quinta-feira, 14 de agosto de 2025

"A Hóspede", de B.A. Paris

image.jpg


 


Um bom livro, sem dúvida!


E com uma reviravolta que não esperava.


Confesso que comecei a leitura a antipatizar, de imediato, com Laure.


É certo que está a passar por um momento delicado, que Iris e Gabriel são seus amigos, e que há uma certa confiança entre eles, mas achei o comportamento dela invasivo, uma familiariedade e confiança excessivas.


Senti, tal como Iris, que já se estava a tornar uma situação sufocante, abusiva. E, tal como ela, não via a hora de Laure sair lá de casa.


 


Depois, há ali o mistério em torno de Gabriel, algo que o está a afectar em vários sentidos, incluindo a sua relação com Iris. A mensagem, a verdadeira mensagem deixada por Charlie antes de morrer. E o que a mesma significa. 


E, no que respeita à descoberta de Laure, a recusa de Pierre em falar sobre o assunto. Em querer a companhia de Gabriel. Em esclarecer tudo com a própria mulher.


 


E, quando damos por isso, Laure está morta. E Pierre, descobre-se logo em seguida, também.


Se, quanto à primeira, aparenta ter sido um acidente, ou suicídio, não há dúvidas de que o segundo foi assassinado.


Mas, o que terá, de facto, acontecido?


 


E entre todas estas situações que entram Esme, Hugh e Joseph, os novos vizinhos, e o jardineiro, com quem Iris, Gabriel e Laure criam logo grandes laços.


Mas, com eles, mais segredos por desvendar, e outros tantos a esconder a qualquer preço.


 


 


Sinopse: 


"Até onde pode ir a hospitalidade antes de se tornar uma ameaça?
Iris e Gabriel acabam de chegar de umas férias inesquecíveis. Contudo, ao abrirem a porta, são surpreendidos com uma visita inesperada. Uma das suas melhores amigas, Laure, está instalada na sua casa - a dormir na cama do casal, a vestir as roupas de Iris e até a reorganizar a mobília.
Laure acabou de descobrir que o marido tem uma filha fora do casamento e procura refúgio junto dos amigos. Iris e Gabriel querem apoiá-la, mas, rapidamente, o humor de Laure torna-se imprevisível e a sua presença, sufocante e perturbadora.
Com a chegada de novos vizinhos e de um jardineiro com um passado duvidoso, o ambiente transforma-se num campo minado de tensões e desconfianças.
Há segredos prestes a serem desvendados, alguns mais perigosos do que eles poderiam imaginar e capazes de abalar até as amizades mais sólidas.
A autora bestseller B.A. Paris tece uma narrativa apaixonante e claustrofóbica, cheia de reviravoltas, mantendo o leitor agarrado até à última página."

1 comentário:

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!