quarta-feira, 25 de abril de 2012

Púrpura de Henoch Schönlein


 


Para todas as pessoas que, tal como eu, nunca tinham ouvido falar em tal doença, aqui fica a descrição sumária.


Também conhecida por púrpura alérgica, consiste na inflamação dos vasos sanguíneos e ocorre, principalmente, em crianças jovens.


Os sintomas mais comuns são as hemorragias na pele, dores nas articulações e dor abdominal podendo, em alguns casos, afectar os rins.


A grande maioria dos casos, como o da minha filha (até ver), não necessitam de tratamento além do controle dos sintomas (medição regular da tensão arterial e observação da urina), paracetamol para as dores, dieta hipoalergénica, e repouso absoluto.


É uma doença que se resolve por si, num período de tempo, normalmente, nunca superior a um mês.


Não se sabe a causa, embora possa ocorrer após algumas infecções virais e bacterianas ou como reacção a algum medicamento, e está relacionada com a produção, por parte das nossas defesas, de anticorpos contra os vasos sanguíneos.


A pele é sempre atingida. As pintas vermelhas iniciais vão-se juntando e formam conglomerados de cor púrpura, mais comuns a nível dos membros inferiores, embora possam surgir, como à minha filha, nos superiores (mãos, pulsos, cotovelos). As articulações mais afectadas são também as dos membros inferiores - anca, joelho, tornozelo, podendo também surgir nas mãos e pés.


No caso da Inês, ela apresentava os dois pés inchados, e as pernas também.


Em situações normais, não é uma doença grave nem contagiosa, apesar do seu nome pomposo, e é mais comum do que possamos imaginar.


 


 

6 comentários:

  1. Marta, li seu post sobre a Purpura... há um mês meu filho de 10 anos me mostrou as pernas (tornozelos e até as coxas) todas pintadinhas... levei à pediatra, disse que eram petéquias, pediu contagem de plaquetas e encaminhou para uma hematologista. Exames normais, diagnostico Purpura Alergica. Legal. Alergia do que? Não sabemos. Já fizemos testes de alergia, já passei em especialista Vascular, já levei ao pronto atendimento. Tratamento? Vitaminas. C e Complexo B.
    Não melhora. Tomou antialérgico 3 dias. Melhorou. Voltou pior. Seu relato é bem esclarecedor, mas como mães, nunca sabemos o que fazer, né?

    ResponderEliminar
  2. Juliana, muito obrigada pela sua visita e comentário.
    Não sei se os dois casos serão idênticos. No caso da minha filha, ela teve que ficar internada uma semana, com dieta própria para alergias, e mesmo depois de ir para casa ainda esteve cerca de um mês sem poder ir às aulas. Tinha que ficar em casa em repouso absoluto. Na verdade, para esta doença, o único tratamento é o repouso, e algum outro medicamento se afectar os rins ou sistema digestivo, ou se a criança tiver dores.
    A maior preocupação em termos médicos é em termos de sistema urinário (sobretudo rins), e daí se fazer constantemente análises à urina.
    A parte das manchas é apenas uma questão estética.
    Andou a ser vigiada durante dois anos, após o internamento. Durante esse tempo, e de tempos a tempos, houve reincidências, mas sem necessidade de voltar ao hospital.

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite
    Estou com as mesmas manchas de sua filha
    ja fiz diversos exames e com o sangue e a circulação não teve nenhuma alteração...
    Como foi feito o diagnostico dela ?
    Fez algum exame especifico
    O que sinto de diferente e muita dor das articulações e nos pés..

    ResponderEliminar
  4. No caso da minha filha, a médica olhou para as manchas dela e inchaço das pernas e pés, e disse logo o que era, e que iria ficar internada. Isto, 4 dias depois de lá ter estado a primeira vez, e vir para casa com pomada para aplicar, por suspeita de mordida de insecto, e com indicação para voltar dali a 4 dias.
    Como piorou, assim que lá chegámos, já não saiu.

    ResponderEliminar
  5. Olá! Tenho 46 anos e artrite reumatoíde a cerca de 12 anos. A cerca de um mês apareceu uma mancha vermelha no meu pé esquerdo, o que dói mais, e coçava muito. Eu porém, só coçava ao redor. Daí depois de uma 15 dias, sumiu mais começou com muitas brotoejas, agora no pé direito, também. Fui na dermato, ela passou um creme chamado tarfic 0,1% e uns exames de sangue. No retorno, meus tornozelos subindo pras pernas, estavam tão vermelhos e com muita coceira ainda, que ela mandou me procurar um angiologista.
    Ah ainda tem umas manchas pequenas vermelhas pelas pernas, mas essas não coçam.
    Não sei ainda o que pode ser!

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, Marta! Meu nome é Ianca e tenho 23 anos , há algum tempo vemas aparecendo essas manchas na minha pele, minhas pernas ficam inchadas, articulações doloridas, e pés muito inchados. Já passei por vários médicos, já fiz diversos exames. Pesquisando, achei que era Purpura trombocitopenica , por conta das manchas, mas a que você fala aí, explica melhor.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!