O nosso último passeio de 2018 foi mesmo no dia 25 de Dezembro, para aproveitar o bom tempo e fazer algo diferente do habitual nestes dias festivos.
Por isso, rumámos até à Serra de Montejunto, onde apreciámos um presépio dentro de uma gruta, as ruínas do convento, a mítica e lendária lagoa e caminhámos pela calçada dos frades, sem deixar de observar a natureza que nos envolvia.
Aqui ficam as imagens:









Reza a lenda que a serra é oca, e que o mar entra por ela dentro e, por isso, a lagoa não tem fundo e nunca seca. Quem lá entrar dentro, já não consegue sair.








A Calçada dos Frades foi construída para servir a construção e o uso do Convento de Nossa Senhora das Neves da Ordem dos Dominicanos. Pela Calçada, por meio de animais de carga e carroças, transitaram os materiais de construção necessários, os abastecimentos para os trabalhadores, sendo depois usada diariamente pelos frades dominicanos, que aí passaram a viver. Caíu em desuso com a abertura da estrada alcatroada.





Belo passeio ;) Eu não fui a lado nenhum especial a ser quando fui ver as luzes de Natal à baixa de Lisboa. Quero muito ir à praia ;)
ResponderEliminarBonita fotorreportagem.
ResponderEliminarAdorei o momento/olhar na lagoa e os verdes.
Este nosso Portugal sempre a surpreender!
ResponderEliminarExiste tanto por explorar e nós teimamos em procurar fora...
E muitas vezes mais perto de nós do que imaginamos!
ResponderEliminarEu gosto muito da foto do cogumelo!
ResponderEliminarJá lá tinha ido há mais de 15 anos, mas só me lembrava de umas ruínas e da lagoa.
A certa altura, nas ruínas do convento, já nem sabia para que lado era a saída
Uma das nossas aventuras em época natalícia foi passar a noite de natal a petiscar e a beber licor numa bomba de gasolina, porque na Guarda estava tudo fechado, e a outra hipótese era pagar 90 euros num hotel por um jantar de natal!
ResponderEliminarGrande aventura . As noites nos hóteis são muito caras. O ano passado tivemos 4 dias de férias em Vila de Rei (numa quinta) e já fez moça no orçamento.
ResponderEliminarMuito interessante essa estória da lagoa. Confesso que não conheço nada da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto mas gostava imenso de visitar a Real Fábrica do Gelo.
ResponderEliminarTambém queríamos ter lá ido, mas num feriado e à hora a que fomos, não deu para ver nem metade das coisas.
ResponderEliminarAté mesmo um percurso pedestre teve que ficar a meio, porque já estava a anoitecer.