
Ontem uma amiga minha perguntou-me se a minha filha alguma vez tinha andado de autocarro sozinha.
Respondi-lhe que não. Pelo menos, em distâncias mais longas.
No autocarro da vila, que faz o trajecto aqui pela vila de Mafra, e quando era preciso, já andou de casa para a escola, e vice-versa.
"Então e deixavas ela vir da autocarro até aqui?" - estamos a falar de apanhar o autocarro que passa por aqui, vindo de Lisboa, com destino à Ericeira.
"Não de certeza!" respondi-lhe sem hesitar!
"Porquê?", voltou a perguntar, ao que eu contrapus com uma outra pergunta "Eras capaz de deixar a tua filha vir daí até cá sozinha no autocarro?".
"Com a idade que tem agora não, mas com a idade da tua não sei."
Isto leva-me a questionar: qual a idade certa para uma criança viajar sozinha em transportes públicos? Se é que existe uma.
O meu marido,por exemplo, diz que com a idade da minha filha, ou um pouco mais velho, já andava sozinho de autocarro. Já eu, só o comecei a fazer com os meus 16/17 anos.
Claro que tudo isto irá depender da zona de que estamos a falar, da necessidade, da capacidade de desembaraço das crianças e outros factores.
Mas será seguro os pais deixarem os seus filhos viajar sozinhos neste tipo de transportes, quando ainda mal deixaram de ser crianças? Sobretudo, nos dias que correm?
E se fossem os vossos filhos? Deixavam-nos viajar sozinhos?
Olá,... eu comecei a andar de transportes sozinha com 6 anos, há 30 anos atrás, para ir para a escola, cerca de 2Km. A minha mãe colocava-me no autocarro dizia ao motorista (quase sempre o mesmo) onde eu descia, eu ficava junto a ele, e na paragem de destino estava uma mãe de uma colega à minha espera, ou eu esperava por ela, para irmos para a escola a uns 500m da paragem. Quando fui para o 5º ano já ia sempre sozinha ou com colegas... Hoje eu não faria isso aos meus filhos com essa idade... mas terei de o fazer quando forem para o 5º ano... com a escola a uns 5kms de casa. Hoje em dia vou levá-los à escola de carro e os avós vão buscá-los, de carro ou autocarro.
ResponderEliminarSim. O problema é, em muito, as coisas que acontecem na actualidade. A minha mãe, por exemplo, com a idade que a minha filha tem já andava de um lado para o outro sozinha a pé, ia ao leite a cerca de um km antes de ir para a escola, tinha que andar.
ResponderEliminarMas hoje, não consigo deixar a minha filha ir sozinha por aí (ela também não faz muita questão). Não se sabe quem vem no autocarro, nem o que pode acontecer entre a partida e o destino.Se não houver mesmo uma necessidade extrema, não arrisco.
Eu sei que é complicado.
ResponderEliminarEu já andava sozinha, quando andava na preparatória.
Quando eu tinha a idade da Inês os meus pais já me deixavam andar por aí, ia de camioneta sozinha, ia a pé, nunca me importei muito com isso, acho que isso me fez crescer.
ResponderEliminarHoje já com 14 anos venho com uns amigos para casa, mas agora já é mais perto, no entanto, eu comecei a andar sozinha com 10 anos, deixaram-me numa paragem e eu desenrasquei-me sem problemas!
É uma questão pertinente. Depende do trajeto, da segurança, da necessidade e das pessoas que frequentam esse meio de transporte. Mas que quando são pequenos, todo o cuidado é pouco. Num instante, uma pessoa com más intenções se mete com as crianças.
ResponderEliminarÉ esse o meu receio. Se não tiver mesmo que ser, por enquanto não arrisco. Chamem-me mãe galinha, mas prefiro ser uma mãe galinha com a sua franguinha a salvo, do que perdê-la por me armar em liberal!
ResponderEliminarAcho que com as notícias que vemos é difícil deixar as nossas crianças...suponho que os nossos pais confiavam mais é não tinham muitas alternativas. No meu caso comecei aos 10 anos mas porque nao tinha avós por perto, os meus trabalhavam os 2 e as minhas 2 irmãs começaram a trabalhar aos 14 anos e só havia 1 carro....agora os tempos são muito diferentes!
ResponderEliminaro meu problema e saber se e legal duas crianças de 13 anos andarem de autocarro um trajeto longos? de castelo branco a Lisboa sozinhas o de as espera o pai. será que vai la estar qd o autocarro chega . aquele lugar e medonho o sitio onde param os autocarros no campo grande. não tem polícia nenhum a vigiar aqueles espaços. o outro problema é que u.ma delas e especial asperger. e nao acho correto irem ter com o pai podendo ele como adulto vir velas onde vivem. sendo que sairia de lisboa sexta as 20 horas.. haverá alguma legislação sobre a segurança de crianças viajarem sozinhas em trajetos longos??
ResponderEliminarl.