terça-feira, 29 de setembro de 2015

Máquina de lavar ou árvore de Natal?!


 


Chego eu ontem a casa, curiosa para ver a máquina de lavar roupa nova, experimentar e ver como funcionava.


Mal carrego no botão para ligar, o botão de selecção de programas enche-se de luzinhas, o painel luminoso acende, e cada vez que mudo alguma coisa, dá um toque. Assusto-me, quando olho para o tempo de cada lavavem, de cada programa. A outra era muito mais rápida!


Ao escolher o programa, a máquina, inteligente, escolhe logo as restantes opções - temparatura, enxaguamento, centrifugação.


O que é isto, pergunto eu, ainda pouco ou nada habituada?! 


Perco algum tempo, a ler o manual. Ponho roupa a lavar. Fico ali especada a olhar para a máquina, a ver como aquilo funciona.


Em seguida, vou à minha vida, que tenho mais que fazer, o tempo é escasso e a máquina ainda leva duas horas a lavar.


Estou na sala, já esquecida desse assunto, quando começo a ouvir uma música. Achei que era na televisão, algum telemóvel a tocar.


O meu marido pergunta-me também que música era aquela, e se era a máquina de lavar. Vou à cozinha, e confirma-se que era, realmente, a máquina a anunciar o fim do programa, com uma música em modo natalício, e a piscar a palavra END!


Ao fim de alguns segundos, cala-se e desliga-se automaticamente.


Então, mas eu comprei uma máquina de lavar, ou uma árvore de natal já com luzinhas e música?!


O meu marido diz que a máquina é espectacular. E lá bonita é.


Mas modernices não são comigo e, para ser sincera, preferia a minha velhinha, com aqueles dois botões para a temperatura e para selecionar o programa! 


 

14 comentários:

  1. :) se tocasse mais tempo, até servia para embalar antes de dormir!
    Há lá uma função qualquer para calar a máquina, mas ainda não me dei ao trabalho de pesquisar!

    ResponderEliminar
  2. A minha também toca e lá em casa tivemos a mesma reação que vocês, "oh diabo, mas que música é esta?". A nossa tem uma particularidade que me fez pensar, ainda durante algum tempo, que devia ter alguma avaria. Antes de encher de água dá uma série de voltas a seco, deve ser para misturar a roupa, só ao fim de um bom bocado vem a água.

    ResponderEliminar
  3. Tal e qual!
    Também fez isso :)
    E no sítio do tempo de lavagem aparecia a piscar, como se estivesse ainda a calcular. Depois, passou de 2h e tal, para 1h e tal, de um minuto para o outro.
    A que tínhamos punha primeiro água, e depois ficava um tempo parada antes de começar a rodar.

    ResponderEliminar
  4. A minha faz exatamente o mesmo "escarcel" - escusado será dizer que, com um filho piqueno não a posso por a lavar de noite!
    Na altura que a comprei ainda tive a leve esperança de que, já que me dava música, também me podia fazer as camas, lavar a loiça, limpar o chão e pó, mas não... É só mesmo uma máquina que canta... Raios de tecnologia que ainda não é multifacetada!

    ResponderEliminar
  5. :)
    Mas até nem é assim tão mau. A outra que eu tinha, já meio avariada, fazia mesmo ruído durante vários minutos e, algumas vezes, quando torcia a roupa, dava cada salto que parecia que me partia a casa toda!
    Ontem preveni logo a minha filha para o caso de ouvir a máquina a tocar de madrugada, mas ela diz que não deu por nada! Tal era o sono!

    ResponderEliminar
  6. Modernices...o mundo não pára, sempre em evolução e os domésticos estão cada vez mais inteligentes!!! :-) Pena é que não foram feitos para durar muito tempo.
    A Yra voltou a dar sinais de vida! E o Fausto? Passa por lá para seguires a história!
    Continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Pela descrição que fizeste acho que temos a mesma máquina, hehehe.
    A minha também tem muitas luzinhas, faz um 'bip" sempre que mudo de programa, escolhe automaticamente a temperatura e centrifugação associada ao programa (mas posso alterar manualmente) e também toca uma música quando termina de lavar.
    E sim, demora muito mais tempo! Daí eu usar quase sempre o programa "rápido 30" :)

    ResponderEliminar
  8. Tal e qual a minha máquina! Por vezes pergunto-me para que tantos botões e sons diferentes, principalmente porque não se cala enquanto as pessoas não a forem desligar..

    ResponderEliminar
  9. Ao ler o post revi-me na cena, quando em Janeiro passado, também, adquiri uma máquina de lavar roupa da "nova geração"!
    É simplesmente o aparelho que nos comanda... Modernizes.
    Também preferia a minha velha Electrolux !!!
    Benedita

    ResponderEliminar
  10. Normalmente, e dependendo das lojas, quando compras uma máquina desse calibre, tens direito a uma demonstração em casa. Nós comprámos a nossa há dois meses, toda modernaça tal como descreves a vossa, e, se não fosse a demonstradora, estaríamos a zeros ou perto disso, porque as instruções que acompanham a máquina são francamente insuficientes! E olha que nós somos pouco dados a demonstrações e coisas do género em nossa casa... mas foi o melhor que fizemos! Agora, quanto à música de Natal, em nada te posso ajudar! Mas lá que é inédito para mim, é! :D :D

    ResponderEliminar
  11. Demonstração em casa?! Nem aquele teste que faziam antigamente, de pôr a máquina a lavar sem roupa, fizeram!
    Se não fosse eu ter perguntado à funcionária que nos atendeu na Worten, como é que a máquina funcionava, nem isso sabia.
    Os homens que lá foram montá-la e recolher a velha limitaram-se a reclamar que não tinham espaço para passar com a máquina, ligaram-na para ver se funcionava, deixaram lá um cabo e mais umas peças que, suponho, não foram precisas, e puseram-se a andar!

    ResponderEliminar
  12. A tua máquina é igualzinha à minha (tenho de ver essa opção da música para o Natal!). Queres que te dê o contacto da demonstradora que foi lá a casa? Garanto-te que ficas bem servida! :) A demonstradora é da marca, não da loja. É apenas uma questão de contactar quem deve ser contactado. Se quiseres, quando tiver essa informação (ao chegar a casa), posso-ta dar, de bom grado. E não, não ganho nada com isto! :)

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!