
Todos os anos a situação repete-se: chegamos a esta altura do ano, e lá vão as pessoas vacinar-se contra a gripe.
Este ano, os alertas de que virá por aí um surto de gripe, e que todos devem prevenir-se, recorrendo à vacina está, mais uma vez, a levar muita gente a correr para as farmácias e centros de saúde, a fim de levar a vacina e assim evitar as gripes de inverno.
Como todos sabemos, existem grupos de maior risco, para os quais se recomenda esta medida preventiva. Os restantes, querendo, podem também fazê-lo.
Ora, eu nunca senti necessidade de levar a vacina contra a gripe. Normalmente, constipo-me várias vezes por ano. Uma ou outra vez devo ter tido mesmo gripe, mas acaba por ser algo tão normal que nunca me pareceu justificar a toma desta vacina.
Aliás, conheço pessoas que estavam bem, e ficaram doentes após levarem a vacina da gripe.
Este ano, continuo sem intenções de levar a vacina, tal como todos lá em casa.
Enquanto isso, vejo as pessoas à minha volta histéricas, com medo do que aí vem, a quererem levá-la. Cada um é dono de si, e faz o que bem entende pelo seu bem estar. Por isso, se o querem fazer, façam-no. Se se sentem melhor assim, mais descansadas, não hesitem.
Mas, será legítimo quererem arrastar todos os que as rodeiam consigo? Por muito que não queiram, a não ser que vivam numa concha, ou se restrinjam a conviver unicamente com pessoas que seguiram o seu exemplo, é impossível não estarem, em determinados momentos, no mesmo espaço que outras pessoas que não tomaram a vacina da gripe. E aí, o que vão fazer? Como saberão quem se preveniu e quem não o fez?
Seja como for, estando essa pessoa vacinada, mesmo que os outros não estejam, nada tem a temer, certo?
E nos locais de trabalho?
Podem as entidades patronais obrigar os seus funcionários a vacinarem-se contra a gripe? Será essa preocupação meramente laboral, por receio de que os funcionários adoeçam e prejudiquem as empresas?
Podem os funcionários recusar-se a fazê-lo?
No fundo, a questão que se coloca é: levar ou não levar a vacina da gripe? De quem é a decisão, e o que deve ter em conta no momento de decidir.
Por aí, costumam levar a vacina da gripe?
O que vos levou a tomar a vossa decisão?
No trabalho, não podem obrigar a pessoa a tomar, esta vacina não faz parte do plano nacional de saúde!
ResponderEliminarEu nunca levei e náo vou levar e muitos médicos também não a levam., houve coelgas minhas que levaram e tiveram uma reacção alérgica grave, uma delas a garganta estava a fechar, ainda bem que estava no hospital, se não sufocava. :(
Cada um é livre da sua escolha, não têm é direito de querer levar e chatear .quem não quer!
Deve ter sido uma reacção anafilática, que pode ser mortal em muitos casos, se não for travada a tempo.
ResponderEliminarPois, eu também acho que deve ser uma opção que diz respeito a cada um. Mas ainda ontem quase me "obrigaram" a ir levá-la!
Foi, podia ter morrido sufacada. :(
ResponderEliminarOlha, Marta vou ser curta e grossa eu mandava esse pessoa á me@@@, era só o que faltava!
Uma coisa é as que são do plano nacional e sim, essas na minha opinião devam ser obrigatórias, aí sim metem a saúde pública em risco, por isso é que as doenças estavam irradicas estão a voltar...
Eu não, mas a minha mãe e padrasto todos os anos levam a dose deles!
ResponderEliminarAcho que os grupos de risco sim, deveriam todos tomar!
Beijinho
Eu não sou contra quem quer levar, sobretudo, lá está, os grupos de risco, mas não me obriguem a mim a levar!
ResponderEliminarAté porque tenho dúvidas de que a vacina seja assim tão eficaz, e me sirva para alguma coisa.
Beijinhos
Nunca levei a vacina, , mas tenho a sensação que querem subrepeticamente, fazer com que as pessoas a tomem, por isso tentam inculcar medo nas pessoas, mas quando virem que não conseguem vão utilizar , outras pressões, escolas, locais de trabalho,etc, é um pouco assustador, arranjam motivos camuflados,de bem geral, para irem tirando cada vez mais a independencia e liberdade a cada um, está a começar por põr chipes nos gatos , que não fazem mal a ninguem, e é um animal, que sabe sobreviver, mesmo abandonado,pois sabe caçar, e até util, para evitar a proliferação dos ratos,que esses sim transmitem doenças, depois aos poucos,em nome do bem geral,e segurança de cada um seremos tambem chipados, pois porque a policia em vez de manter a segurança, vai passar a espionar quem tem gato e cão, para levar ma parte do dinheiro, talvez até de uma velhinha, que não tinha o seu gatinho registado, pois querem arranjar dinheiro, para que? gastar onze milhões em vacinas?temos que dar mais ouvidos a pessoas como o grande snowden que arriscou a pele ,para expor o que está por detrás das aparencias, de certos governos, não afirmo , que o nosso esteja a par desses esquemas, acredito mais que na sua ansia de poder seja uma marionete nas mãos , desses senhores obscuros, que ditam as regras , por detrás de ingenuos e ignorantes, de tudo isso , tipo Antonio guterres etc
ResponderEliminar