quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Anda tudo doido?

 


 


 


Enquanto lamentamos as mortes, causadas pela vaga de frio, na Ucrânia e na Polónia, alguém decide obrigar o filho a andar semi-nu pelas ruas de Nova Iorque, cobertas de neve, para "reforçar" o seu carácter e a sua saúde! Andará tudo doido?


 


Um pouco por toda a Europa, principalmente no centro e leste, o frio parece não dar tréguas às populações, sendo a Ucrânia um dos países mais afectados, embora esta camada de ar polar se espalhe igualmente por outros países como a Bósnia, a Sérvia, a Hungria, a Bulgária, a Itália, a França ou a Suiça. Até mesmo em Portugal, estamos a sentir os seus efeitos.


E depois ficamos estupefactos quando somos confrontados com notícias como esta: a colocação, na Internet, de um vídeo que mostra um menino de quatro anos, forçado pelos pais a correr semi-nu (apenas cuecas e um par de ténis), pelas ruas cheias de neve, em Nova Iorque.





A justificação para tal acto é, no mínimo, bizarra - "a extrema necessidade de reforçar o caráter e a saúde do seu filho"!


Apesar de chorar e tiritar de frio, enquanto percorre as calçadas cobertas de neve, e de pedir colo aos pais, estes parecem imunes à sua súplica. Pelo contrário, até o incentivam a deitar-se sobre a neve. Afinal, parece que desde muito pequeno foi submetido a um duro treino que fortalecesse a sua saúde, uma vez que tinha nascido prematuro. Como tal, esta seria apenas mais uma etapa desse rigoroso treino.


Eu só me pergunto, depois de ter assistido a estas duas realidades tão distintas, se andará tudo doido?!


Será uma questão de frieza, ou terá sido a corrente polar a gelar o cérebro, e o coração, de tais pessoas?...




6 comentários:

  1. Eu bem digo que anda mesmo tudo doido! Nem consegui ver o vídeo todo! Pobre criança!...

    ResponderEliminar
  2. Este tipo de treino e comum, creio que no Japão, e não na China. A disciplina e o rigor tanto em termos físicos como psicológicos são estimulados desde o jardim infantil. Há escolas onde os país pagam fortunas para os seus filhos receberem uma educação "exemplar". è um choque para nós europeus porque a nossa cultura nos inculca outros valores, para eles é motivo de orgulho e honra.
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Acredito que para eles seja algo perfeitamente normal, e até motivo de orgulho e honra, já que é uma tradição da sua cultura com a qual sempre conviveram.
    Mas, tal como eles podem considerar alguns dos hossos hábitos e tradições incompreensíveis, confesso que para mim é um grande contraste haver pessoas a morrer devido ao frio, haver um conjunto de medidas de prevenção e protecção contra o mesmo (sobretudo para crianças e idosos), e depois ser confrontada com uma criança obrigada a se submeter a este tipo de treino.
    Por mais que respeite as diferentes culturas, esta e outras práticas que possam atentar contra a saúde ou a vida de alguém, ou contra os direitos humanos são, para mim, inaceitáveis.

    ResponderEliminar
  4. Que crueldade, tadinho! Ele estava a pedir que parassem com certeza. Nem vi até ao fim...

    ResponderEliminar
  5. não sei se é tradição no japão, mas mesmo que seja para mim é só uma coisa.. pura ignorância! Um beijinho grande amor!

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!