quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Atenção aos IBAN's para transferência do apoio extraordinário!

Sem Título1.jpg


Há muito que os contribuintes vêm a ser informados de que devem actualizar o seu IBAN no site da Segurança Social, e no Portal das Finanças, com vista a receber o apoio extraordinário, que irá começar a ser pago hoje.


A maior parte das pessoas, provavelmente, está descansada, porque tem recebido sempre os reembolsos do IRS, portanto, a AT teria o IBAN correcto.


No meu caso, estava convencida disso, e nem fui confirmar.


 


Ontem, o meu marido chega a casa, e diz-me que várias pessoas viram os seus IBAN's alterados, sem nada terem feito. Outras, nem sequer tinham o dito preenchido.


Erro de sistema? Muito conveniente!


 


Fui confirmar o meu.


Tinha um IBAN antigo.


No meu caso, acredito que a culpa seja minha. Não me recordo se, no ano passado, alterei para o novo.


Lembro-me que, quando submeti a declaração de IRS, indiquei o novo IBAN, mas no Portal, talvez não o tenha feito.


E se não fosse ontem ver, continuaria com o IBAN errado.


 


Agora, é esperar que a alteração seja confirmada a tempo.


Senão, só irei receber o valor no próximo mês.


 


Por isso, por via das dúvidas, é melhor confirmarem se está tudo certinho!


Também já podem verificar, no Portal das Finanças, em "Apoio Extraordinário" ou "Consultar Apoio Atribuído pela AT", o valor a receber, e se a tranfererência já foi efectuada, ou ainda aguarda pagamento.


 


Sem Título.jpg


 


 

8 comentários:

  1. 99,99999999999999999% dos "erros de IBAN", é porque a pessoa mudou de conta 20 vezes, sem que alterasse o NIB no site das finanças. Quando faziam a declaração de IRS ou pediam a alguém para fazer, se o IBAN do primeiro (caso de casal) estivesse errado ou bloqueado (demora 20 anos a poder ser usado novamente) passava para o segundo... se ambos estivessem errados, enviavam cheque. Ou, alteravam na declaração de IRS, aquando da entrega. Só que não iam aos seus dados pessoais alterar.
    A alteração é imediata. Assim que o altere ou recebe um aviso, caso o NIB esteja errado ou caso a conta bancária não tenha, como titular, o indicado. Ou fica confirmado. Quem o fizer agora, vai é para o fim da fila, pois os processamentos são feitos 72 horas antes, se não tem nib ou está inválido, ficou de parte, corrige, vai para o fim da fila do processamento e só recebe lá para entre 3 a 8 de Novembro.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Manuel.
    Tenho uma amiga que foi verificar o IBAN, quando se começou a falar dos apoios, e estava correcto.
    Hoje foi confirmar, e não tinha lá IBAN nenhum. Tinha desaparecido.
    Lá está, vamos para o fim da fila, e só veremos o dinheiro em Novembro.

    ResponderEliminar
  3. Eu estou tão irritada com isto... No meu caso, cheguei ao escritório e todos se estavam a queixar dos ibans errados mas eu estava tranquila porque tinha confirmado na seg social que tinha a conta atualizada e recebo já há muitos anos na mesma conta o IRS. Para meu espanto, fui hoje ver por curiosidade no site das finanças e foram buscar um IBAN de uma conta que fechei há 15 anos. Como é possível? Nem sequer alguma vez a usei nas finanças, talvez tenha usado na segurança social há 15 anos mas lá nem consta essa informação! Estou mesmo indignada, isto é literalmente levar as pessoas ao engano!!!

    ResponderEliminar
  4. O meu IBAN na Segurança Social está correcto, ainda em Setembro recebi a baixa. Os apoios anteriores também vieram sem problemas.
    No Portal das Finanças tinha o IBAN de uma conta que tive que encerrar após a morte da minha mãe, e creio que só alterei mesmo na declaração de IRS, e não no próprio Portal.
    Mas pelos vistos, são várias as pessoas a quem o sistema foi buscar contas antigas ou, simplesmente, eliminou os Iban's registados.

    ResponderEliminar
  5. Aqui em casa nem eu nem o meu marido tínhamos IBAN registado

    ResponderEliminar
  6. Pois bem eu no meu caso tenho a transferência emitida para uma conta fechada a mais de 4 anos. A resposta das finanças é que tenho de resolver a questão agora com o banco

    ResponderEliminar
  7. As finanças insistem em não falar sobre o desaparecimento/ substituição misteriosa dos IBAN's dos contribuintes, remetendo a responsabilidade pela actualização para o próprio contribuinte.
    No seu caso, creio que, sendo a transferência recusada pelo banco, uma vez que a conta está encerrada, as finanças fazem nova tentativa, se entretanto o contribuinte tiver actualizado o IBAN.

    ResponderEliminar
  8. O meu marido tinha IBAN registado, e estava correcto.
    O meu teve que ser actualizado, e ainda esteve cerca de uma semana para ser confirmado.
    Na prática, o meu marido recebeu a 31 de outubro, e eu a 1 de novembro.

    ResponderEliminar

A semana numa imagem

  Chuva, chuva, e mais chuva!