
Por vezes ouvimos as pessoas dizerem "ah e tal, é preciso coragem" ou "gostava de ter a tua coragem", quando nos vêem lutar por aquilo que queremos, quando nos vêem arriscar, sair da nossa zona de conforto, quando nos vêem tomar decisões que também elas gostariam de tomar, mas não conseguem, ou não podem.
Mas eu pergunto: será que estamos aqui a falar de coragem, ou antes de determinação? Será que as duas são aliadas e complementam-se?
Vejamos, por exemplo, uma pessoa de 50 anos que vai à procura de trabalho. É verdade que ela foi corajosa em querer encontrar um trabalho com essa idade, uma idade em que consideram as pessoas velhas demais para trabalhar, mas novas demais para se reformarem. Mas foi apenas a coragem que a levou a encontrar esse emprego?
E aquelas pessoas que, por circunstâncias da vida, não puderam estudar quando deveriam, e fazem-no mais tarde? Foi apenas a coragem que as moveu e lhes garantiu o diploma?
Ou alguém que vai tentar a sua sorte noutro país, noutro continente, ou que se envolve em acções humanitárias ou voluntariado?
E aquelas que, contra todas as expectactivas, decidem concretizar os seus desejos, como o de ser mãe, publicar um livro, tirar um determinado curso, dedicar-se a uma determinada actividade ou outro qualquer?
É preciso coragem, sim! Para dar o primeiro passo.
Para todos os outros, tem que haver muita determinação, porque só ela levará cada um de nós à meta que traçámos e querermos alcançar. A coragem, tem tendência a esmorecer, ou até abandonar-nos pelo caminho.
Mas se estivermos determinados, será muito mais fácil chegarmos ao fim da viagem realizados, e com os nossos objectivos concretizados!
Gostei imenso deste texto Marta e concordo na totalidade! =)
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada Chic'Ana!
ResponderEliminarÉ pena não haver mais pessoas com coragem para dar o primeiro passo, e muitas vezes faltar determinação às que mostraram coragem, para levar tudo até ao fim. E por mim falo :)
Beijinhos
Determinada e focada no objetivo sem dúvida.
ResponderEliminarÉ o que dizes, coragem é só o primeiro passo aquele que no fundo custa menos.
Para tudo na vida é preciso um pouco de tudo.
ResponderEliminarLutei desde miúda para ter o que tenho, sempre tive objectivos e determinação para lutar por eles.
Em detreminadas circunstãncia da vida é preciso muita coragem também...
Espero que ao longo da tua vida tenhas sempre muita coragem e determinação para seguires em frente em relação aos teus sonhos!
ResponderEliminarMuito obrigada pelas palavras sábias! Gostei muito! ;)