Quem disse que as praias são todas iguais?
Sim, todas têm mar, areia, rochas.
E é certo que a nossa costa é rica em falésias, portanto, encontramo-las frequentemente.
Por outro lado, passamos, quase sempre, pela natureza verdejante para aceder às praias.
Gaivotas também não podem faltar.
Mas...
Cada praia é diferente da outra. Esta Praia da Adraga, que fica na zona de Colares e Almoçageme, inserida no Parque Natural Sintra-Cascais.
As imagens que se seguem são o registo de um passeio para conhecê-la, sendo que a primeira coisa que vemos, quando chegamos, é a indicação de que o mar tem correntes fortes e há perigo de afogamento.
E, claro, também há perigo de derrocada das falésias.



Muito bonita. Não conhecia
ResponderEliminarBelíssimas fotografias! Não conheço o local, mas fiquei maravilhada com este postal e de certo será um local a visitar!
ResponderEliminarContinuação de boa semana, boas escritas e fotografias.🐦
Aqui estou em casa, a praia é belíssima, vou lá muito de inverno passear a pé quer para o lado das Azenhas dos Mar quer para o lado do Cabo da Roca. A passeio para o lado do Cabo da Roca é difícil, quer do ponto de vista fisico quer do ponto de vista técnico, aliás com a idade a pesar mais deixei de o fazer por completo. Mas esta praia ainda tem outro encanto, o restaurante que serve um peixe divinal, a visitar de Inverno. Gostei das fotos.
ResponderEliminarBom dia.
ResponderEliminarEstive na Adraga, com as minhas duas netas de 9 e 3 anos respectivamente, entre 5 a 9 de Julho 2023 e com a minha esposa.
Foram momentos extraordinários. Independentemente das correntes fortes, sentimos sempre que a beleza e tranquilidade do local era esplêndida, dando-nos sempre a sensação de paz e tranquilidade.
Com as minhas Princesas, percorremos cada recanto, desfrutamos de cada rocha, arriba e 'grutas', já para não falar das ondas que envolviam as Princesas como se as estivessem a acariciar.
Foram dias e momentos deliciosos, até porque estivemos em casa de uns familiares, primos, a quem agradecemos estes momentos; precisamente em Almoçageme. Adorámos conhecer as pessoas. Simpáticas, algumas com histórias de vida impressionantes. Aliás, foi interessante verificar que muitos dos residentes são da nossa zona, o que foi sempre o motivo de grandes conversas. Fizemos Amizades eesperamos aí voltar em breve.
(Filipe Lopo, Castanheira de Pera)
Bom dia Filipe,
ResponderEliminarObrigada pelo seu testemunho!
É, de facto, um sítio muito bonito e que, no meu caso, morando aqui relativamente perto, desconhecia.
Confesso que gosto de ondas, mas tenho muito respeito pelo mar, e não me arrisco muito em praias/mar que não conheço.
Desde criança que frequento as praias da Ericeira. Mais recentemente, o Baleal.
Não há nada como a beleza de um local, associada à tranquilidade que as férias pedem, e à simpatia dos residentes que acolhem os veraneantes.
Continuação de boa semana
O meu marido sugeriu 2 praias, esta era mais perto, foi a escolhida
ResponderEliminarObrigada!
ResponderEliminarPareceu-me uma praia calminha, mais familiar, sem as pessoas estarem tipo "sardinha em lata", e é muito bonita. O estacionamento é que é mais complicado e, em dias de mais movimento, é preciso deixar o carro mais longe e fazer o percurso a pé.
Beijinhos e continuação de boa semana!
Já visitei o Cabo da Roca (e o vento que aquilo faz ali, que o carro abanava todo), Praia do Magoito, Praia das Maçãs, Azenhas do Mar, Praia Grande, desta vez escolhemos esta. Só não fomos ver a Pedra de Alvidrar.
ResponderEliminarAinda havemos de ir à Praia da Ursa, que também me parece ser bonita.
A Praia da Ursa é linda mas atenção que o acesso não é fácil. Deixo-lhe algumas sugestões. Use botas de caminhada, leve bastão, tenha muita atenção onde coloca os pés, nalguns locais é provável que tenha que colocar as mão no chão, por isso levar umas luvas não é de todo descabido, vá acompanahda. Na praia não há rede de telemóvel.
ResponderEliminarUi, então já não vou!
ResponderEliminarJá me bastou há uns anos ter descido o trilho até à Praia do Cavalo, em Sesimbra
Jurei que não me metia noutra.
Obrigada pelas dicas
Boa tarde, Marta.
ResponderEliminarFoi uma verdadeira surpresa a Praia da Adraga. Fica somente a pouco mais de quilometro e meio de Almoçageme... dá para fazer uma caminhada o que no meu caso era difícil devido á neta mais nova. Quanto ao Mar, como sempre fiz com os meus Filhos, as minhas Princesas estavam sempre entre mim e as ondas, estando eu de costas (mas de vigia ás ondas) para as ondas. É uma maneira de proteger. Ficamos sempre no local onde as ondas quase 'desmaiam' na areia, o que dá uma boa segurança.
Foi bom desfrutar e fazer umas boas fotos.
Continuação de boa semana.
A praia da Aguda, que fica entre as Azenhas do Mar e Fontanelas, também é uma boa opção, desde que se esteja em boa forma fisica.
ResponderEliminarA praia tem o seu encanto mas a volta só fica completa com a visita das falésias de ambos os lados. Irão encontrar aspectos surpreendentes. No regresso não esquecer o Restaurante familiar que existe há décadas e tem excelente qualidade de peixes e mariscos frescos para almoçar, jantar ou simples petisco....
ResponderEliminarAcredito, mas já fomos a meio da tarde e tínhamos que regressar cedo, não deu para ver tudo com calma. Quem sabe outro dia
ResponderEliminarNem por isso
ResponderEliminarCaminhada, e subir ou descer escadas, ainda faço. Mas trilhos mais "agrestes" não dá, porque a minha perna dá logo sinal se fizer muito esforço.
Também não acho que seja caso para tanto. Se tentar, a partir do momento em que não se sentir confortável para continuar, basta voltar para trás.
ResponderEliminarquando já estava farto, no bom sentido, das belissimas fotos, ainda surge o pinhal.
ResponderEliminarE esta viagem nem tem publicidade.
Gostei logo chegado a "Mas...".
Das rochas inclinadas, das ondas e espuma, do buraco que afinal nao será gruta ( e nao tem legenda ) , da (parece) caixa de carga de camion junto a duas rocha piramides e acho que numa das ultimaa fotos o mar foi fotografado desde o chao.
Bom!
ResponderEliminarGostei da descrição!
Só faltou a Pedra de Alvidrar, um grande buraco no meio da falésia onde se pode ouvir o mar e ver a água no fundo, segundo dizem.