar sentada no sofá ( só às vezes) a ver filmes, mas quando me dá na cabeça para ver, só se for um dvd.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Eu estou tão habituada à Netflix que ainda ontem estava o meu marido a procurar filmes nos TVcines e, às tantas, eu vejo um que me agrada e digo "tenho que adicionar depois à minha lista". Só depois percebi que ali não dá para fazer isso!

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!