quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Compeed versus Zovirax no combate ao herpes labial

Resultado de imagem para compeed herpes


Quem sofre deste mal sabe o quanto o herpes labial pode ser incómodo, doloroso e inestético, fazendo-nos querer livrar dele o mais depressa possível.


Eu já tive crises mais recorrentes. De há uns tempos para cá, o herpes não tem aparecido com tanta frequência mas, volta e meia, lá dá um ar da sua (des)graça.


 


 


Desde sempre, me lembro de usar os pensos Compeed.


Tapam a ferida, que assim fica mais isolada.


São transparentes, pelo que quase nem se dá por eles.


E vão tratando do herpes, evitando o seu alastramento e ajudando no seu desaparecimento.


Resultado de imagem para zovirax herpes labial


Mas, das últimas vezes, tenho optado por utilizar o Zovirax. 


É certo que, ao invés de disfarçar o problema, o faz sobressair mais, porque o creme, mais concentrado ou mais espalhado, fica visível.


No entanto, parece-me mais eficaz, e num menor espaço de tempo, ajudando a cicatrizar mais rapidamente.


É ideal para se usar quando estamos em casa, podendo assim, para quem não quer sair à rua com a boca untada, funcionar como complemento do penso.


 


 


E por aí, o que costumam usar?

10 comentários:

  1. De vez em quando sou brindada com a irritante bolhinha no lábio. Já experimentei muita coisa, e o que tem funcionado melhor comigo é o creme Aciclovir Ratiopharm, que se vende em doses de 2g, bastante económicas. É branco, mas depois da aplicação, faço uma pequena massagem e é totalmente absorvido pela pele 🙂

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia.
    E em termos de custo? É mais ou menos o mesmo valor dos outros?

    ResponderEliminar
  3. Depende da farmácia, o preço anda à volta de €1.80. Também existe em doses de 10g, mas eu compro sempre a mais pequena, porque chega perfeitamente para um episódio, e estes cremes têm pouca duração depois de abertos.

    ResponderEliminar
  4. Hei-de ver quanto tem o Zovirax, mas paguei quase 10 euros por ele, e o Compeed também anda à volta disso.
    O que vale é que o Zovirax vai dando para a família toda!

    ResponderEliminar
  5. Por aqui sofre-se do mesmo mal. É horrível, odeio e este ano, depois de uns anos com menos frequência, está em grande. O que mais gosto de utilizar para "combater" o bicho são os adesivos sempre, sejam Compeed sejam Zovirax, mas acho os primeiros bastante mais eficazes. A pomada só utilizo durante a noite.

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa só se usa zovirax. Experimentei o compeed e foi muito mau porque o adesivo ficava colado a ferida e quando levantava o adesivo vinha crostas de ferida juntamente... muito doloroso...

    ResponderEliminar
  7. Eu reparei, com a utilização contínua, que o penso é útil para evitar andarmos lá a mexer ou tocar sem querer, para evitar que, por exemplo, a comida entre em contacto com a ferida, e em termos estéticos, por ser quase invisível, resulta melhor.
    Mas depois, acabava por a ferida ficar ali abafada, muitas vezes criava uma bolha de água por baixo do penso e, quando já existe crosta, deixa de funcionar.
    O Zovirax actua muito mais rapidamente e noto que é mais eficaz, num curto espaço de tempo.

    ResponderEliminar
  8. Também cheguei a alternar os dois métodos dessa forma: penso durante o dia, enquanto estava a trabalhar ou na rua, creme à noite, que ninguém vê.
    Mas notei que, para além da protecção e efeito estético, não noto que os pensos, de facto, ajudem a combater ou cicatrizar o herpes.
    Já o Zovirax, mostra resultados em pouco tempo.

    ResponderEliminar
  9. Marta, o seu blog é muito interessante e não leve a mal o que vou dizer, mas como profissional de saúde tenho o dever de informar que COMPEED não é um tratamento, é apenas um penso que cobre as vesículas (bolhas) ou as feridas. Só protege, não tem nenhum medicamento. O seu benefício é dar conforto à pessoa enquanto o herpes cicatriza por si só. O mesmo penso pode ser colocado nos calos dos pés, ou na bolha feita por um sapato novo... Não é um medicamento.

    O ZOVIRAX é um medicamento antiviral, pelo que esse sim, tem efeito de tratamento.

    É muito importante quando se tem um canal em que se divulgam coisas que podem levar a desinformação na área da saúde. Se quiser verificar a informação consulte o site do Infarmed ou leia atentamente a informação dos próprios fabricantes de cada um dos produtos. DC, PhD.

    ResponderEliminar
  10. Grata pelo esclarecimento.
    Na verdade, o que nos dizem na farmácia é que o Compeed é eficaz no "tratamento" da herpes.
    Por outro lado, a própria informação existente sobre os ditos pensos aponta nesse sentido:
    "Os pensos COMPEED® Tratamento da lesão do herpes labial contêm tecnologia hidrocoloide gel ativo, desenvolvida para cicatrizar rapidamente lesões do herpes labial. Está comprovado que os pensos Compeed® Tratamento da lesão do herpes labial não só promovem uma cicatrização mais rápida, como também aliviam a dor. Ficou demonstrado que são um tratamento eficaz do herpes labial, proporcionando ao mesmo tempo importantes vantagens adicionais imediatos, tais como a redução da contaminação e tornar a lesão menos visível
    Os pensos Compeed® Tratamento da lesão do herpes labial criam um escudo protetor sobre a ferida, evitam que entre em contacto com alimentos ácidos ou bebidas como sumo ou vinagre, que pode irritar a lesão descoberta."
    Pessoalmente, tenho optado nos últimos anos pela pomada Zovirax.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!