terça-feira, 2 de julho de 2019

Manual de boas maneiras na fila para as ATM's

Resultado de imagem para atm


 


Quem nunca esteve na fila de espera para utilização de uma caixa de pagamento automático, e começou a ficar impaciente, porque a pessoa à nossa frente está a fazer mil e uma operações, e nunca mais se despacha e deixa a máquina disponível para o próximo?


 


Seja porque estamos a ver o tempo a passar e ainda nos vamos atrasar, seja porque só tínhamos uma operação rápida para fazer, e era num instantinho, ou por outro motivo qualquer.


 


Mas só temos duas hipóteses: ou esperamos a nossa vez, ou procuramos outro ATM.


 


 


E quando a situação é inversa?


Quando estamos a fazer as nossas operações, e percebemos que, quem está na fila à nossa espera, está a bufar de impaciência, e desejando ver-nos fora dali?


Não têm essas pessoas que esperar, também, a sua vez? Ou procurar outro local menos movimentado?


 


 


Existe algum manual de boas maneiras para situações como esta?


Estava o meu marido, no outro dia, a fazer umas transferências e pagamentos habituais, depois de ter deixado passar uma pessoa à frente, quando começa a ouvir reclamar:


"Isto assim não pode ser. Nunca mais saímos daqui. Se tem muitas operações para fazer tem que dar a vez aos outros." e outras frases do género.


 


 


Desculpem?


Dar a vez, só porque estamos a levar mais tempo do que queriam?


E quem nos garante que a pessoa a quem damos a vez será mais rápida? Que não tem, também ela, várias operações para fazer, e irá demorar o mesmo ou mais tempo que nós?


E é suposto dar a vez a quem? À seguinte na fila, ou a todos os que estão na fila, que não têm tempo para esperar, mas que não se incomodam de nos dizer para esperar, quando estamos na nossa vez? 


 


 


Para mim, é muito simples: se estou na minha vez, a efectuar as minhas operações normalmente, não vejo lógica em interromper para dar a vez a quem está atrás de mim, e ficar eu à espera na fila, para fazer o resto depois.


No entanto, se por algum motivo, estiver com algum problema em realizar as operações, ou me faltar dados, ou tiver que ligar para alguém, aí sim, tem lógica que desocupe a máquina e dê a vez a outros, até ter tudo o que preciso, e tentar novamente, quando voltar a chegar a minha vez.


 


 


E por aí, já vos aconteceu estar am algum dos lados? 


 


 


 


 

11 comentários:

  1. Caí num dessas há perto de uma semana: Uma senhora dos seus 40 e poucos anos, estava atrás de mim, num sítio que existem 4 caixas automáticas. Uma estava avariada e as outras tinham pessoas ainda mais atrasadas que eu. Começou a reclamar que as pessoas deviam usar os telemóveis, que deviam usar o homebanking, em vez de "estarem a empatar quem está com pressa". Como não havia mais ninguém atrás, ainda me faltavam 2 operações, deixei-a passar. 5 minutos depois estava a reclamar que a máquina não tinha a opção de ver o nib... quando me cheguei à frente "Tem de escolher consultas para poder escolher o nib" "Não quero consultar nada. Quero tirar o papel com o meu NIB." Depois de me chegar para trás, acabou por se ir embora sem o papel. Lá fiz o pagamento e levantei dinheiro, já estava ela atrás numa outra máquina. "Olhe, diga-me lá onde é que estava a dizer que era para ver o nib." Lá lhe disse. Nem agradeceu ou pediu desculpa por reclamar que os outros não sabiam usar aquilo... ela nem uma das operações mais básicas sabia.
    "Façam o que digo. Não façam o que faço." <- cada vez mais habitual.

    ResponderEliminar
  2. Nas ATMs não, mas na fila do supermercado, sim. Estávamos perto do Natal e decidi fazer umas compras "maiores" para evitar a azáfama dos últimos dias. E estava um senhor atrás de mim, sempre a reclamar. No final, virei-me para ele, com um grande sorriso e desejei-lhe um bom Natal. Ficou desarmado!

    ResponderEliminar
  3. Por vezes, quando me desloco a serviços públicos, quando estou à espera para ser atendida, só por causa de uma coisa rápida, e vejo pessoas com várias coisas para tratar, também me aborreço, mas nunca pensaria em reclamar porque está na vez dela. Também acontece eu demorar duas horas ou mais a tratar dos meus assuntos, e haver quem reclame do outro lado.
    O mais insólito que me aconteceu (embora seja porque me conhece e sabe para quem trabalho) foi mandarem-me voltar noutro dia, porque eu iria demorar muito tempo e tinham mais pessoas para atender!

    ResponderEliminar
  4. Lá está, reclamam, até têm quem lhes dê a vez, mas depois também não são assim tão rápidas, e "encravam" as máquinas.
    Diga-se de passagem que é algo que também me incomoda solenemente é quererem afastar as pessoas do balcão, mas nunca terem as máquinas a funcionar em condições, sobrando, muitas vezes, no local onde vou, uma para toda a gente.
    Se as pessoas deviam usar os telemóveis, porque é que ela estava lá?!
    Há pessoas com muita lata!

    ResponderEliminar
  5. Caramba, não tem que existir um código de ética ou de conduta para a fila no Multibanco. Qualquer cidadão com bom senso, que infelizmente não se ensina nem nas escolas, muito menos nas universidades, resolve o problema.
    Primeiro - Só estou disposto a ceder ao meu lugar na fila e já o fiz, se a pessoa é daquelas que também são vistas como prioritárias pela lei.
    Segundo - A fila é para ser respeitada. Quando se vai a um banco ou a uma empresa tratar de um qualquer assunto, quando começa a demorar, não saímos para dar lugar a outro.
    Terceiro - O principio na fila do Multibanco rege-se pelos seguintes ditados populares
    a) Se tem pressa vá andando. Toda a gente tem pressa para ir não sei onde, seja de dia, de noite, ao fim-de-semana ou de férias. Quando era miúdo assisti várias vezes a pessoas a pedir à minha mãe para passar á frente porque iam apanhar o autocarro e, meia hora depois vi-as na rua a conversar descontraidamente.
    b) Quem está mal muda-se. Se acha que a fila no multibanco não lhe convém só tem que se procurar outra.
    Quarto - Quando enfrentarem uma fila para o Multibanco, pensem que estão acampados numa fila para comprar bilhete para um qualquer concerto rock de uma grande celebridade. A atestar pelo que vejo na TV é só alegria, mais o orgulho de exibir o sacrifício de esperar que a bilheteira abra.

    ResponderEliminar

  6. "Quando enfrentarem uma fila para o Multibanco, pensem que estão acampados numa fila para comprar bilhete para um qualquer concerto rock de uma grande celebridade."
    Ora aí está um bom conselho!
    Infelizmente, bom senso é o que falta a muita gente e, sim, há pessoas que estão cheias de pressa mas depois, miraculosamente, perdem-na depois de estarem servidos.

    ResponderEliminar
  7. Acontece também comigo e acho que com todos. As vezes ignoro, continuo as minhas operações bancárias.
    Se me cansar de ouvir, educadamente, sugiro que procure outro multibanco. Mto impacientes, mas só para algumas coisas. Se encontram alguém falam falam e esquecem que têm não sei quantas coisa ainda por fazer.
    A educação as vezes é muito escassa nalgumas pessoas.

    ResponderEliminar
  8. A mim, por acaso, nunca me aconteceu (é melhor não falar muito) reclamarem, mas já cheguei a estar numa fila, ver que aquilo ia demorar e ir-me embora, deixando o que ia fazer para depois.

    ResponderEliminar
  9. Os multibancos estão em vias de extinção, mas ha uma coisa que temos mesmo que fazer no atm, levantar dinheiro. Uma coisa que me tira do sério é as pessoas estarem na fila, para depois quando chega a sua vez é que se lembram de tirar os tarecos dos papeis e dos cartões

    ResponderEliminar
  10. Também já me aconteceu muitas vezes ter de esperar que alguém finalize as suas operações assim como já me demorei a fazer as minhas!!! Temos de saber esperar a nossa vez!!!

    ResponderEliminar
  11. Confesso que sou das que bufa quando quero apenas levantar dinheiro e tenho alguém a minha frente a fazer mil e um pagamentos... Mas não apresso a pessoa nem digo nada, até porque a pessoa está no seu direito, bufo porque sou impaciente e odeio esperar o que quer que seja... Agora... não, não acho que tenhamos que ceder a vez. Eu não faço pagamentos no multibanco porque faço tudo pelo homebanking, mas se não usasse também teria de o fazer, temos todos o direito... Cada um que espere na sua vez, caso contrário que sigam para o próximo mb, nada feito.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!