quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Portugal em chamas


 


Incêndios, incêndios e mais incêndios...


Terminou o mês de Agosto, iniciou o Setembro, mas o cenário mantém-se.


Todos os anos acontece, mas este ano, não foram só as árvores que morreram. Também 5 bombeiros, até agora, perderam a vida.


Para que muitos cá fiquem, alguns tiveram que partir...


E por culpa de quem? Do governo? De quem não segue à risca os planos de prevenção? De quem desencadeia o incêndio? Da natureza? De todos nós?


Alguém tem que ser responsabilizado, é verdade. E, parece-me, nunca foram detidas tantas pessoas suspeitas de fogo posto como este ano.


Mas, sejam quais forem os motivos para o fazerem, psicológicos ou financeiros, é algo que, por mais que aperfeiçoem as medidas de prevenção e vigilância, ou que endureçam as penas para os culpados, estará sempre presente e nunca se conseguirá extinguir.


E, assim, assistimos impotentes, a cada ano que passa, a um Portugal em chamas. O que é pena é que sejam chamas exteriores, quando o verdadeiro "incêndio" deveria acontecer no coração do país, para queimar tudo o que é inflamável e prejudicial aos portugueses, e haver uma total renovação, uma nova esperança de um país melhor do que aquele em que, actualmente, vivemos.


 


 


* No entanto, continuo a afirmar que temos muita sorte em morar em Portugal - pelo clima, pela beleza do país, pela nossa cultura, pela nossa comida, por não estarmos (ainda) no meio de guerras, catástrofes e afins, como muitos outros países que conhecemos. 

2 comentários:

  1. Infelizmente as mortes dos bombeiros aumentaram para 7. É triste.
    Hoje ouvi a noticia de um dos suspeitos, um jovem emigrante que andava foragido se tinha entregado à policia. Pensei na sua família, no que devem estar a sentir. Fez um disparate apenas para se vingar, isto segundo as noticias.
    Agora de quem é a culpa?
    Nestes casos da loucura e maldade das pessoas, mas depois à o caso de pessoas que não cumprem a lei.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. É triste ver situações e notícias destas,meu deus!! Muitos beijinhos!! Espero que os próximos anos que vêm a seguir não incluam tanta crueldade neste mundo,fica bem!!

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!