segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Detesto chuva!

Resultado de imagem para chuva


 


Que belo Verão de S. Martinho aqui está. A chuva não dá tréguas.


E eu detesto chuva.


 


São as janelas que não se podem abrir. É o chão da entrada que está sempre molhado, por conta de guarda-chuvas e casacos a pingar.


É a roupa que não se pode estender, e tem que secar na máquina.


 


É não poder andar na rua à vontade, sem levar com chuva. É o calçado que não está preparado para grandes chuvadas. As calçadas estragadas que acumulam poças de água e não sabemos onde pôr os pés. E o vento, que vem sempre a acompanhar.


Detesto chuva.


 


Principalmente, quando chove mesmo nos momentos em que temos que ir à rua. Quando chove sem parar, e sem dar sinal de querer parar.  


Quando temos que andar de guarda-chuva, e ainda esperar que os carros passem, para depois passarmos nós, porque não há espaço, ou porque nos arriscamos a um banho extra.


 


Detesto chuva


Sobretudo, quando sentimos que quase não conseguimos respirar.


E quando vem o nevoeiro, que ainda torna o ambiente mais pesado.


Detesto chuva, quando me deixa de mau humor, e me leva as boas energias com ela.


 


Gosto de chuva... quando estou em casa, à noite.


Quando sei que não tenho que sair para a rua.


Quando sei que vem um aguaceiro mas, depois, dali a pouco, o sol volta a aparecer e a dar tréguas.


 


Mas hoje, agora, não.


Estou com a neura, por conta dela.


E só me apetece mandá-la a um sítio que eu cá sei!


 


Já vos disse que detesto chuva?!


Nem sempre, mas hoje sim!


 

26 comentários:

  1. Destesto chuva, mas adoro água, destesto chuva, mas gosto de ver chover, detesto chuva, mas os rios são lindos, destesto chuva, mas não nada melhor do ter lagos no Verão, detesto chuva porque quando chove, não sei porquê, mas há condutores que teimam em levar as luzes apagadas, devem de ver bem, esquecem quem há quem veja mal e mesmo os que , como eles conseguem ver, eles não são visíveis.
    Detesto chuva sim, mas só aquela que me molha, egoísta eu? Sim.

    ResponderEliminar
  2. Sim, todos nós somos um pouco egoístas em vários aspectos, nomeadamente, no que respeita ao clima. Há quem adore calor, e quem o deteste. Há quem adore o inverno, e não queira que o verão chegue.
    Há aqueles que num dia se queixam que a chuva faz falta e, no dia seguinte, já a esteja a amaldiçoar porque já é demais.
    Há aqueles que vêem as suas casas inundadas pelas chuvas intensas, pelos rios que transbordam. Mas é um pormenor, porque afinal, a água faz falta.
    Há os que não gostam de conduzir com chuva, mas têm que levar com ela. Problema deles. Vão a pé, ou de transportes, porque temos mais é que agradecer a água.
    Mais perto do que imaginamos, estaremos a implorar pelos dias em que ficávamos chateados com a chuva, quando ela decidir não aparecer mais, e a água começar a ficar ainda mais escassa.
    Felizmente, por muito que gostemos ou queiramos alguma coisa, nesta matéria, não temos poder nenhum, nem a natureza nos faz as vontades, cede aos nossos desejos, ou atende aos nossos caprichos.

    ResponderEliminar
  3. Há duas semanas que chove todos os dias! Tenho a roupa encharcada e já não tenho cuecas.

    ResponderEliminar

  4. Oh Sofia, isso é muito egoísta da tua parte! Não sabes como a chuva faz tanta falta!
    Cuecas há muitas e, na falta, anda-se sem elas!

    ResponderEliminar
  5. A mim o que me tem valido é a máquina de secar roupa. No final do mês, é ver a conta da electricidade a disparar.

    ResponderEliminar
  6. ÓPTIMO! Agora só falta fazer um cruzado de pernas discreto num qualquer café ou restaurante.

    ResponderEliminar
  7. Você detesta uma coisa fundamental para a vida de todos nós. É bom que fique gravado na sua mente para todo o sempre que a chuva é fundamental á vida dos seres vivos, á agricultura e ao planeta. A chuva merece ser amada por todos nós, ou melhor dizendo, por VOCÊ.

    ResponderEliminar
  8. A continuar a chuva, é bem provável que também se comece a ficar sem calças para vestir, e tenha que se recorrer às saias!

    ResponderEliminar
  9. O facto de eu compreender que a chuva faz falta e é fundamental para a nossa vida, não significa que eu seja obrigada a amá-la. Eu chamar-lhe-ia, muitas vezes, um mal necessário.
    Muita gente não gosta dela e preferia o sol mas, a chuva faz falta.
    Prefiro ser egoísta, do que ser hipócrita ao ponto de dizer que fico feliz de cada vez que ela vem.

    ResponderEliminar
  10. Isto está cada vez MELHOR!

    ps: não levem a mal, estou só a brincar, mas com todo o respeito.

    ResponderEliminar
  11. Da minha parte, levei mesmo para a brincadeira
    Ao menos a chuva já serviu para nos rirmos um pouco!

    ResponderEliminar
  12. Eu sou team Inverno e prefiro o frio e a chuva ao sol e calor. Sou daquelas q, se pudesse, decidia nunca ter verão na vida. Maaaas... admito que é chato para andar com os miúdos na rua. Para estender a roupa (desde que estes dias começou a chover non stop, tenho secado a rua no estendal de casa com o desumidificador). Vento detesto. Mas chuva e nevoeiro gosto. Mesmo quando ando na rua. Claro que é chato passar o dia com a roupa molhada... mas acho tão libertador andar à chuva e sentir aquele friozinho gelado nas bochechas.

    ResponderEliminar
  13. Agora a sério.
    Eu penso mais ou menos como a Marta.
    Sei que a chuva é fundamental à vida; assim como o sol e todos os elementos que nos rodeiam.
    Só fico chateado, quando "ela" me cai nas costas, ou quando provoca mortes e estragos consideráveis. Mas isso são contingências da vida para o qual temos que estar preparados, e eu, apesar de não gostar, já me habituei a ter que conviver com estas situações e a respeitá-las.
    Aliás, aprendi com um padre amigo, uma frase que se todos tentássemos seguir, talvez não custasse tanto a enfrentar aqueles dias mais tristonhos.
    Cá vai ela: Hoje estou feliz, porque está um BELO dia de Inverno...
    Eu até concordo! mas no Verão, fico MUIIIIIIITO mais feliz.

    ResponderEliminar
  14. Cada pessoa tem a sua forma de encarar a chuva, até mesmo dependendo da ocasião.
    No meu caso, só mesmo as obrigações me fazem andar à chuva. Por gosto, nem tanto.
    Há pessoas que ficam mais animadas com ela, outras que vêem o seu humor e energia baixar.
    Eu sou, decididamente, do team verão, calor, sol. Mas com peso e medida.
    Houve uma altura em que, aqui na zona, tivemos um ou dois meses de sol e, confesso, senti falta de umas nuvens no céu e de uma chuva, para balançar!
    Há comunidades para as quais a chuva traz imensos benefícios, e outras que prejudica.
    Há agricultores a agradecer quando caem as primeiras chuvas, que tanta falta fazem mas, tempos depois, a amaldiçoá-la, porque já é demais e está a estragar as mesmas plantações que antes precisavam.
    Há chuvas inofensivas, das quais não gostamos por interesse próprio e fútil, e outras que desalojam e matam pessoas, que provocam acidentes e tragédias que ninguém gostaria ou quereria.

    ResponderEliminar
  15. Haja alguém que me compreenda
    Não é algo no qual possamos mandar, ou sobre o qual decidir. Nem quero imaginar o que seria se assim fosse, cada um a puxar a brasa à sua sardinha. A esta hora já S. Pedro estaria internado no Júlio de Matos.
    É algo que está para além de nós, mas que nos afecta das mais variadas maneiras, e nem sempre conseguimos ver o lado positivo que, efectivamente, tem.

    ResponderEliminar

  16. A melhor maneira de passar pelas estações, independentemente de gostarmos mais ou menos, é não ....... pensar nelas!
    Porque quando nós começamos a desejar: epá nunca mais vem o verão; aí e tal a primavera é que é... eu gosto é desta e outro gosta daquela.... etc, etc., o tempo passa por nós num instante. Quando damos por ela, já passou um ano e depois outro e outro.... e a vida passa por nós num instante.
    O melhor conselho que posso deixar, é: vivam um dia de cada vez e independentemente das circunstâncias, tentem ser felizes porque amanhã há mais.

    ResponderEliminar
  17. Marta,

    eu ao invés adoro chuva.
    Mesmo com 15 dias seguidinhos a apanhar azeitona... à chuva.

    ResponderEliminar

  18. Credo, 15 dias seguidos a chover nem quero imaginar.
    Acho que mesmo sem ter que ir trabalhar ficava deprimida :)
    Eu preciso do sol!

    ResponderEliminar
  19. Aqui não chove há apenas muito vento!
    Eu prefiro a chuva ao vento e ao nevoeiro!

    ResponderEliminar
  20. Adoro a chuva! Adoro vê-la da minha janela! Adoro ouvir os seus sons, no alcatrão, nos telhados e na terra! Adoro calçar as botas de borracha e saltar nas poças de água que a chuva deixou! Adoro saber que a chuva trás vida aos solos, aos charcos, aos lagos e aos rios! Adoro a chuva que faz brotar os cogumelos, brilhar as plantas e sorrir as alfaces! Adoro a chuva que cria erva para os animais que gosto de comer! Porque ainda como animais e plantas que precisam de água para crescerem! Adoro o cheirinho a terra molhada! Adoro o ar puro que fica depois de a chuva obrigar as partículas em suspensão, a cair na terra e transformarem-se em alimento para as larvas. Adoro a chuva que afasta o frio! Porque para me abrigar da chuva, basta-me o seu guarda. Para o frio tenho de usar imensas peças de roupa para me proteger. Não gosto do frio mas adoro a chuva!

    ResponderEliminar
  21. Eu também. Mas todos fazem falta! O frio, a chuva, o Sol, o nevoeiro, o vento e o calor!

    ResponderEliminar
  22. Posso não ser muito apreciadora da chuva, mas adorei este comentário!
    Muito bom mesmo
    Também sofro com o frio, e é por isso que me dou melhor com o verão do que com o inverno.
    O problema é que, aqui onde vivo, por norma, vem tudo junto: chuva, vento e frio.

    ResponderEliminar
  23. Compreendo-te perfeitamente e concordo contigo em todos os aspectos,sou tal e igual como tu em relação a esse tema!!

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!