quinta-feira, 8 de julho de 2021

Centro de Interpretação da Vila de Mafra na Quinta da Raposa

IMG_20210628_135248.jpg


 


"A quinta tem uma história complexa e multifacetada.


Foi comprada pelo Barão do Resgate ainda no século XIX e depois transformou-se em Viveiro Nacional de Mafra, na época do combate à filoxera.


Sucederam-se os arrendatários até 1954, ano em que o conjunto foi adquirido e transformado em Seminário de S. Vicente de Paulo. 


Finda a ocupação religiosa, o edifício foi adaptado a Escola Preparatória e Secundária de Mafra, que funcionou até 1990, data em que foi adquirido pela Câmara Municipal de Mafra.


O espaço multifuncional albergou a CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, e alberga outros serviços cedidos a entidades exteriores, como a USEMA – Universidade Sénior de Mafra e Conservatório de Música de Mafra.


Integra, ainda, a Casa da Música Francisco Alves Gato, auditório que recebe variados espetáculos musicais."


 


Recentemente, serviu de laboratório para realização de testes Covid-19.


E, agora, é também na Quinta da Raposa que se encontra o Centro de Interpretação da Vila de Mafra e Centro de Interpretação das Linhas de Torres.


 


 


IMG_20210628_125049.jpg


 


Foi inaugurado no passado dia 26 de junho, na presença do presidente da Câmara Municipal de Mafra, e com as palavras do professor Manuel Gandra, perante uma pequena plateia que se encontrava no exterior, à espera do aguardado momento da visita.


 


 


IMG_20210628_135332.jpg


 


Será, certamente, mais um ponto obrigatório, para quem visita a vila de Mafra.


 


 


 

6 comentários:

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!