
Já aqui confessei que sou muito curiosa e batoteira e, muitas vezes, espreito o final dos livros para saber como acabam as histórias, sem que isso me faça pô-lo de parte e deixar de o ler, por já saber de antemão como vai terminar.
Pelo contrário, na maioria das vezes aguça-me o apetite para ler tudo e perceber como chegou àquele culminar. Até porque, já me aconteceu, ao não seguir a história, não perceber muito bem, ou interpretar de forma errada as últimas cenas, e só na leitura que faço em seguida, encontro o sentido.
Mas, e quando um livro desvenda, ele próprio, o mistério nas primeiras páginas?
Será que nos leva a perder o interesse na história?
Aconteceu-me com a minha última leitura e, confesso, coloquei de parte o livro por alguns dias, porque já sabia o segredo, e já tinha percebido onde a história iria chegar.
Ainda assim, retomei a leitura uns dias depois, e terminei-a com nota positiva. Claro que o principal já se sabia e, logo aí, não houve grande volta a dar, nem grandes surpresas, mas não dei por desperdiçado o tempo que lhe dediquei, ou o dinheiro que gastei, como pensei logo no início.
E por aí, já vos aconteceu?
Quando assim é, continuam a ler, ou colocam de parte e passam ao próximo?
Às vezes espreito o fim. Houve um que resisti até a última linha. Foi Crônica de uma morte anunciada. Acho que perdia a emoção. Um bom dia para ti Marta.
ResponderEliminarQuando espreitamos o final, no final, há todo um desenrolar que levou até ali. Quando já sabemos o segredo, e como é que história vai terminar, ainda antes de chegar a meio do livro, o que poderá haver de surpreendente nas páginas seguintes?
ResponderEliminarUm bom dia, apesar do mau tempo
Oh Marta, também sou muito curiosa e gosto de "cuscar" o final, mas não o deixo de parte, aguça-me mais para continuar a ler.
ResponderEliminarQuanto aos livros em que a história é desvendada logo no início, não me lembro de ter lido algum assim ....
Feliz Dia!