segunda-feira, 12 de outubro de 2020

Segredos, guerrinhas e mexericos

Ecos das Lutas: Sobre futricas e mexericos...


 


Gosto cada vez menos de conversas que começam com um "vou-te contar isto mas é para ficar entre nós".


Algumas pessoas, dizem-no sem essa real intenção, mas com o objectivo oposto, de ver a informação ser espalhada.


E as que realmente querem guardar segredo, não devem andar a falar com esta e aquela pessoa, com a desculpa de que confiam que essa pessoa vai guardar esse segredo. Pode guardar, é verdade. Mas também pode não o fazer. 


 


Pior ainda quando, essa pessoa que pediu para guardar segredo não foi capaz, ela própria, de o fazer, e depois exige isso das outras a quem "passou a bola".


O que é que resulta daqui?


Mexericos. Acusações. Intrigas.


Muitas vezes, são informações postas a circular, para criar guerrinhas e, no fim, é apanhado no meio quem não tem nada a ver com isso.


 


Por isso, o melhor a fazer, quando vêm com esse tipo de conversa, é cortar. Não deixar nem a pessoa começar. Se é segredo, que o guarde consigo.


 


 

9 comentários:

  1. Um tema que também não é ensinado nem explicado a quem cresce... são questões morais que todos deveríamos aprender a lidar da melhor forma!!!
    Beijinhos! Uma boa semana!!!

    ResponderEliminar
  2. Até porque se é segredo não se pode contar … deixa de ser segredo.

    ResponderEliminar
  3. É estúpido!
    Fulano tal conta um segredo a outro que, por sua a vez, conta a outro e pede segredo, e por aí fora. Quando vemos, já o dito segredo passou por mais de uma dúzia de pessoas!

    ResponderEliminar
  4. É um tema interessante e mais complexo do que parece.
    Alguém tem um segredo que não quer que ninguém saiba mas, por norma, a primeira coisa que faz é contá-lo! A um familiar, a um amigo. Porque tem confiança na pessoa e sabe que ela não contará a ninguém. Mas, o que levou esse alguém a partilhá-lo? O que leva a contar a outro? Será o facto que não querer ter esse peso só nos seus ombros e, assim, dividi-lo com alguém. Ou não conseguirá, ela própria, esconder esse segredo?
    E quem o ouve, tem o dever de o guardar mas, e se for demais para ele também?

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde, Marta! Que grande verdade. Se todos bloqueassem esse tipo de atitude, o mundo era muito melhor. Há pessoas que o seu entretém é "pedir para guardar segredo" daquilo que, originalmente, não deviam dizer, nem ter alimentado quando o ouviram. Mesmo porque "quem ouve um conto, acrescenta.lhe um ponto" e há sempre duas versões da história. Qual delas a verdadeira é a questão. Mas, na realidade a verdade não interessa, o que interessa é não alimentar o boato, nem permitir o falatório como forma de poder sobre os outros, de humilhação e até segregação. Uma boa semana! Desculpe ter comentado, mas este tema diz-me bastante.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde!
    Não tem que pedir desculpa. Eu é que agradeço a visita e o comentário.
    Existem pessoas a quem pedir para "guardar segredo" é o mesmo que dizer "abra a boca para o mundo"!

    ResponderEliminar
  7. Fazes muito bem, não dar conversa. A minha mãe gosta muito de mexericos, então no ourtro dia virei-me para ela ao telefone que tinha uma coisa para lhe contar e ela toda entusiamada a ouvir, eu disse hoje é dia... quarta feira.

    ResponderEliminar
  8. Olá.
    Pode-se dizer que é politicamente incorreto falar da vida dos outros ou mesmo prestar demasiada atenção ao quotidiano alheio.
    Mas atire a primeira pedra quem nunca o fez pelo menos uma vez na vida...vivemos em sociedade e por isso, é automático este tipo de comportamento.
    Quem vive em apartamentos, tem maior probabilidade de cair nesta "tentação". É o vizinho da frente que está a discutir com a esposa e lá vamos nós baixar o som à tv para ouvir melhor a discussão.
    É a vizinha de cima que espera o marido para o trabalho para chamar o canalizador quase todos os dias... são muitos canos entupidos!
    E nós, vamos fingindo não perceber nada. Não porque somos bem "educados" mas sim, porque não queremos que a situação mude...
    Não. Não é loucura da nossa mente. Apenas somos o que somos...

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!