quinta-feira, 7 de maio de 2015

Atraso nos reembolsos de IRS 2015

Resultado de imagem para reembolso de irs 2015


 


Entregar a declaração de IRS via internet, logo nos primeiros dias, será sinónimo de receber o reembolso de IRS a que se tem direito, mais cedo que os restantes? Nem por isso!


Que o diga o meu marido! E, pelo que tenho ouvido por aí, muitos mais portugueses que, por esta altura, já fazem contas à vida, porque o dinheiro lhes pertence por direito, lhes faz falta, e tarda em chegar.


Este ano, o prazo para entrega das declarações foi antecipado para 26 de março. Foi dito que o Ministério das Finanças queria acelerar os reembolsos de IRS, de quem tivesse tudo em ordem.


Foi também dito que, em meados do mês de Abril, já tinha sido efectuados reembolsos a milhares de portugueses. No entanto, só os começaram, supostamente, a fazer no dia 22 de Abril.


E têm demorado a chegar à conta bancária dos contribuintes, não se percebe muito bem porquê, porque as declarações foram consideradas correctas e liquidadas mas, pagamento, nem vê-lo.


Aqui em casa tivemos as duas situações: duas declarações entregues no mesmo dia, com uma diferença de 4 ou 5 horas, tiveram reembolsos em datas totalmente distintas.


A primeira, liquidada e a aguardar confirmação de transferência para o NIB a 22 de Abril, foi reembolsada a 24 de Abril. Aliás, comentei com o meu marido que não me lembro de ter recebido tão cedo em outros anos. 


Já a outra declaração, só foi liquidada a 24 de Abril, esteve até dia 4 de Maio a aguardar confirmação, e só foi paga a 5 de Maio!


Se a culpa é dos serviços tributários ou das entidades bancárias, não faço ideia. Mas alguma coisa se passa para que haja esta discrepância tão grande entre reembolsos, e quando os contribuintes até foram cumpridores e sensatos, não deixando para o último dia o cumprimento das suas obrigações! 


 

15 comentários:

  1. Está atrasado sim senhor. E eu que o diga, pois o meu está encalhado desde o dia 22 e ainda nem tratado foi.
    É indecente!!!

    ResponderEliminar
  2. No meu caso pessoal, recebi hoje ou pelo menos hoje ao consultar o extrato bancário apercebi-me que depositaram o dinheiro. Mas sei que existem casos de como tu e o teu marido haver algum atraso no reembolso

    ResponderEliminar
  3. É verdade o meu deu entrada dia 06/04, foi considerado liquidado a 28/04 ,ontem dia 07/05 alteraram o valor e dinheiro na conta nada...ainda aparece por tratar nos detalhes dos movimentos financeiros.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, somente passei para deixar aqui o meu desespero também.
    Submeti o meu irs no dia 02/04 na parte da manhã e recebi um email as 17:00 " sua declaração de IRS, entregue em 2015-04-02 17:10:19, foi considerada certa após validação central." a dizer que a mesma foi validada.

    E desde o dia 24-04 que a situação se mantém como liquidada-ver movimentos financeiros e não muda.
    Por isso estou no mesmo barco...

    ResponderEliminar
  5. submeti a 4/5 e desde 24 abril que diz liquidada mas dinheiro nem vê-lo ! reparei que me alteraram o valor liquidado em mais 1€ e pouco.

    ResponderEliminar
  6. O meu foi entregue a dia 4 abril e hoje estamos a 13 de maio e ainda não sei se recebo!!!

    ResponderEliminar
  7. eu entreguei o meu irs no dia 28 de abril, esta em liquidaçao desde 24 de maio, ligo para la dizem que tenho de esperar que e uma questao de tempo....estamos a 13 de julho!! esse dinheiro e meu por direito!! passam os mil eur, acham normal??!! da me uma raiva, todos os dias vou ao portal umas cinco x....e triste mesmo!!!!

    ResponderEliminar
  8. Pois bem o meu reembolso está em fase "a aguardar confirmação" sou da 2ª fase! já o devia ter recebido!! não percebo confirmação de quê????? sempre usei o mesmo nib, nunca foi esta macacada! Se o banco demorar um mês a confirmar, tenho que me aguentar!
    Vamos ver se quando for para pagar IMI, IUC e outros parecidos eles também esperam serenos e impávidos como nós. É uma vergonha! somos um povo acomodado!!!

    ResponderEliminar
  9. Bom dia, Quanto á validação do IRS?
    Entreguei via internet no dia 1 de MAIO 2016 e ainda estou á espera da validação do referido IRS.
    Nos anos anteriores esperava apenas 48 horas no ano corrente 2016 é esta vergonha hoje é dia 12 de Maio 2016 desde o dia 1 é só fazer contas.

    ResponderEliminar
  10. Estou exactamente na mesma situação. Realmente é indecente.

    ResponderEliminar
  11. Não se compreende. Parece que tiram à sorte quem vai ser reembolsado num determinado dia, e os outros que esperem pela lotaria.

    ResponderEliminar
  12. Entreguei a minha declaração no dia 6 de abril e foi considerada certa no dia 11...até hoje não alterou nada...nos últimos anos, só em 2011 obtive o reembolso mais tarde, a 22 de maio.
    Acho uma vergonha, dinheiro que é meu por direito, estar do lado do estado talvez a ganhar juros ou investido em alguma coisa qualquer.
    Faz lembrar o caso do BPN um pouco...
    Enganam o povo a dizer que este ano será ainda mais cedo...
    O que é certo é que tem até 31 de Julho para o fazer

    ResponderEliminar
  13. Mais uma das tretas veículadas pela "máquina" de propaganda do governo. Declaração entregue a 26 de abril, (dada como certa!!!), ainda se encontra em estado - Declaração certa. Reembolso nem vê-lo, contactados os serviços tributários informaram-me que pararam os reembolsos e não podem informar de quando será pago. Passaram 30 dias (úteis) e nada... Comentário: mesmo com os juros baixos sempre são mais uns trocos (com dinheiro alheio) para sustentar a "máquina" governativa...(amigos incluídos!!!)

    ResponderEliminar
  14. Entreguei a 8 de Maio (segunda fase) e até hoje não passou de "Recepcionada/Aguarda Validação", mais de um mês para ser validada enquanto que em anos anteriores em dois dias ficava validada, portanto há algo de errado, muito errado...

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!