Hoje é dia de nova consulta médica.
O regresso à escola não foi bem-sucedido - em dia e meio que foi, na semana passada, as inflamações dos vasos sanguíneos agravaram-se e as dores nas pernas voltaram. Felizmente, o fim-de-semana ajudou a melhorar o quadro, mas segunda e ontem voltou à escola, pela ficha de avaliação, e para ver como evoluia a doença.
O que é certo é que 6 semanas já passaram, mas pesquisando um pouco mais sobre esta púrpura, existem quadros mais prolongados, que variam entre 3 a 12 semanas, podendo mesmo chegar aos 4 meses. As manchas acastanhadas, podem permanecer durante meses, até um ano.
Uma criança com púrpura, deverá fazer análises de 6 em 6 meses, e ser vigiada entre 5 a 10 anos após a doença, para controlo da parte renal.
Há recorrências em cerca de 20% dos casos de crianças com púrpura.
Neste tipo de doença, e respondendo à pergunta comum que todos fazem "se é uma inflamação, porque não lhe receitam um anti-inflamatório?", não o receitam porque, nestes casos, os anti-inflamatórios simplesmente não funcionam. Tal como não funcionaram os corticosteroides que ela ainda tomou durante 5 dias.
Mas, afinal, o que é que se pode fazer?
Nada?
Esperar?
Até quando vamos andar nisto?
Até quando vai ter que andar limitada?
Tantas perguntas para as quais a médica provavelmente não terá resposta...
E é uma sensação de impotência para quem nada pode fazer...
Bolas! E o pior é sem dúvida a interrogação!... As melhoras e um beijinho...
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEspero que a tua menina já esteja bem, nem quero imaginar como estaria se fosse com o meu filho, pois sou muito fraca.
Que tenham forças as duas. Isso vai ter que passar.
Beijinhos
Marta, me chamo Simone e estou passando pelo mesmo problema que vc com o meu filho de 5 anos, acho que até o período é o mesmo. Dia 28/04 apareceram algumas manchas que pensei ser picada de inseto, mas depois tivemos o diagnostico. Depois de 4 semanas, ele estava ótimo, sem pintinhas nem dores e liberamos para a escola. Depois de 3 dias, voltaram as pintas e lá está ele sem ir à escola de novo. Tomara que esta fase passe logo! Melhoras para a sua menina! Beijos, Simone
ResponderEliminarOlá Simone!
ResponderEliminarObrigada pelo teu comentário.
Parece que esta Púrpura é muito comum nas crianças em idade escolar, e segundo me informou a médica, passa mais depressa nos rapazes do que nas raparigas. Depois desta última consulta, a minha filha continuou a ir à escola. A médica aconselhou-nos a dar Brufen 3 vezes por dia, nos dias de escola. Embora não haja tratamento específico para a questão da pele, segui o conselho do meu pai de lavar-lhe os pés e as pernas com água de malvas e alfavaca de cobra - duas plantas que pus a ferver em água. Depois, quando estava morna, quase fria, lavei-a com essa água. Pode não fazer bem, mas mal também não faz.
Estamos na 8ª semana e, apesar de ainda ontem lhe terem aparecido novas pintas, são em menor quantidade, e mais dispersas, o que me parece uma melhoria.
Espero que o teu filhote melhore depressa e que, além da questão das pintas, não tenha quaisquer outras complicações, essas sim, mais graves e preocupantes.
Beijinho!
Obrigada Dulce!
ResponderEliminarParece que é desta!
Obrigada!
ResponderEliminarEstou com esperança de estamos na fase terminal.
Beijinho
Marta, obrigada. É bom ter com quem trocar experiências. Que bom que a sua filha está indo na escola e realmente tudo indica que está chegando ao final, isso é muito bom! Pelo o que percebi desta doença, temos é que ter paciência e aguardar. Haja coração de mãe! :-) Beijos
ResponderEliminar