
Como é que faço somas e subtracções de potências (de números fraccionários) diferentes, e expoentes diferentes, sendo que os expoentes são maiores que 100?
É que já andei a ver as regras todas, e todos os livros dizem o mesmo - nas adições e subtracções de potências, não há regras, resolve-se as potências, e depois somam-se os resultados.
Mas como é que ou vou somar, por exemplo, 1/3 elevado a 600 + 3/1 elevado a 602? É suposto multiplicar 600 vezes 1/3 x 1/3 x1/3... e somar esse resultado, com o resultante da outra potência? Deve haver algum truque, que me está a escapar.
isto são as caras que eu faço a olhar para as tuas perguntas.
ResponderEliminarPenso que, quando não existe nem base, nem expoente igual é necessário fazer os cálculos...
ResponderEliminarPois, foi exactamente a cara que fiz ontem, ao olhar para os exercícios da minha filha!
ResponderEliminarNão consegui resolvê-los, nem encontrar algum truque milagroso.
É que até na calculadora, para um número simples, como o 3, quando vou na vigésima multiplicação já dá erro, quanto mais seiscentas!
Acho que vai ter mesmo que esperar que a professora faça a correcção.
Pois, mas com expoentes baixos faz-se bem, agora com expoentes acima de 100, já fica complicado. A não ser que haja essa opção numa calculadora científica.
ResponderEliminarE depois, vendo nas soluções, dá números baixos,que não percebemos como é que lá chegamos, havendo expoentes tão grandes.
Daí achar que deve haver alguma forma mais simples de resolver. Vamos esperar pela correcção na aula, para ver se a minha filha percebe.
Provavelmente deverá ser necessário colocar em fração irredutível, também! Sim, a calculadora pode ajudar...
ResponderEliminarFicamos a aguardar!
Tem a ver com as regras de exponencial penso eu mas não tenho bem a certeza a disciplina de matemática tem uma matéria que eu não vejo há bastante tempo e as coisas ficam esquecidas se não se trabalha nelas com alguma regularidade, é como as línguas se não se pratica esquece-se tudo o que se aprendeu, Não te consigo ajudar nesta matéria. Será que os livros de matemática não têm essa regras definidas? Ou então procurar na internet alguma informação. É uma hipótese. Beijinhos.
ResponderEliminarOk, estou mais descansada . Eu bem que pensei que seria para a tua filha, não estava a perceber porque terias que fazer contas destas. Já não me lembro nada destas coisas e continuo sem perceber para que servem na vida em geral (a não ser que sigas uma vertente técnica).
ResponderEliminarEstamos juntas!
ResponderEliminarEu, que na primária e em boa parte do ciclo, adorava a escola e queria ser professora, dou por mim hoje uma daquelas mães que já faltou mais para reclamar de tudo e todos na escola, revoltada com o ensino, e já sem me ralar se ela tirar uma nota pior a algumas disciplinas, porque aquilo é difícil e não interessa nem ao menino jesus!
Claro que guardo tudo isto para dentro, mas cada vez a vontade de incentivar a minha filha a estudar algo que não tem utilidade é menor.
Obrigada, Sandra!
ResponderEliminarJá procurei na net,mas as regras que existem são para multiplicação e divisão.
Nem sei como consegui tirar boas notas a matemática quando estudava. Ou não dávamos matéria desta, tão complicada, ou então apagou-se tudo da memória!