Terminou ontem a maratona de testes da minha filha.
Como já tinha referido, os testes do mês de Março tiveram que ser marcados quase em cima uns dos outros, devido à viagem que parte da turma iria fazer na última semana de aulas.
As viagens escolares, consideradas visitas de estudo em âmbito escolar, têm que ser realizadas em tempo de aulas, devido ao seguro escolar. Para além dos alunos, claro, vão também diversos professores como responsáveis. Partiram hoje de madrugada, e só voltam no último dia de aulas.
O que é que isso significa?
Que, quem fica, vai ter uma semana de aulas sem aulas!
Não podem dar matéria, porque não estão todos presentes. Vão passar o tempo a ver filmes e noutras actividades, para ocupar o tempo. E algumas aulas, nem sequer as têm, porque os professores foram na viagem.
Significa que se andaram a matar a estudar para tudo ao mesmo tempo, para agora se desperdiçarem todos estes dias.
A minha filha, mesmo não tendo ido, agradece esta "meia folga". Pode ir mais tarde para a escola, sai mais cedo, e desanuvia um bocadinho, até às férias.
Mas é por estas e por outras que eu cada vez me revolto mais com o sistema de ensino.
Sim não faz muito sentido... se não vão todos os alunos a viagem deveria ser em período de férias escolares, e se o problema é o seguro fazia um próprio para o efeito.
ResponderEliminarOlá Marta. Aqui há umas semana é que o meu filho numa 6.ª feira tinha que que ir das 8h15m às 8h45m para a aula de geografia. Mas vá lá tiveram o bom senso de dizer aos alunos que esse tempo estavam dispensados. Havia a seguir uma viagem de estudos que os do 9.º ano tinham que ir ver a peça de Gil Vicente. O tempo corre, corre que depois são 3 fichas que eles têm por semana. Depois há resultados muitos maus e onde está a motivação? Enfim.
ResponderEliminarPois, não há uma medida que agrade a todos.. a quem vai, aproveita bem as coisas, a que fica, é sempre uma sensação de andar um pouco perdido!
ResponderEliminarBeijinhos
Presumo que são alunos do secundário.
ResponderEliminarÉ, de facto, um desperdício de tempo.
Mas olhe que para os professores não é fácil porque têm, depois, de fazer as avaliações.
E viajar com alunos é de uma responsabilidade enorme.
São turmas de 7º ano.
ResponderEliminarQuando os alunos chegam de viagem, vão de férias. Muitas vezes, os alunos vão para fora nessa altura, passam férias com familiares. Os professores têm essas reuniões de avaliação. Percebo que tenha que ser assim. Mas poderiam fazê-lo noutra altura do ano. O que me revolta é terem os testes todos juntos em função de uma viagem, muitas vezes prejudicando o estudo e as notas, e com visitas de estudo pelo meio em véspera de testes, para depois ficarem com uma semana sem fazer nada.
São umas férias antecipadas, a meio gás!
ResponderEliminarBeijinhos
Não sei se o único problema é o seguro. Este é o que mais se fala. Nas férias dos alunos, os professores têm as reuniões de avaliação, não poderiam ir. Assim, é um mal menor.
ResponderEliminarPois, e lá se comprova a minha teoria, de que no segundo período as notas tendem a baixar, e não a ser recuperadas. O próprio ensino e a forma como distribuem as várias coisas, também não ajuda.
ResponderEliminarFelizmente, este já passou. Agora é tempo de descanso, para recuperar do stress, e preparar para o último período.
A direcção da escola tem uma palavra a dizer.
ResponderEliminarPensei que fosse viagem de estudo do secundário. Nestas há calendarização de visitas que muitas vezes não podem ser efectuadas noutras alturas.
Mas entendo que é muito aborrecido para ambas as partes.