terça-feira, 23 de agosto de 2022

Opinamos mais quando discordamos, ou quando concordamos com algo?

opiniones.png


 


Longe vão os tempos em que não se podia dizer aquilo que se pensava, com medo de represálias.


Desde então, as pessoas passaram a ser livres para dar a sua opinião sobre os mais diversos assuntos, e situações.


Um pouco para compensar os anos em que se viram impedidas de o fazer, começaram a opinar por tudo e mais alguma coisa porque, afinal, foi um direito adquirido, ao qual há que dar uso.


 


Ainda assim, por aquilo que vou vendo, as pessoas estão mais rapidamente prontas a opinar quando não concordam com o que é dito, ou escrito, do que quando estão em sintonia.


Talvez porque, ao discordar, sintam necessidade de mostrar o seu ponto de vista, fazer valer a sua própria opinião, fundamentar o porquê de serem contra, ou tentar, quem sabe, fazer os outros mudar de ideia.


Já quando se concorda, a opinião acabará por ser apenas um repetir, acrescentar algum ponto específico, ou reforçar em algum sentido, o que já foi dito, pelo que, por vezes, as pessoas consideram que não há essa necessidade. 


 


De uma forma ou de outra, o que importa é que essa troca de opiniões gere conversas saudáveis, assentes no respeito pela opinião de cada um, até porque cada opinião nada mais é, que a manifestação de uma forma de ver, que representa o estado de espírito e a atitude de cada pessoa, em relação a um determinado tema ou realidade.


Não existem opiniões certas ou erradas, válidas ou inválidas. Existem diferentes visões de uma mesma coisa.


Não há necessidade de se alimentarem batalhas verbais, ou fazer de uma simples conversa, uma guerra, só porque não se concorda, ou porque se considera que o outro está errado.


 


No meu caso, acho que ando ali a meio, mas talvez acabe por me manifestar mais quando tenho um ponto de vista diferente.


E por aí?


  

9 comentários:

  1. "Não existem opiniões certas ou erradas, válidas ou inválidas. Existem diferentes visões de uma mesma coisa."

    Será mesmo?
    Certas, em última análise, poderemos dizer que não existem, porque mais tarde ou mais cedo poderá vir a ruir algum dos pilares em que certa afirmação assenta. Isso é a base da ciência.
    E erradas? Não estaremos em condições de afirmar que é errado afirmar que a superfície terrestre é plana, só para dar um exemplo?

    ResponderEliminar
  2. Eu parto da ideia de que uma opinião é apenas um ponto de vista, e não necessariamente um facto comprovado cientificamente.
    Assim, embora se saiba que a Terra é redonda, as pessoas podem ter uma opinião diferente. A opinião não é errada, o que ela defende é que poderá não estar correcto.
    E daí, nunca se sabe

    ResponderEliminar
  3. de 1 a 10, atribuo 11 ao post.
    um daqueles que devia fazer escola, e um destaque que distingue o Sapo, embora posts engraçados tambem sejam necessarios.
    Apesar disso, do total elogio, comentaria mas a vertente dos que estando de acordo se limitam a um olá .
    comentaria...mas o patrao só foi ali tomar café

    ResponderEliminar
  4. Existem opiniões ignorantes e opiniões esclarecidas, só estas últimas podem estar certas ou erradas.

    ResponderEliminar
  5. "Estes são os meus principios,mas se quiserem tenho outros." - Grouxo Marx (as opiniões, no mundo relativista de hoje ,vão na mesma linha)

    ResponderEliminar
  6. Gosto de trocar opiniões, até porque é muito saudável o exercício de ouvir o outro, e por vezes até nos abre os horizontes.

    ResponderEliminar
  7. As opiniões são todas validas, umas mais certeiras e outras com erros grosseiros.

    As afirmações que fazemos, devia ser de bom tom, provar, porque muitos dizem tantas coisas por aí, que não é verdade. A mentira repetida demasiadas vezes passa a uma verdade superficial e as pessoas na sua generalidade acreditam, nessa suposta verdade vindas de uma opinião falsa.

    Temos vários exemplos concretos, que posso colocar aqui para um debate e eu trago provas, quando as pessoas acharem que não é a verdade deles.

    13 de Maio relativo a Nossa Senhora de Fátima, não é a data da aparição de Nossa Senhora.

    A restauração portuguesa relativa a João IV, não ocorreu em 1 de Dezembro de 1640

    A origem de D. Afonso Henriques e seu pai, não vem da Borgonha

    O nascimento do reino de Portugal, não ocorreu em Guimarães

    As casas Bragança e Guimarães não são portuguesas, não.

    Luis Vaz de Camões não é poeta português

    Os Bourbons & Orleans não são originários de França de cromossoma y paterno.

    O Joannem IV de Bragantiam não é português, é infante Espanhol e tem a mesma origem paterna de D. Afonso Henriques.

    A casa de Mascarenhas não é primo a Tavora e estas encerram portas em 1755, por decreto real.

    D. Maria I casou com o seu tio D. Pedro III, a D. Maria II porquê não casou com um português, porquê?

    São alguns exemplos, existem muitos mais, trago comigo provas umas em latim, de genética e outras. As opiniões são validas, desde que as provamos com dados, registos credíveis

    João Felgar

    ResponderEliminar
  8. A nossa boa-fé em acreditar em algo que não vimos e que eles dizem que aconteceu a 13 de Maio os Bispos e Cardeais de Portugal. A fé e a conversa dos outros.

    As aparições de Fátima: reconstituição a partir dos documentos
    Luciano Coelho Cristino · 2020
    NOSSA. SENHORA,. NOS. VALINHOS,. EM. 19. DE. AGOSTO. DE. 1917. Lúcia, Francisco e Jacinta, pastorinhos de Fátima, ... a 27 do mesmo mês, diz: «No dia 19 [de agosto], apareceu Nossa Senhora às ditas crianças, noutro lugar»108.


    Irmã Lúcia
    Pedrosa Ferreira · 2017
    O dia 13 de Maio de 1946 foi escolhido para a coroação solene da imagem de Nossa Senhora de Fátima, que se venera na ... Levou consigo uma pedrinha e seguiram todos para os Valinhos, o lugar onde Nossa Senhora apareceu a 19 de Agosto de ...

    Vila de Fátima: organização do processo para a elevação de ...
    1978 ·
    ‎Fátima situa - se , além disso , no centro geográfico de Portugal e , desde que Nossa Senhora apareceu aqui , alguns ... Fátima - Vila nasceu essencialmente em 13 de Maio de 1917 , na Cova da Iria ; e nos Valinhos , em 19 de Agosto ..

    Fátima, o que se passou em 1917
    Fina d'. Armada · 1980 · ‎
    Devia conhecer bem a nossa contagem do tempo , pois nunca se enganou com os meses de trinta e trinta e um dias . ... Em 15 de Agosto tinha sido a subida ao Céu . ... A Senhora apareceu a 19 de Agosto , mas não na outra data .


    Conhecendo Sobre Crenças e Religiões Ed. 14: Nossa Senhora ...
    EdiCase Publicações · 2022
    Conversa de Nossa Senhora de Fátima com as crianças Assim que Nossa Senhora de Fátima apareceu, disse para as crianças que ... Em agosto, a Santa apareceu no dia 19, no sítio de Valinhos, a uns 500 metros do local da primeira aparição.


    Portanto ocorreu em 19 de Agosto e 27 de Agosto e 1917, as aparições e não a 13 de Maio de 1917

    João Felgar

    ResponderEliminar
  9. Agora relativo a Joannem IV de Bragantiam e vejam de onde vem, foi uma excelente pessoa, os Republicanos contam tantas mentiras que essa gente não deve ter conhecimento da realidade e por isso inventam.

    Bragança vem da casa de Baviera e o Joãozinho IV veio também de lá perto, de Limburg. E eu não preciso de inventar nada, não preciso de usurpar títulos, nem nome, nem de roubar nomes como faz a Republica.

    Comiti Brigantiæ , fundatori Albae Augix Brigantinæ,ac filio unigenito Vlrici II.Comiti & Gamartingenfis,& Brigantini, qui fucceffit Hugoni fine liberis mortuo TAc deindè Sigcfrido II. Vlricus I V. genuit Rudolphum Comitem â Pfullendorff & Brigantia, Rudolphus verò faâus ina• ritus Wulffildis, Henrici Nigri VVelphonis Bavariæ Ducis filiæ,
    genuit Rudolphum Comitem à Pfullcndorff & Brigantia, Itham Alberti Divitis Et. goviae,& Habsburgi Comitis Vxorcm,& Hugoncm Palatinum in SigmafingCn. ££; $- ng Itha ergo genere materno per Bertham , filiam Rudolphi Comiti ÃÉHA. Rhynfeldenfis & Imperatoris defignati ex prima vxore Adelheide Habsterno fànguine burgica eft. Eo quia Theodoricus,ut diximus,filius fuerit non Rapatonis Habsburgica, conflantis Comitis Altbergenfis,& Habsburgenfis XIIl. fedpotius Bczeluni ejus Patrui Comitis Habsburgi XII. - MATRIMONIVM II. Ifte Rudolphus Comes Ergoviae,& de Habsburg XVIII.

    Genealogiae Rudolphi I. Romanorum Imperator primam lucem afpexit A. I218. Calendis Maii, & quidem in gentilitio fuo Caftro Limburg , quod in Brisgoia fitum;Series genealogica Stirpis Habsburgo-Außriacæ ab ERNESTo Ferreo Außriae Duce usque PHILIPPUM Pulchrum Regem Caftiliae, Archiducem Au/triae duarum linearum Auftriaco-Hj/panicæ & Aigftriaco-Germanicæ Parentem.

    Alemanniæ Dux in lucem edidit Albericum, feu Begonem I. Alsatiæ comitem, nec non Ettonem, five Ettichonem Episcopum Argentinensem, qui A. 765. obiit. Ex Alberico feu Begone I. natus suit Eberhardus I. Alsatiæ Comes, qui ad A. 780 ;Genealogica Stirpis Lotharingica ab Eberhardo IV. Alfitia Comite, usquead Carol Um I. Lotharingiæ Ducem.L^berhardus IV. Alfetiæ Comes Hugonis I. filius primogenitus conjugio 4 sibi copulavit Eadivam Anglorum Regis filiam , sororem Edgitæ Uxoris Ottonis M. Romanorum Imperaoris ; Joannem IV. Ducem Bragantiæ sibi Regem elegere." Galli in Belgio;

    "In Lufitania vero ab anno 1621. ufque ad annum 1640. regnavit prarlaudatus Philippus IV. rex Hifpaniaruin: at anno 1640. Luiitani proprium regem elegerunt Joannem IV. ducem Bragantiae, qui regnavit ufque ad annum 1656. Huic fucçellit Alphonfus VI. mortuus anno 1683. atque Alphonfo Petrus II. qui e vivis migra, vit anno 1706"

    Em 1640 e restantes anos, ainda governava o tio de João IV, o Philippe IV de Espanha e jáz a prova, eu não invento. Só em 1656 o Joãozinho reina Portugal.
    Mas a Republica conta Mentiras e mentiras, até quando ?

    João Felgar

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!