
Lá por casa, tanto o meu marido, como a minha filha, há muito trocaram os velhinhos telemóveis, pelos actuais smartphones. Volta e meia, lá se avariam, ficam lentos, bloqueiam, ficam sem espaço ou caem ao chão e ficam com o visor rachado. E lá compram outro, mais moderno que o anterior.
Eu, até ao final de 2019, tinha escapado à febre. Ninguém me tirava o meu velhinho, nem me convencia a trocar por outro. Para mim, servia bem.
Mas, para minha total surpresa, houve alguém que se lembrou de me oferecer um smartphone, porque estava na hora de eu me modernizar.
A primeira reacção foi assim uma espécie de sentimento de rejeição pelo dito cujo. Durante uns dias, ligámo-lo só para fazer as activações iniciais, ver como funcionava, instalar algumas aplicações. A minha filha é que tratou disso. Uma vez, estava a tentar desbloqueá-lo, e nem sabia que código ela tinha posto!
Como o meu cartão era antigo e não dava para pôr lá, deixei-me andar com o telemóvel de sempre. E, mesmo, quando o cartão chegou, esperei até à última para o activar, e começar a dar uso ao smartphone.
Hoje, cerca de dois meses passados, já consegui apurar algumas vantagens e desvantagens do smartphone, nomeadamente, por comparação com o computador.
Vantagem - consigo ler os emails que vou recebendo ao longo do dia, sem ter que estar dependente de um computador, e de um determinado espaço (casa/ trabalho)
Desvantagens - quando abro a caixa de rascunhos do email, aparece como "vazia"; por outro lado, não consigo visualizar os emails recebidos que marquei no topo, o que me obriga a ter que ir ao pc
Blogs
Vantagem - a mesma de cima - aceder a comentários, reacções ou visualizar os posts publicados, sem ter muito trabalho, em qualquer lugar
Desvantagem - não me entendo quanto à publicação de posts - das poucas vezes que tentei, acabei por ter que ligar o pc e fazê-lo por aí
Facebook/ Messenger
Vantagem - a visualização de notificações ou mensagens recebidas, tal como nas situações anteriores, em qualquer lugar e sem dependência de computadores, que nem sempre estão acessíveis
Desvantagem - muitas vezes aparece-me o sinal de que tenho mensagens para ler mas, quando vou ao messenger, estão todas lidas e o sinal mantém-se, porque diz respeito a comentários em páginas que ainda não descortinei onde ou como as vou ver, e só me apercebi disso porque depois, no pc, os via por ler; de uma forma geral, sinto-me mais à vontade com as funcionalidades no pc
Então e em relação às fotos/ vídeos?
Neste caso, não tanto em relação ao computador, mas por comparação com a máquina fotográfica. Era a principal utilidade que via no smartphone, e que me fazia ter vontade de ter um por perto, quando queria fotografar algo e não tinha a máquina comigo.
Vantagens: agora é possível tirar uma foto a qualquer hora do dia, sem ter que andar com a máquina atrás, e consigo enviar as fotos no momento, para quem quer que seja, sem ter que ligar ao computador para passá-las e partilhá-las; também posso gravar vídeos, algo que na máquina não faço por falta de espaço
Desvantagens: a qualidade das fotos não é a melhor, e prefiro editá-las no computador do que no próprio telemóvel; se tiver a máquina fotográfica por perto, continuo a preferi-la, pela qualidade
E quanto a pesquisas?
Vantagem: Aqui, não há dúvida de que é muito mais prático pesquisar alguma coisa no telemóvel. No outro dia, prguntava-me a minha filha se precisava de fazer algo no computador ou se ela podia desligar, e respondi-lhe "podes desligar, agora tenho um telemóvel!".
Desvantagem: Por vezes, para procurar algo, preciso de informações que tenho pecisamente onde não consigo aceder pelo telemóvel, pelo que só por isso me obriga a ter que ligar o computador e, uma vez ligado, faço lá a pesquisa
Então, e por comparação com o antigo telemóvel?
Vantagens: Basicamente, para chamadas não vejo vantagens. Para sms, talvez o facto de poder usar emojis ou imagens
Desvantagens: A demora, sempre que clico para fazer uma chamada, a iniciá-la; a pancada que, por vezes, lhe dá, que me fez ter que reiniciá-lo, como última tentativa de reavivar o bicho, quando nada mais funcionou; o facto de transformar sms gigantes num qualquer outro formato, que me fez pagar sms que seriam gratuitas (ainda hoje estou para saber porquê); é enorme, e não me dá jeito andar com ele no bolso, ou na não, quando preciso dele e não levo mais nada e, normalmente, preciso das duas mãos para o utilizar - uma para segurar e a outra para escrever, até porque só com uma, o mais certo era já ter ido parar ao cemitério
O que tenho utilizado no smartphone, de novo?
Já experimentei o gravador, já dei uso ao bloco de notas, e vou frequentemente ao Whatsapp. Acho piada à temperatura e estado do tempo que, raramente, me parece certa. Fora isso, ainda não me aventurei em mais nada.
E o telemóvel antigo?
Continuo a usá-lo: para despertador, para ver as horas, para escrever rascunhos, para lembretes, e para o manter em forma, não vá o smartphone avariar um dia destes!
Uma boa questão!
ResponderEliminarEu ainda continuo agarrada ao meu computador velhinho...
Beijinhos
A mim o smartphone dá jeito numa de desenrasque mas, para coisas mais elaboradas, tenho sempre que recorrer ao pc. Não há hipótese! Provavelmente, é mesmo falta de jeito minha para estas novas techologias
ResponderEliminarBom dia Marta,
ResponderEliminarque dificuldades encontrou na edição do blog? Esse feedback é sempre útil.
Eu sou uma pessoa “agarrada” às minhas coisas, não por ser egoísta mas, sim conservadora e porque sou de tradições. O meu marido era da construção civil e todos os telemóveis dele estragaram-se devido a acumular poeiras ou caiam ou molhavam-se. Por isso, os meus telemóveis passaram a ser dele devido a arriscado comprar-lhe algum e estragarem-se logo. Ainda ontem ou antes de ontem estava a ver se descobria um que eu tive que eu adorei e gostava muito dele. Todos os telemóveis que eu tive foram da marca NOKIA. Aqui há uns anos tive que modificar o shift para não modificar o número porque é do da, ainda, vitamina T. Mas não prescindo do meu computador.
ResponderEliminarBoa tarde Pedro,
ResponderEliminarAs dificuldades serão mais ao nível da minha pouca habilidade, do que propriamente da plataforma ou do equipamento mas, por exemplo, no outro dia estava a escrever um post pelo smarphone, tive que interromper por momentos e saí. Achei que ficaria em rascunho, ou que nem tivesse gravado e foi a Sofia que me alertou, pouco depois, que tinha um post publicado sem título e só com meia dúzia de letras.
Por outro lado, sempre que me engano numa função e volto atrás, sai da sessão e tenho que andar sempre a reiniciar, o que me leva a desistir, e esperar estar à frente de um computador! Como nunca mais tentei, também não encontrei outras dificuldades.
A verdade é que os actuais telemóveis, para além de não terem uma grande autonomia, ou então gasta-se mais porque as pessoas o utilizam para mais funcionalidades, duram muito pouco tempo, tanto a nível de perda de espaço, bloqueios, como são mais frágeis e, basta um pequeno acidente, para ficarem inutilizados.
ResponderEliminarBom dia,
ResponderEliminarO editor no telemóvel é exatamente o mesmo editor que usamos ao computador - por isso, não há gravação automática (para já, pelo menos). Recomendo escrever sempre o texto num editor ou aplicação separado, para evitar qualquer perda, na eventualidade de ser preciso fazer o navegador, ou então ir gravando como rascunho.
Quanto a perder a sessão, já me é difícil perceber o que possa ser, mas a recomendação acima pode ajudar.
Obrigado pelo feedback.
Portanto ... só vantagens!!!
ResponderEliminarPara aceder aos blogs utilizo o meu PC, não me dá muito jeito fazê-lo no smartphone!!!
De resto só mesmo smartphone!
Beijinhos
Feliz Dia!
Vantagens em operações simples, desvantagens em coisas mais elaboradas
ResponderEliminar