sexta-feira, 26 de julho de 2013

Presente envenenado

 



 


Ultimamente, a Índia tem sido notícia em todo o mundo, e sempre por péssimos motivos.


Desta feita estão em causa as refeições escolares envenenadas, distribuidas no âmbito de um programa que tinha por objectivo combater a fome e a má nutrição infantil.


No espaço de uma semana, ocorreram dois casos de intoxicações alimentares das quais resultou a morte de várias crianças, e a hospitalização de todas as outras.


Na primeira situação ocorrida, as crianças, com idades entre os 4 e os 12 anos, terão dito que a comida tinha um gosto e um cheiro estranhos, mas a diretora tê-las-á obrigado a comer, e não as terá socorrido quando se começaram a sentir mal. Os alimentos estariam contaminados com pesticidas.


Ao que tudo indica, já teriam havido queixas anteriores relativamente à segurança alimentar, já que grande parte dos alimentos comprados para estas refeições não são inspeccionados antes de serem servidos.


O programa conseguiu assim parte do seu intuito: pelo menos 23 crianças não mais sofrerão de fome, porque faleceram. É pena que o tenha feito da pior forma. Já quanto ao segundo objectivo foi, obviamente, chumbado! Porque se a ideia era combater a má nutrição, fez precisamente o contrário. Ao não inspeccionar e controlar de forma adequada os alimentos que gratuitamente oferecem às crianças, estão a contribuir para a sua má nutrição.


Por tudo isto, este programa bem intencionado soa mais a um presente, literalmente, envenenado! 


 

1 comentário:

  1. Há noticia que chocam imenso e esta, quando a ouvi deixou-me arrepiada.
    A vida por vezes é tão injusta...

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!