
Bem, não exactamente banida, mas muito restringida, e altamente discriminada!
O blog tem uma página no facebook e, desde que o Sapo facultou a funcionalidade das redes sociais, os posts do blog são lá publicados, tal como os posts d'A Palhaça Martita.
Sem problemas.
Até que reparei, esta semana, que todas as publicações do blog "Marta - o meu canto" tinham sido eliminadas da página do blog no facebook, bem como de todas as outras páginas em que tenham sido partilhadas ou mencionado o blog com link!
Só ficaram as d'A Palhaça Martita, e as publicações directas na página, sem ligações ou links.
Como se não bastasse, relativamente às publicações partilhadas no meu perfil pessoal, com ligação ao blog, aparece-me a seguinte mensagem:
"Esta publicação desrespeita os nossos Padrões da Comunidade, pelo que só tu a podes ver."
Já nas mensagens em que faço referência ao blog, aparece isto:
"Esta mensagem foi removida porque inclui uma ligação que infringe os nossos Padrões da Comunidade."
Publicar os links na página, não dá, porque surge "erro da query"
Ao escolher, aqui no blog, a opção "partilhar no facebook", dá isto:
"Aviso: Esta mensagem contém conteúdo bloqueado
E, se tento aceder a qualquer ligação ao blog, através do facebook, aparece esta mensagem:
"A ligação que tentaste visitar desrespeita os nossos Padrões da Comunidade."
Que raio de Padrões da Comunidade é que as publicações do blog, ou a mera referência ao blog, através do respectivo link, estarão a desrespeitar, de há uns dias para cá?
Será o temido artigo 13º, e os seus filtros automáticos, que censuram tudo o que possa constituir uma violação aos direitos de autor, ainda antes de serem publicados, a causar mossa e a fazer as primeiras vítimas?!
Ou alguém com muita inveja do blog (nem sei porquê), decidiu boicotá-lo?
Obviamente, esta será mais uma publicação barrada no facebook, pelo que só a encontrarão por aqui!
Já tentaste perguntar "ao Facebook" o que se passa? (confesso que não sei como se faz, mas dá para falar com "eles")
ResponderEliminarPode ter a ver com direitos de autor, ou assim, e o Facebook estar confuso, já que a autora és tu ;)
Tentei ver como contactá-los, mas só me aparece o centro de ajuda, e o espaço para relatar problemas que ficarão sem resposta porque não há tempo para resolver tudo o que é reportado.
ResponderEliminarMas tenta... não perdes nada. Eles respondem. Conheço um caso que, não resolveram porque a página tinha mesmo violado direitos de autor, mas responderam, ou seja, verificaram o caso.
ResponderEliminarÉ Marta ou Martita o mal é haver concorrência. Cada um puxa o lado á sua sardinha. Democracia só às vezes e mesmo assim, não sei.
ResponderEliminarMarta, contacta o facebook, eles costumam responder. Tenta saber o que se passou!!!
ResponderEliminarJá contactei, e recebi esta resposta: "A tua opinião vai ser usada para melhorar o Facebook. Obrigado por teres dedicado o teu tempo a fazer esta denúncia."
ResponderEliminarEu não dei propriamente uma opinião! Reportei um problema!
Parece-me que o problema das redes sociais são desse género, o problema surge e não existe ninguém do 'outro lado' para o tentar perceber e resolver.... Não há responsabilidade alguma....
ResponderEliminarSe ao menos dessem uma justificação: direitos de autor (das imagens), denúncia de alguém, alguma coisa no conteúdo, mas assim não dá para perceber.
ResponderEliminarNem as entrevistas que fizer, os artistas irão conseguir publicar, porque vêm do meu blog!
Marta quando existe uma denuncia eles retiram os posts primeiro e fazem verificação depois.
ResponderEliminarÉ a primeira vez que me acontece
ResponderEliminarAconteceu o mesmo ao Paulo Guinote, após ter escrito um artigo a respeito das greves dos enfermeiros.
ResponderEliminarResumindo, tens muitos amigos (invejosos) que denunciaram os teus posts como se tratando de conteúdo ofensivo.
Aliás, e como podes ler, no ramo da educação, muitas têm sido as páginas bloqueadas https://guinote.wordpress.com/
Pena nunca sabermos ao certo quem levou a cabo tais denúncias. Da inveja, não duvido. Facilitada, claro está, pelo clique de quem se esconde atrás de um monitor.
Pelo menos não foi bloqueada a página, pelo que certos textos posso publicar directamente lá (por enquanto)!
ResponderEliminarmistério!
ResponderEliminarAinda bem que não tenho facebook! Já escrevi tanto sobre a greve!
ResponderEliminarIsso tem que ver com denúncias. Quando alguém denuncia eles são obrigados a suspender as publicações. A inveja é uma m@#%$
ResponderEliminarPode se ter dado dois casos: ou foram denúncias, ou foi o algoritmo do Facebook, que é automático.
ResponderEliminarHá uma seção na página que mostra a mensagem da publicação ter sido bloqueada e que pode pedir para rever e escrever um comentário, ele voltam a analisar.
Isso acontece volta e meia com a minha mulher na página profissional dela. E no caso dela é denuncia a trabalhos de nailart (concorrência), mas, que conseguimos resolver em menos de 24hs.
Cheira a concorrência desleal, boa sorte beijinhos
ResponderEliminarPfff... o facebook cada vez mais a desilidir! Curioso, hoje vinha no carro a pensar em desistir dessas redes sociais, porque não?! É que eles fazem e desfazem sem aviso prévio e isso chateia, mais ainda sem justificação!
ResponderEliminarFelizmente, parece que já voltou tudo ao normal, e as publicações repostas. Espero não voltar a ter problemas.
ResponderEliminarSó não entendo quem é que me pode considerar concorrência Não estou propriamente a promover produtos ou serviços. Enfim...
ResponderEliminarObrigada :)
Beijinhos
Talvez... A verdade é que foi só o que estava relacionado com este blog, porque dava para escrever e publicar lá directamente, e mantiveram as publicações do outro blog.
ResponderEliminarAinda se fosse um blog famoso, compreendia-se, mas este cantinho...
Obrigada, Bruno
ResponderEliminarComo nunca me tinha acontecido, em tantos anos que tenho, não fazia a mínima ideia. Sei que há denúncias que levam ao bloqueio da página, mas neste caso era apenas boicote às publicações deste blog específico.
E não me parece que tenha conteúdos que possam afectar a concorrência, mas há pessoas capazes de tudo. Se foi o próprio facebook, é ainda mais estúpido.
Acabei por pedir revisões, comunicar o problema e parece que hoje, já está tudo normal de novo (é melhor não falar muito).
São uns parvalhões, Marta. Talvez por isso haja cada vez menos gente a ligar ao feicebuque.
ResponderEliminarEu sou um deles.
Beijos e deixa-os cair!
Que coisa estranha.
ResponderEliminarNunca fui banida mas não tenho paciência para o Facebook. Acho aquilo muito chocho.
Parabéns pelo destaque.
Aconteceu-me o mesmo agora no início do mês. Em dez anos de blog ligado ao facebook nunca tal me tinha acontecido. Apagaram-me todos os links que ligava ao meu blog, todas as fotos e imagens de frases que eu fiz com ligações. Mas ainda eliminaram fotos mesmo minhas. Reclamei por todos os meios e ainda não obtive resposta para além de "estamos atentar resolver o problema".
ResponderEliminarPor acaso já andava a pensar comprar o meu domínio e essa atitude inexplicável do facebook só serviu para resolver isso e mudei o link e só depois disso continuei a poder partilhar.
Com quem já falei também me comentaram que podia ser sobre o artigo 13. O que é ainda mais estúpido, visto que, tudo o que se publicou era meu.
Só não apaguei a conta do facebook porque tenho quase 4mil seguidores, mas não fiquei contente. E aguardo resposta claro.
Enfim...
Sim, e também me disseram que podia ter sido alguém incomodado que tinha denunciado. Isso aconteceu-me no dia em que um post meu ficou em destaque na página principal do sapo...
ResponderEliminarTambém não é que tenha muitos seguidores por lá, mas o problema afectava não só a minha página, como também quem quisesse partilhar algo meu.
ResponderEliminarPor exemplo, as publicações das entrevistas que faço, da Farol, foram apagadas da página da Farol.
Obrigada!
ResponderEliminarEu gosto de partilhar o que escrevo aqui, também por lá, mas curiosamente, apesar de ontem estar de castigo, acabei por ter mais visitas! Acho que o tiro saiu pela culatra a quem o disparou!
Beijinhos
Eu já tive um vídeo bloqueado - a paródia ao 50 sombras - porque supostamente violava direitos de autor. Respondi ao bloqueio, dizendo que sim senhor, as partes originais do filme não eram da minha autoria, mas que toda a concepção daquele vídeo em concreto, desde o guião à edição e montagem, eram meus. Desbloquearam ao final de um dia. 😉
ResponderEliminarEstou a ver que não sou caso único
ResponderEliminarA mim eliminaram tudo o que fizesse ligação a este blog, mas dos restantes mantiveram o que, excluía, à partida, a hipótese do artigo 13º, porque nos outros também as imagens não eram minhas.
Eu enviei ontem pedidos de revisão, comuniquei o problema pelos (poucos) meios que disponibilizam, e hoje pareceu-me ter tudo voltado ao normal, apesar de não ter tido qualquer justificação ou explicação da parte do facebook.
Por acaso, dei por isso, curiosamente, um dia depois de ter recebido uma mensagem na página de facebook do blog, de alguém ligado à Sic, com um convite para o Programa da Cristina.
ResponderEliminarO artigo 13 ainda nao está em vigor ;)
ResponderEliminarProvavelmente alguém anda a denunciar as tuas publicaçoes.
Geralmente é sempre assim.
ResponderEliminarE é muito bem feito.
Já agora parabéns pelo destaque!
A gente lê-se por aí!
Há cantinhos que dão muita dor de corno
ResponderEliminarOh.... Tens de os contactar porque algo se passa. Se te denunciaram, acho ridiculo. mas infelizmente ha pessoas para tudo. Ate pode ser erro dos algoritmos do FB... (ora toma Mark q a tua plataforma não é infalivel)...
ResponderEliminarNada é infalível, e há sempre erros que acontecem, até mesmo aqui no Sapo. Mas aqui, temos alguém a quem contactar e que nos explica ou tenta perceber o que aconteceu. No facebook ficamos um pouco à nora.
ResponderEliminarPois, andei a pesquisar a ver se já tinha entrado em vigor, e pudesse ser essa a causa, mas pelo que percebi ainda carece de aprovação, pelo que, é como dizem, ou erro do facebook, ou denúncia.
ResponderEliminar
ResponderEliminarSe foi esse o caso, acho que não valeu a pena!
Foste apanhada na onda de bloqueios, por causa de 3 empresas de marketing que se andam a preparar para as eleições que se aproximam.
ResponderEliminarDevido ás normas do FB, anti-fakenews, tem estado a permitir que sejam relatadas streams de dados suspeitos. Essas empresas (se te lembrares, uma chegou a público porque era usada pelo Sporting para empolar discussões e promover pessoas, também trabalhando com a coligação PàF e com o CDS, em 2015, para a mesma coisa) tem estado a aproveitar isso para removerem tudo o que possam e proteger as suas 100 milhões de contas, prontas a entrar em acção.
O FB tem um algoritmo que reconhece as denúncias e procura essas streams (sequências que usem dados similares, como fazeres publicações externas, num blog e serem partilhadas via FB, a partir de um sistema externo (Sapo)) passando a bloquear tudo o que encaixe naquelas que foram denunciadas. Algum blog, que tem uma operação semelhante ao teu, terá sido alvo e tudo o que fosse semelhante foi bloqueado automaticamente.
Ainda não é o 11 (seria por causa deste) ou o 13 (este é para outra coisa) em acção. É mesmo a situação do que vai começar no próximo mês, para seguir o que já se passa no norte do país, com a campanha eleitoral a operar a todo o gás e com muito muito muito muito dinheiro a ser usado e a ter danos colaterais. Aconteceu a muita gente que tinham o - algures no nome do blog. Ainda não consegui descobrir qual foi o original ou se foi na própria ligação sapo-fb que algo ficou bloqueado.
Marta, está a acontecer-me algo semelhante com o Instagram.
ResponderEliminarSe quero pôr gosto e comentar alguma imagem e texto, aparece uma janela que diz que a ligação não é permitida; que parece que o meu perfil contém uma ligação não permitida, restringindo os conteúdos para proteger a comunidade Instagram, e se eu acho que cometeram erro que devo denunciar, e o certo é que eu tentei contactar, o que fiz, mas o texto desapareceu, isto é, não havia nada que me dissesse que fora recebido.
E o certo é que andei pelo perfil a tentar ver se há algo errado, nada detecto.
Só consigo, também, publicar imagens e texto.
Não sei o que fazer e por onde começar.
Vou tentar entrar no FB e ver se há alguma coisa de errado.
Instagram não tenho.
ResponderEliminarPor acaso ainda há pouco tempo a Luísa me falou na hipótese de criarmos um para o Clube de Gatos, mas se também já começa a dar problemas, é melhor pensar duas vezes.
O problema destas redes é que, quando é preciso contactar ou comunicar problemas, é sempre tudo muito vago, não há grande apoio.
O Andy explicou aqui num comentário o que poderá ser.
Obrigada pela explicação, Andy!
ResponderEliminarAssim, faz tudo mais sentido, e tem a sua lógica.
Só tenho pena é de não ter tido esse feedback dos responsáveis pelo facebook. E que coloquem tudo no mesmo saco, sem sequer verificar.
Aqui, somos "culpados" até que provemos o contrário!
Acabei de ler o comentário do Andy.
ResponderEliminarQue máfia!
Não podem admitir que existem empresas com milhões de contas a comentar como se fossem pessoas individuais.
ResponderEliminarBloqueiam e quem for apanhado que reclame, para criarem excepções. Não foi só com o sapo. Vários serviços integrados tem sido afectados. Alguns porque fazem posts seguidos num curto espaço de tempo, outros porque tem alguma coisa igual aos que bloqueiam por queixas ou violações dos termos. É a vida tecnológica onde os humanos só vão ver os que se queixarem. Os outros são para apagar, depois de 3 anos.
Agora que li a tua resposta, fui realmente verificar e voltou a ficar lá tudo como estava. Nem tinha dado conta. Mas claro, sem resposta deles.
ResponderEliminarPrimeiro bloqueiam depois vão ver se há razões ou não. E levam todos por tabela.
Aconteceu o mesmo à https://sorrisoincognito.blogs.sapo.pt/ não sei como resolveru... se resolveu! Eu contactava também o Sapo, já que isso aconteceu após o Sapo facultar o acesso às redes sociais.
ResponderEliminarDá notícias!
Por enquanto voltou tudo ao normal (até ver)!
ResponderEliminarMas estou a ver que existem mais vítimas do que eu imaginava
Também me aconteceu, salvo erro há duas semanas, com um artigo do blogue. Parece-me que foi alguém que denunciou, e não tinha nada de mal (obviamente). Portanto apostava num maluquinho qualquer que ande aí...
ResponderEliminarNo meu caso pedi revisão e acho que se resolveu.
Boa sorte a resolver a situação.
Também pedi revisão, e no outro dia estava tudo normal.
ResponderEliminarDemorou mais tempo porque, como nunca me tinha acontecido, não fazia ideia de que poderia pedir revisão, nem como contactar o facebook a expôr o problema.
É realmente estranho isso.
ResponderEliminarCertamente vão te responder e justificar... não vejo explicação pra essa situação...
Descobri agora que me aconteceu o mesmo! Como não uso muito o FB demorei mais tempo a descobrir o problema, mas o pior é que os meus links para o blog também foram bloqueados no Instagram, e aí dá-me mais incómodo. Já fiz o report ao facebook, agora é esperar que avaliem a situação e me desbloqueiem!
ResponderEliminarEu estive alguns dias, porque nunca me tinha acontecido, e não sabia bem do que se tratava, ou como resolver. Mas a partir do momento em que pedi revisão e comuniquei o problema, foi um dia para voltar ao normal.
ResponderEliminarMarta, só para ter a certeza que não me está a falhar nada, onde é que pediste a revisão? É que eu já comuniquei o problema e ainda não tive resposta!❤️
ResponderEliminarNo facebook, cliquei no ícone ? e seleccionei Caixa de Entrada de Suporte, onde apareciam as publicações eliminadas, e um ícone "pedir revisão". Isto, para cada uma das publicações banidas.
ResponderEliminarLogo abaixo acho que seleccionei "Comunicar um problema".
Aconteceu-me o mesmo, tenho um blogue literário e estou na mesma situação, mas além de bloqueada no facebook estou também no instagram! São empresas do mesmo grupo e deve ser automático, estive a ler e diz ser um política aleatória do facebook que tem bloqueado blogues, já apresentei várias vezes reclamação e até agora nada. Tomei a liberdade de, no meu blogue, partilhar também esta tua experiência, ilustrando que somos vários. Espero que nos ouçam! O facebook vai mudando o discurso e diz que violamos a política da comunidade, no entanto, analisei-a e , no meu caso, nada é violado.
ResponderEliminarEu tive que ir à minha caixa de entrada de suporte, e pedir a revisão de cada uma das publicações. No dia seguinte, foram repostas, e não voltaram a bloquear.
ResponderEliminarPelos comentários a este post, a situação está a piorar, e em várias redes sociais.
As minhas publicações não foram bloqueadas. As novas é que são e a ligação ao site é cortada.
ResponderEliminarEstá-me a acontecer igual! Tanto o Facebook como o Instagram estão a bloquear o meu blog! Não tenho lá nada que eu ache abusivo! Não atendo!
ResponderEliminarOlá Marta, tenho um blog sobre crochet e recentemente criei uma página no facebook com o link do blog. Num dia para o outro aconteceu-me exatamente o que aconteceu consigo. Todas a publicações que tinham o link do blog desapareceram e sempre que se clicava no link dizia que não respeitava os padrões da comunidade. Experimentei até pôr o link no meu perfil do facebook e não me deixavam. Bloquearam completamente o acesso do facebook para o blog e vice versa. Poderia-me dizer o que fez para puder também conseguir resolver este problema?
ResponderEliminarOlá Inês,
ResponderEliminarEu pedi a revisão das publicações no facebook e enviei mensagem a comunicar o problema. No dia seguinte, tinham reposto tudo.
Também estou na mesma situação, antes conseguia partilhar o meu blog, de uns dias para cá tb tenho esse erro :(, conseguiu resolver o problema? Se sim poderia ajudar. cumprimentos e sucesso ao seu blog
ResponderEliminarOlá Marta, aconteceu-me o mesmo! Como é que conseguiu resolver o problema? Fartei-me de pesquisar e não encontrei como pedir a eles uma revisão! Obrigado!
ResponderEliminarOlá Nuno,
ResponderEliminarNo meu caso fui ao ícone "Ajuda Rápida", depois "Caixa de Entrada de Suporte" e aí, pedi revisão das publicações bloqueadas, uma a uma.
Fui também a "Comunicar um Problema", para expôr a situação.
Outras pessoas no Facebook denunciaram meu conteúdo como abusivo! Não consigo enviar meus artigos, do Blogspot nem do Wordpress... Inveja Pura!!! Porque trabalho com Marketing Digital a mais de 7 anos. Triste "Burrice Artificial"
ResponderEliminarUma breve história sobre isto - é precisamente por razões como as que aponta aqui que deixámos de utilizar o Facebook. Numa dada altura publicámos um tema completamente inofensivo - ele ainda pode ser visto em https://www.mitologia.pt/uma-destruicao-parcial-do-mosteiro-dos-247764 - e a publicação foi removida por "apologia ao ódio". Ao mesmo tempo, e de uma forma que só pode ser vista como irónica, quando escrevemos sobre a negação do Holocausto ( https://www.mitologia.pt/a-negacao-do-holocausto-e-a-censura-dos-321935 ) nada aconteceu. Que raio de mundo esse, em que a negação do Holocausto não é censurada e uma publicação sobre uma destruição antiga do Mosteiro dos Jerónimos o é...
ResponderEliminar